Conteúdos

20 outubro 2020  |  Por Victor Barboza

Conheça as novas tecnologias que provavelmente irão revolucionar o agronegócio trazendo mais eficiência e agilidade para o campo.

Com o passar do tempo o consumidor mudou, a população mundial cresceu e o campo teve que crescer junto. O desafio do agronegócio agora é acompanhar toda a evolução que a transformação digital trouxe e utilizar a tecnologia como aliada para aumentar cada vez mais sua capacidade de produção.

Após a chegada da mecanização no campo, o que possibilitou a produção em grande escala, a inovação trouxe consigo muitas mudanças. Agora, para superar os desafios atuais e se manter competitivo em um mercado cada vez mais acirrado, os produtores podem contar com a tecnologia para otimizar processos, reduzir custos e ganhar praticidade.

Nesse cenário, algumas tendências e inovações prometem chegar para solucionar sérios problemas e revolucionar o agronegócio brasileiro. Por isso, neste artigo, selecionamos algumas dessas soluções para mostrar como elas podem auxiliar a sua fazenda. Continue a leitura.

1 – Agricultura de precisão

O uso de sensores na agricultura de precisão vem se tornando uma tendência cada vez mais vista no campo. Esse recurso oferece mais possibilidades para o produtor mapear e monitorar suas áreas, além de otimizar o manejo das culturas.

Dessa forma, a agricultura de precisão (AP) colabora e muito com o produtor na tomada de decisões, o que viabiliza a maximização dos ganhos e reduz perdas e desperdícios. Dessa forma, com o auxílio de sensores de localização, o agricultor consegue limitar a área da fazenda, localizar as áreas úmidas e estradas existentes, informações que são preciosas para o planejamento do negócio.

Sensores ópticos são fundamentais para levantar a caracterização das propriedades do solo. Já os eletroquímicos, conseguem informações de níveis de nutrientes no solo, pH, sendo um excelente aliado no planejamento da adubação da propriedade.

2 –  Drones

Os famosos drones também são tendências importantíssimas para o futuro do agronegócio. Essa tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento de diversas tarefas no campo. A principal delas é a captação de imagens aéreas que permitem monitorar o desenvolvimento da lavoura em relação ao surgimento de pragas ou outros problemas que possam surgir.

Atualmente, existem diversos modelos, que respondem às mais diferentes realidades e necessidades dos produtores. Com essa tecnologia, o agricultor também ganha precisão e agilidade no monitoramento de seu rebanho, na verificação das condições de cercas, áreas que necessitam de atenção, entre outras possibilidades.

3 – Tecnologia mobile para agronegócio

Outra solução que já está bastante presente no dia a dia dos produtores rurais são os aplicativos mobile. Depois que o uso de smartphones e tablets começou a dar agilidade para os agricultores, o uso de apps para diferentes funcionalidades caiu nas graças das fazendas.

Atualmente, é possível desenvolver aplicativos customizados especialmente para a rotina do campo. Existem aplicativos, por exemplo, que permitem que o produtor meça toda a sua propriedade e obtenha o custo da instalação de cercas. Isso, em apenas alguns toques na tela.

Com essas e outras funcionalidades que um app disponibiliza, o agricultor pode ter uma visão ainda mais completa e precisa do negócio, colaborando para tomada de melhores decisões. Enfim, é uma excelente alternativa para ganhar agilidade e precisão.

4 – Internet das Coisas

Todos esses dispositivos e equipamentos tecnológicos são permeados pela conectividade. A Internet das Coisas é formada por sensores e outros recursos que coletam dados da produção e da execução de atividades, transmitindo informações para um sistema de Big Data. Este é responsável por sistematizar os dados e buscar padrões que indiquem soluções.

Sendo assim, quando aplicada, a Internet das coisas gera uma rede de informações úteis para o produtor, integrando-as para análises em tempo real.

Com isso, informações relevantes para a produção, como a situação do solo e das pastagens, geolocalização, previsões meteorológicas, entre outras, podem ser controladas na palma da mão. Isso permite que o agricultor consiga agir de maneira rápida e estratégica.

5 – Softwares para gestão do agronegócio

Enfim, todo o desenvolvimento do agronegócio precisa passar pela organização de toda a gestão de operações envolvidas nos processos. Por isso, a tendência é que softwares e aplicativos de gestão continuem cada vez mais ganhando espaço nas fazendas. São essas soluções que auxiliam o produtor, principalmente em relação aos custos de produção, controle de estoque e otimização das tarefas.

Esse tipo de tecnologia agiliza processos e entrega vantagens como:

  • Controle de patrimônio e de máquinas;
  • Gestão de operações agrícolas;
  • Gestão financeira;
  • Monitoramento de pragas e outros problemas;
  • Integração com outras tecnologias; entre outras.

Dessa maneira, o apoio de um software eficiente é fundamental para facilitar as tarefas do dia a dia no gerenciamento do agronegócio. Essa inovação veio para ficar e contribuir para o desenvolvimento de fazendas mais competitivas. 

Conclusão

Enfim, com a tecnologia cada vez mais presente no agronegócio, muitas soluções inovadoras estão sendo desenvolvidas, e até mesmo softwares customizados, específico para determinada fazenda. Em um mercado tão competitivo, é fundamental ficar de olho nessas possibilidades e buscar a ferramenta ideal para otimizar sua produção.

Estas são apenas algumas das principais tecnologias que irão revolucionar o agronegócio nos próximos anos. Porém, novas soluções tecnológicas tendem a surgir com o tempo. Cabe ao produtor identificar as necessidades da fazenda, além de seus principais desafios. Com isso, será mais fácil identificar a solução que melhor responda às expectativas.
Essa missão parece difícil? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Clique aqui.

Postagens
Relacionadas