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25 agosto 2020 | Por Victor Barboza
3 maneiras de se aproximar do paciente utilizando tecnologia a seu favor
A tecnologia surgiu com o objetivo de facilitar a vida de todos, e em diversas áreas ela tem surpreendido e transformado rotinas. Com a área da saúde não poderia ser diferente.

Em tempos de crise, a tecnologia tornou-se a principal aliada para a sobrevivência das clínicas e consultórios.
E além disso, a tecnologia pode ser utilizada para atrair, converter, fidelizar pacientes ou até mesmo adaptar e evoluir formatos de atendimento e procedimentos.
No entanto, muitos negócios ainda não acordaram para essa realidade, e têm sido prejudicados por isso.
Estamos em um mundo, em que você possui todas as respostas que precisa na palma da mão. Basta dar um busca, e voilá!
Por isso, independente do negócio, é preciso acompanhar as tendências e as mudanças no estilo de vida de seu público-alvo.
Mas e aí, você sabe quais são as tecnologias que você pode utilizar para aproximar-se do seu paciente?
Separamos 3 tecnologias para você utilizar em suas estratégias.
1 – Marketing Digital
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias, utilizadas para atrair, converter e fidelizar seus pacientes.
Ele utiliza estratégias, como Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO.
O primeiro passo para ter uma estratégia de Marketing Digital eficiente, é a definição de uma persona. Caso ainda não conheça esse termo, não se preocupe, vou explicar!
Persona é uma espécie de desenho do seu paciente ideal, ela é um personagem criado a partir dos dados de pacientes reais, e serve para nortear toda a sua estratégia.
Somente quando compreendemos quem é o público-alvo, que conseguimos construir uma estratégia que faça sentido para o negócio.
Uma das técnicas mais comuns utilizadas em todas as estratégias de Marketing Digital, é o uso de palavras-chave.
Basicamente, o motor do Marketing Digital é o conteúdo. Como falamos anteriormente, conseguimos respostas a qualquer hora e lugar, isso porque existem inúmeras empresas e pessoas que criam conteúdos relevantes sobre diferentes assuntos e publicam-os em blogs e sites.
Por isso, a estratégia de palavras-chaves é essencial. Resumidamente, ela é uma ponte que irá conectar seu conteúdo com as dúvidas dos seu potenciais pacientes.
Isso porque, os mecanismos de busca entendem que você é expert no assunto. E toda vez que uma pessoa buscar por aquele termo, seu site irá aparecer entre os primeiros lugares nas primeiras páginas.
Basicamente, é preciso selecionar termos que sejam familiares a seus pacientes, e inseri-los dentro de conteúdos que são publicados em blogs e sites.
No caso de uma clínica odontológica, ela poderá usar palavras-chaves como lente de contato de dente, clareamento dental, aparelho ortodôntico, convênio odontológico ou lente de contato dente, por exemplo
Outra estratégia muito utilizada, e muito popular por ser um canal direto com o cliente, é o uso do e-mail marketing.
Além disso, podemos contar com as redes sociais para criar conteúdos interativos que mantenha seu paciente por perto.
No entanto, existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas em seu consultório ou clínica.
Mas é muito importante,independente da estratégia a ser adotada, se lembrar que o foco está na experiência do seu paciente. Uma boa dica para manter-se próximo do seu cliente, é criar estratégias pós tratamento ou procedimento.
Estratégias simples, mas que fazem total diferença para seu paciente. Algumas ideias:
- Você pode enviar e-mails com dicas para o pós procedimento;
- Enviar um SMS em datas comemorativas ou com um lembrete para agendar a próxima consulta.
Seja criativo, mas sempre revise para que sua comunicação estejam bem clara. Peças com duplo sentido ou promessas muito específicas, podem ser fatais para o seu negócio. Cuidado!
Hoje, você pode encontrar inúmeras ferramentas que podem facilitar a sua rotina, desde a criação da persona, os disparos automáticos de e-mails até os lembretes via whatsapp.
2 – Pagamento recorrente
Assim como a comunicação, é importante que seu negócio ofereça mais opções de pagamentos, para que isso não seja uma objeção no momento de fechar uma consulta ou de remarcar outra seção de procedimento.
O pagamento recorrente é uma tecnologia que surgiu para fidelizar o cliente. Muito utilizado por startups e negócios com formato de assinaturas.
Em caso de clínicas e consultórios, é uma excelente opção para a fidelização de clientes por meio de planos e convênios.
Justamente porque esse modelo permite que seu paciente fique por mais tempo com você, mesmo que não haja necessidade de fazer procedimentos recorrentes.
A vantagem para o seu paciente, é que o pagamento recorrente pode ser feito no cartão de crédito sem mexer no limite do cartão, ou por débito automático, sem que haja a preocupação em atrasos.
Em outras palavras, o pagamento recorrente permite tranquilidade e conforto para ambos os lados.
A ferramenta de pagamento recorrente funciona de maneira muito simples. necessário inserir os dados do paciente, apenas uma vez para validação, selecionar o formato de cobrança e prontinho.
3 – Teleconsultas
As teleconsultas vieram para revolucionar o formato de atendimento. Esse modelo já vinha sendo estudado há muito tempo, porém, apenas com o surgimento da pandemia do Coronavírus em 2020, ela ganhou força e se popularizou.
A teleconsulta, é uma consulta online, nela é possível fazer pequenos diagnósticos, transcrever receitas, encaminhar exames e tirar dúvidas do paciente.
A teleconsulta faz parte de um grupo de ferramentas e formatos utilizados na telesaúde. Mas o que isso significa? Que hoje, existem inúmeras ferramentas tecnológicas que apoiam a medicina e a odontologia em suas descobertas.
Desde exames até procedimentos cirúrgicos complexos. Na medicina, por exemplo, podemos ver cirurgias bem precisas realizadas por robôs, além disso, a utilização de inteligência artificial para a identificação de diagnósticos.
Já no caso da odontologia, podemos ver tratamentos mais confortáveis com aparelho ortodôntico transparente e novas técnicas de lente de contato dental, além disso, já é possível fazer implantes com cirurgias guiadas.
O termo telessaúde surgiu exatamente com a necessidade de nomear todas as tecnologias que envolvem esse universo.
Tecnologia, a principal aliada da Saúde!
Concluindo, neste artigo você conferiu apenas algumas das tecnologias que envolvem a área da saúde e que podem atrair seu paciente para perto.
No entanto, sempre tenha em mente, que para manter-se próximo do seu paciente, é preciso deixá-lo satisfeito e confortável em todo o processo.
E para isso, é uma soma de atendimento humanizado, ferramentas e dedicação.
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.