Conteúdos
24 agosto 2017 | Por Franciele Zanrosso
A importância de criar e seguir uma estratégia de marketing nos negócios
Em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, elaborar uma estratégia de marketing é essencial para a empresa que quer se destacar e aumentar seus lucros.

Há algum tempo, a ideia de elaborar um plano de marketing para os negócios era palpável apenas para empresas com grande poder aquisitivo, já reconhecidas no mercado, passando longe da realidade de micro e pequenos negócios.
Atualmente, percebe-se uma mudança neste cenário, já que mesmo com pequenos orçamentos é possível criar uma estratégia e fazer sua aplicação, para que gere os resultados almejados.
As facilidades trazidas pela Internet, mídias sociais e outros canais deste tipo, são grandes aliadas na diminuição do custos de implantação de uma estratégia de marketing e em sua efetividade.
Com um plano de marketing bem elaborado e posto em prática da forma como foi planejado, o interesse do consumidor em potencial tende a despertar mais rápido, levando a uma intenção de compra e concretização do negócio.

Quem busca implantar uma estratégia de sucesso deve fugir das fórmulas prontas e focar nas peculiaridades de seu negócio, utilizando-se da criatividade para cativar o público com atrativos que somente sua marca ou produto tem para oferecer.
Revistas especializadas, como a Pequenas Empresas Grandes Negócios, têm divulgado que a partir da aplicação de um plano de marketing, os negócios tendem a apresentar um aumento de até 10% em suas vendas. O raciocínio é simples, já que uma vez que o consumidor ou destinatário da mensagem crie uma ligação com a proposta da empresa, a finalização de um negócio terá mais chances de sucesso.
Estágios de uma estratégia de marketing bem aplicada
Ao compreender que a implantação de uma estratégia de marketing elaborada especificamente para seu negócio pode ser altamente eficaz na captação de novos clientes e melhoria da imagem da empresa perante o público já atingido, é preciso que apliquem-se os pontos abordados por ela no dia a dia da companhia. Desta forma, visualizar os objetivos traçados no papel também será possível na prática.
O consumidor de hoje em dia sabe de sua importância para o empresário, de forma que raramente efetue compras ou faça negócios por impulso.
Aliando isso aos tempos de crise, a tendência é que o consumidor demonstre um comportamento ainda mais cauteloso com relação aos seus gastos, primando pela qualidade de atendimento, de serviços prestados e do produto também, como um todo.
O consumidor mal atendido, fará propaganda negativa do negócio, afastando outros potenciais clientes por falhas que poderiam ser evitadas com técnicas de pós-vendas.
Assim, as empresas precisam compreender que o marketing não é apenas o pré-vendas, complementando também o pós-vendas, sendo um dever da empresa deixar clara a importância de que o consumidor volte ou considere sua marca como uma referência para futuras compras e faça indicações positivas sobre a experiência tida.
Atingindo os objetivos traçados
Conforme já dito, não são necessários investimentos exorbitantes para que se tenha sucesso na implantação de uma estratégia de marketing, basta que o empresário avalie as possibilidades de sua organização e destine o orçamento possível para esta área, deixando de ignorá-la.
A melhor estratégia de marketing nem sempre é a mais cara e de difícil aplicação, tampouco reside em meramente levar o cliente a concluir uma compra. A estratégia que busca fidelizar o cliente é a forma mais certeira de garantir bons negócios em um primeiro momento e mantê-los ativos em um próximo.
Compreendendo a importância e passando ao planejamento estratégico voltado ao marketing de seu negócio, é possível que empresas de todos os segmentos e portes alcancem mais expressão no mercado, superando tempos de crise com ideias inovadoras e de simples aplicação dentro de sua realidade.
Mãos à obra e excelentes vendas!
