Conteúdos
3 dezembro 2020 | Por Victor Barboza
7 motivos para criar um aplicativo para o seu negócio
Criar um aplicativo próprio pode impactar consideravelmente nos resultados do seu negócio. Muitas funcionalidades e possibilidades podem ser exploradas para otimizar ainda mais os recursos da sua empresa.

Você já deve ter percebido que grandes marcas em empresas já possuem um aplicativo próprio, não é mesmo? Isso tem uma explicação! Atualmente, diferentes apps são desenvolvidos para otimizar o desempenho das empresas, seja impulsionando vendas, melhorando o relacionamento com o cliente ou otimizando tarefas.
Antes da transformação digital ganhar tanta força no mercado, aplicativos e outras soluções digitais não faziam parte da realidade de pequenas e médias organizações. Agora, com o barateamento de tecnologias e o aumento na acessibilidade dessas ferramentas, contar com esse tipo de inovação se tornou fundamental para que um negócio se mantenha competitivo.
Somente no Brasil, um usuário de smartphone possui em média 30 aplicativos instalados. Já parou para pensar que se você desenvolver um app para o seu negócio, serviços e produtos oferecidos pela sua empresa podem estar na palma das mãos de possíveis clientes?
O uso de um aplicativo pode abrir muitas portas de novas oportunidades de negócio, além de trazer melhorias que podem impactar todos os setores da empresa. Ainda não sabe se vale a pena usar essa solução tecnológica na sua estratégia?
Não se preocupe! Criamos este conteúdo especialmente para te deixar informado sobre as principais motivações para o desenvolvimento de um aplicativo próprio.
1 – Popularidade de dispositivos mobiles
Para ter ideia do quanto a tecnologia mobile se tornou popular no mundo inteiro, basta olhar ao seu redor e contar quantas pessoas estão conectadas através de um dispositivo, seja smartphone ou tablet.
Se essas pessoas estão usando dispositivos móveis, provavelmente estão executando tarefas a partir de um aplicativo. Esse tipo de tecnologia facilita cada vez mais o nosso dia a dia. Isso, devido a possibilidade de usarmos aplicativos para realizar atividades como registrar dados, fazer cálculos, fotografar, jogar, contatar pessoas e realizar compras.
A adesão de plataformas digitais pelas empresas faz com que o mercado de aplicativos não pare de crescer. Segundo a Think Tank Pew Research Center, a expectativa é de que até 2021 o setor seja responsável por movimentar US$ 6,3 trilhões no mundo.
2 – Aplicativo te aproxima dos clientes
Um aplicativo próprio permite que sua empresa esteja mais perto dos clientes. Com a ferramenta na palma das mãos, eles podem acessar a qualquer hora informações sobre produtos, serviços e promoções.
Além disso, vale lembrar que manter uma boa imagem da sua empresa na internet, é fundamental para que ela continua crescendo no mercado. No meio digital, essa popularidade é fomentada pelos clientes, ou seja, em cima de feedbacks recebidos.
Com uma plataforma para estreitar essa relação com o consumidor, é possível trabalhar gatilhos para criação de um relacionamento cliente-amigo. Isso ajudará inclusive na fidelização do público.
3 – Conquista a confiança do consumidor
Já ouviu aquele ditado? “Quem não é visto não é lembrado”. Existe muita verdade nessa frase. Imagine, por exemplo, que toda vez que um usuário desbloquear a tela do celular, ele se depare com a marca da sua empresa estampada no ícone de um app? Provavelmente, seria mais fácil fidelizar essa pessoa.
Além de deixar sua marca mais visível, com um aplicativo, sua empresa pode oferecer promoções através de notificações, compartilhar conteúdos importantes dentro da sua estratégia de marketing, funcionar como um canal de comunicação com o cliente, e também otimizar seu serviço de atendimento, deixando os processos mais precisos e ágeis. Tudo isso fará com que o consumidor se sinta cada vez mais confiante na hora de negociar com sua empresa.
4 – Impulsiona suas vendas
Aumentar o número de vendas e fechar bons contratos é resultado de muita eficiência no trabalho. Além de poder desenvolver um aplicativo atrativo, para funcionar como um e-commerce, você também pode criar um app para controlar os processos do seu negócio, armazenando dados e integrando funcionalidades capazes de otimizar processos, estoque, vendas, finanças, etc.
Já em um aplicativo voltado para seu público consumidor, você pode otimizá-lo para facilitar e melhorar a experiência de compra do usuário, garantindo, por exemplo, que ele consiga conferir detalhes sobre determinado item ou serviço e efetuar a compra sem precisar sair do aplicativo. Afinal, vale lembrar que a tecnologia se tornou popular justamente por desburocratizar tarefas.
Basicamente, seu cliente poderá comprar na sua loja independentemente do local e horário. É como ter uma vitrine com promoções e informações atualizadas durante as 24 horas do dia. Acha mesmo que toda essa facilidade não servirá para impulsionar suas vendas e os resultados do seu negócio?
5 – Aplicativo fortalece a imagem da sua empresa no mercado
Ser visto pelos consumidores é muito importante, entretanto, consolidar sua marca no mercado de maneira competitiva e inovadora também é essencial para obter sucesso. A tecnologia oferece muitas soluções para isso. Um aplicativo eficiente, intuitivo e atraente, fará com que tanto o público quanto parceiros, investidores ou concorrentes, olhem para sua organização com outros olhos.
Você também pode optar por criar um aplicativo que otimize o gerenciamento dos processos do seu negócio, para facilitar o trabalho da sua equipe e aumentar a produtividade da empresa. Com isso, você poderá reduzir custos, engajar os colaboradores, evitar perdas, retrabalhos e atrasos em solicitações de clientes. Isso consequentemente deixará sua empresa bem vista no mercado.
6 – Explorar diferenciais competitivos
Pense que cada recurso tecnológico integrado em um aplicativo pode servir como um diferencial competitivo diante dos concorrentes. É bom aproveitar cada oportunidade, afinal, se os consumidores não se sentirem atraídos por um diferencial da sua empresa, você pode perdê-los para algum concorrente.
Logo, com um aplicativo, você pode explorar, por exemplo, recursos como cupons de desconto, cadastros para futuras promoções, oferta de itens complementares, entre outros recursos, para que o usuário se sinta privilegiado em ter baixado o app. A tendência é que as empresas inovadores se destaquem cada vez mais no mercado.
7 – Modernizar seus processos
O desenvolvimento de um aplicativo próprio é um excelente passo para a implementação de uma cultura digital na sua empresa. Você pode usar as funcionalidades de uma solução tecnológica para automatizar e otimizar tarefas administrativas, gerenciamento de estoque, gestão das finanças, entre outras atividades.
Bem como, é possível criar um app exclusivo para dar suporte ao seu time comercial, por exemplo, facilitando as atividades rotineiras dos colaboradores e garantindo que eles tenham mais tempo para focar nos objetivos da empresa.
Enfim, são muitas a vantagens e benefícios de um aplicativo. Os recursos dessa tecnologia vão muito além da criação de um e-commerce. A adoção de um app, aliada a estratégia da sua empresa, pode impactar diretamente nos resultados.
Dessa forma, se você possui deseja desenvolver um projeto de aplicativo, ou quer saber mais sobre esse tipo de solução, clique aqui e converse com um de nossos especialistas.
Esta é uma excelente oportunidade para ficar por dentro das funcionalidades que esse tipo de ferramenta pode oferecer para o seu negócio.