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14 junho 2021  |  Por Victor Barboza

Saiba quais são os melhores recursos e práticas para criar cursos online efetivos e lucrativos.

O ensino a distância, ou EAD, é uma das tendências que mais crescem no Brasil. Esse modelo de aprendizagem faz sucesso por gerar uma infinidade de vantagens em relação ao ensino tradicional, como redução de custos, maior flexibilidade, agilidade, segurança, entre outros. Por isso, muitas instituições de ensino e até mesmo empresas estão buscando transformar seus conteúdos em cursos online,  estratégia que pode ser bastante lucrativa.

Ou seja, existe um número cada vez maior de profissionais e empresas querendo converter seus cursos presenciais e conteúdos para o formato EAD, entretanto, esse processo pode envolver muitos desafios. Por isso, é fundamental contar com uma estratégia clara e eficaz , além de adotar as melhores práticas para que o projeto de cursos online seja de fato um sucesso.

Segundo um estudo realizado pela Sagah, a tendência é de que os alunos de cursos online representem 51% dos estudantes no país até 2023, ou seja, eles serão maioria em relação aos alunos de cursos presenciais.

No entanto, muitas pessoas pensam que para disponibilizar cursos online e ganhar dinheiro com isso, basta publicar vídeos em uma plataforma e divulgá-los. Mas a verdade é que um EAD eficiente envolve muito mais do que isso. A escolha da plataforma e as funcionalidades utilizadas, por exemplo, pode mudar tudo.

Por isso, para te auxiliar nesse processo de transformação, criamos esta pequena lista de dicas para te deixar por dentro das melhores práticas e estratégias que podem impulsionar o seu curso online. Continue a leitura e otimize sua estratégia!

Por que criar cursos online?

Existe uma enorme quantidade de benefícios que podem te convencer a criar seus próprios cursos online, ou até mesmo implementar o modelo EAD em treinamentos corporativos. Além do ensino a distância ser mais barato do que a metodologia tradicional, ele entrega mais comodidade, praticidade, flexibilidade e recursos tanto para o aluno/usuário quanto para a empresa ou tutor. 

Mas, quais vantagens são essas:

  • não é limitado pela distância ou por falta de infraestrutura física;
  • compartilhar conhecimento e desenvolver/treinar equipes e profissionais com maior flexibilidade;
  • monetiza seu conhecimento e experiência;
  • fazer marketing de autoridade;
  • capturar receitas com e-commerce de cursos;
  • gera leads e potencializa sua relação com público/clientes; entre outros.

Depois de entender como um projeto de cursos online pode abrir diferentes possibilidades, é hora de anotar algumas dicas que podem ser fundamentais para que seu curso faça sucesso no mercado. Vamos lá!

Estude e organize sua estratégia de ensino

Antes de transformar seu conteúdo em um material digital, é fundamental analisar e pensar estrategicamente na hora de organizá-los. É preciso definir qual será o público alvo do seu curso, criar uma persona que guie suas estratégias de marketing, descobrir com quais formatos de conteúdo o seu público engaja mais, entre outros detalhes.

Nesta etapa, também é importante pensar de forma estratégica na hora de dividir o conteúdo em módulos, aulas, e também identificar quais recursos da plataforma utilizada poderão ser usados em cada atividade. Assim, seus cursos online estão alinhados de acordo com os objetivos do seu negócio. Além disso, esse trabalho de pesquisa e observação será fundamental para que as aulas disponibilizadas de forma online sejam atrativas e dinâmicas.

Utilize interação

Diferente de um curso presencial, no modelo EAD é preciso contar com ferramentas de interação para engajar e comunicar de forma eficiente com os alunos. Vale lembrar que a interação é um dos fatores mais essenciais para o sucesso de uma aula, visto que é onde ocorre a troca de informações e experiências.

Com o apoio de uma plataforma de aprendizagem que conte com funcionalidades de interação, é possível permitir que os usuários interajam tanto entre si quanto com os professores. 

Os tipos de interação existentes dentro de seus cursos precisam estar alinhados com a estratégia de ensino utilizada. Ou seja, as funcionalidades do software serão essenciais para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e manter uma comunicação eficaz durante o curso. É possível, por exemplo, usar recursos como: gamificação, fóruns de dúvidas, webconferências, chat em tempo real, e etc.

Revise seus processos

Caso você queira transformar seu curso presencial em um curso online, esta também pode ser uma excelente oportunidade para rever seus processos e identificar o que realmente pode ser explorado e o que deve ser implementado. Essa tarefa não termina depois que o seu conteúdo for digitalizado e inserido na plataforma. Mesmo após divulgá-lo, é fundamental revisar tudo.

Nesse processo, você pode realizar pesquisas com usuários, para saber o que estão achando das aulas, da usabilidade, do design, dos aspectos funcionais e do curso em geral. Além disso, no decorrer do curso, é sempre importante ficar de olho no feedback dos alunos para saber quais devem ser implementadas.

É bom lembrar que a própria plataforma de aprendizagem a distância pode te entregar dados e informações importantes sobre a experiência e o nível de aprendizagem dos usuários. Afinal, com o apoio tecnológico, você pode gerenciar todo o curso e monitorar tudo em tempo real, te deixando sempre a um passo à frente de qualquer problema que comprometa a credibilidade do curso.

Use uma plataforma que se adapte ao seu negócio

Com uma plataforma de aprendizagem, você pode disponibilizar cursos e treinamentos e gerenciar tudo em um só lugar. Além de poder compartilhar materiais em vídeo-aulas, e-books, podcasts e PDF’s, você pode acompanhar toda a jornada de aprendizagem de um aluno e ajudá-lo, com as funcionalidades necessárias, a se desenvolver da melhor forma possível.

Esse processo acontece de forma ainda melhor quando a plataforma utilizada é desenvolvida para responder às necessidades específicas do negócio. Ou seja, a plataforma de cursos que você disponibilizará para os alunos carregará a identidade da sua empresa e será moldada para beneficiar a sua estratégia.

Enfim, deseja criar uma plataforma de aprendizagem específica para o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e veja como desenvolver o seu projeto.

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