Conteúdos

11 janeiro 2021  |  Por Victor Barboza

Fique por dentro das maiores tendências de soluções digitais para o ano de 2021.

2020 foi um ano difícil para todos! Diante de tantas mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores, principalmente as causadas pela pandemia, foi preciso reinventar. Nesse contexto, o uso de soluções digitais foi fundamental, especialmente para viabilizar o trabalho em muitas organizações.

Todas essas mudanças repentinas também impactaram nas estratégias de investimentos de empresas em todo o mundo. Algumas organizações, por exemplo, deixaram de investir em locais físicos para implementarem soluções tecnológicas no home office. Entretanto, é preciso estar atento, pois investir em recursos pouco efetivos podem interferir no desenvolvimento do seu negócio.

Como sabemos que é difícil acompanhar as novidades com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, criamos este conteúdo para te colocar por dentro das soluções digitais que prometem agitar o mercado no próximo ano. Fique de olho!

Software para gestão de home office

Antes mesmo da crise causada pela pandemia, o trabalho remoto já estava crescendo no mundo inteiro. No Brasil, a expectativa era de que até em 2020, 30% do trabalho seria remoto, freelancer ou terceirizado. Com a necessidade do isolamento social, muitas empresas adotaram o home office como alternativa e descobriram diversas vantagens deste modelo de trabalho.

Em 2020, este método foi implementado de maneira inesperada, em algumas situações, sem qualquer tipo de planejamento prévio. A tendência é que em 2021, muitos negócios adaptem este modelo de trabalho dentro de suas estratégias, e para isso irão precisar ainda mais da tecnologia.

Para explorar todas as possibilidades da mobilidade e gerenciar o home office de maneira realmente eficiente, a tendência é que muitas empresas busquem no mercado de TI, softwares para gestão do trabalho remoto (clique aqui para saber mais). 

Esse tipo de solução digital consegue otimizar e automatizar processos administrativos mesmo a distância, além de contar com funcionalidades que facilitam a comunicação entre colaboradores e com clientes.

Serverless computing

Esta tendência não é basicamente um produto digital, mas promete impactar profundamente o mercado de TI. O Serverless computing, ou computação sem servidor, está revolucionando o desenvolvimento de tecnologias, com a proposta de eliminar a necessidade de gerenciar servidores. Mas o que isso significa?

No Serverless, os desenvolvedores não armazenam ou gerenciam os servidores onde seus sistemas são executados. Podemos imaginar essa solução de “computação sem servidor” como uma evolução do cloud computing. A ideia aqui é que softwares e aplicativos possam ganhar escala automaticamente.

Na prática, toda a estrutura que sustenta os produtos desenvolvidos é invisível tanto para o operador quanto para o desenvolvedor. Essa tendência tem gerado oportunidades para as empresas, que a partir da sua adoção, conseguem otimizar o tempo e o foco de suas equipes. Isso, devido ao fato de que não precisarão se preocupar com servidores. (Clique aqui para saber mais sobre o assunto).

Soluções pensadas para o mobile

Sim! A tecnologia mobile continua fazendo sucesso também no setor corporativo. Afinal, para uma empresa se manter competitiva no mercado atual, uma coisa é certa: é preciso se adaptar de maneira estratégica às novas demandas e características dos consumidores.

De acordo com a App Annie, consultora especializada no comportamento e mercado digital, o brasileiro passa, em média, três horas por dia usando aplicativos no smartphone. A mesma pesquisa apontou também que no Brasil, os usuários armazenam cerca de 70 a 80 aplicativos instalados, com um uso médio de 30 apps.

Enfim, além das soluções digitais mobile, como aplicativos e softwares online, permitirem que as empresas alcancem um número maior de clientes, com esses recursos é possível explorar novos modelos de negócio e ainda otimizar processos internos e administrativos.

Basicamente, se o seu negócio precisa de mais agilidade e mobilidade em algum processo, o uso de um app, por exemplo, pode ser a saída.

Plataforma para EAD

A busca por flexibilidade em meio a pandemia, também mostrou para as empresas os benefícios do ensino a distância. Seja para realizar cursos, palestras ou treinamentos corporativos, negócios de todos os tipos precisaram se reinventar. 

Porém, embora as redes sociais ofereçam muitos recursos de comunicação, gerenciar conteúdos, acompanhar alunos e organizar processos de aprendizagem não é uma tarefa fácil de ser feita a distância.

Por isso, plataformas EAD se tornaram alternativas tão especiais. É uma solução digital capaz de facilitar e centralizar todo o gerenciamento de um curso ou treinamento a distância. Esse tipo de software oferece funcionalidades que viabilizam uma comunicação eficiente e segura entre alunos e professores.

Além disso, com uma plataforma EAD, as empresas podem se beneficiar de recursos para o uso de gamificação, realização de cadastros, sistema de pagamentos, criação de trilhas de aprendizagem, aplicação de avaliações, entre outras vantagens.

Enfim, estas são apenas algumas das soluções digitais mais promissoras para o ano de 2021. Observe atentamente se alguma dessas soluções podem funcionar dentro da sua estratégia de negócio. A implementação de uma tecnologia eficiente pode ser o segredo que você estava esperando para virar a página da crise e voltar a competir de maneira relevante no mercado.
Vale lembrar: não fique desatualizado de maneira alguma! Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre as principais tendências de tecnologia e metodologias de trabalho.

Postagens
Relacionadas