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9 setembro 2021 | Por Thais Teixeira Criadora de Conteúdo do Marketing para Indústria
A importância da organização de dados para a tomada de decisões
A organização de dados é peça fundamental para que as empresas possam tomar decisões ágeis e assertivas.

Diariamente uma grande quantidade de dados é gerada através das transações constantemente realizadas por uma empresa. Volume de vendas, faturamento, lucro e nível de estoque são apenas alguns exemplos.
Utilizar os dados para a tomada de decisão pode ser vital para a sustentabilidade de uma empresa, independente de seu porte ou área de atuação. Tão importante quanto possuir dados é garantir de que estejam corretos e correspondam com a realidade.
Ter uma base de dados organizada é o ponto de partida para que a tomada de decisão dos gestores seja feita de forma segura e assertiva, garantindo bons resultados para a empresa.

Um ativo valioso
Com o avanço das tecnologias e um mercado cada vez mais competitivo, os dados gerados por uma empresa passaram a ocupar espaço na lista de ativos valiosos das organizações.
Conhecer o perfil dos consumidores da empresa é muito importante para otimizar ações de marketing assim como ter acesso rápido e fácil à informações e relatórios confiáveis é essencial para a tomada de decisão a nível gerencial.
O gestor de uma empresa que atua na distribuição de caixa de papelão com acesso a um relatório contendo as informações dos tipos de caixas mais vendidos e uma classificação dos maiores compradores, consegue tomar decisões mais acertadas tanto no que diz respeito à reposição de estoque quanto de propostas mais flexíveis para os maiores clientes.
A importância da organização de dados
Empresas estão constantemente buscando otimizar seus processos com a finalidade de facilitar a organização dos dados gerando relatórios e estatísticas confiáveis.
Com o avanço de plataformas de armazenamento de dados em nuvem e desenvolvimento de ferramentas cada vez mais acessíveis, adotar soluções de tecnologia pode ser uma saída viável sem que seja, obrigatoriamente, necessário um alto investimento financeiro.
No caso de empresas que tenham parceria com representantes de vendas autônomos é possível criar sistemas que sejam constantemente abastecidos com informações relevantes sobre a disponibilidade de um item específico do catálogo, como batedeira industrial, por exemplo, e para acessar basta conexão com a internet.
Vale ressaltar que muito mais do que acumular muitos dados, a empresa precisa investir em tecnologia que os transformem em informações que irão direcionar as decisões dos gestores.
Impactos da organização de dados
O correto gerenciamento dos dados dos consumidores evita multas e sanções como as decorrentes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, criada para garantir a segurança e controle de dados pessoais.
Uma empresa que armazena e analisa corretamente informações relacionadas a sua operação tende a crescer, aumentar o número de vendas e faturamento, além de garantir um maior índice de satisfação de seus clientes.
Através do monitoramento constante de indicadores chave é possível implementar melhorias antes que o processo gere transtornos perceptíveis ao cliente final, causando insatisfação.
Por exemplo, uma empresa que atua na produção de bisnaga de plástico e que mensura o percentual de produtos finais com falha. Ao perceber que esse índice vem aumentando gradativamente a empresa pode agir rapidamente, evitando que um produto de qualidade inferior chegue ao cliente final.
