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14 setembro 2021 | Por Soluções Industriais
A LGPD e os impactos nas ações de marketing digital
Entenda qual é o impacto da LGPD nas estratégias de marketing digital.

Com o fluxo de transações digitais crescendo a cada dia, os dados pessoais de consumidores e usuários permaneciam sob a responsabilidade de empresas nem sempre preparadas para garantir a segurança. Surgiu então a necessidade de uma legislação que se adequasse aos novos meios de tecnologia envolvidos para a realização das transações atualmente.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, conhecida como LGPD está em vigor desde de 2020, e a partir de agosto de 2021 as sanções previstas passaram a ser aplicadas e tem como objetivo assegurar o uso adequado dos dados pessoais fornecidos pelos consumidores e usuários.
Não importa se o ramo de atuação da sua empresa é venda de bisnaga de plástico ou uma agência de marketing, você certamente já ouviu alguma referência a essa lei e precisa se adequar. Neste artigo vamos resumir do que ela trata e quais os principais impactos que o não cumprimento podem gerar para o seu negócio.

O que é LGPD?
Criada para garantir a segurança e o controle de dados pessoais, ela visa também proporcionar maior autonomia aos titulares quanto ao uso dos seus dados. A lei garante aos titulares alguns direitos que resumidamente asseguram:
- O direito de confirmação se uma empresa possui seus dados;
- Acesso aos dados;
- A correção dos dados, se necessário;
- O direito de permanecer anônimo, bloqueado ou até mesmo ser excluído do banco de dados;
- Portabilidade de dados;
- Eliminação de dados mesmo que obtidos com consentimento;
- Informações sobre o compartilhamento dos dados;
- Conhecimento da possibilidade de não consentir os dados;
- e revogar o consentimento.
Quais os impactos da LGPD no marketing digital da minha empresa?
Como vimos, a partir do momento que uma empresa passa a ter posse dos dados dos seus clientes, ou potenciais clientes uma série de responsabilidades se criam.
A não adequação a LGPD pode resultar em pesadas multas com impacto direto na saúde financeira das empresas.
A principal alteração que a nova lei traz para as estratégias de marketing diz respeito ao consentimento, seja qual for o método que sua empresa escolher para abordar os clientes é necessário que eles deem o aceite, ou não, para os uso dos dados. Vamos a alguns exemplos:
- Utilizar formulários de cadastro no site é uma técnica muito utilizada para captar informações dos usuários e pode permanecer sendo, desde que os dados solicitados sejam relevantes e que haja uma comunicação clara da utilização;
- Um site especializado em demolição controlada pode coletar informações de contato dos usuários para distribuição de conteúdo através de e-mail marketing, por exemplo;
- Rastrear os visitantes de um site também é uma maneira assertiva de criar estratégias de marketing para uma empresa.
É possível inclusive identificar em quais páginas o usuário passou mais tempo, e com isso identificar as pessoas mais propensas a comprar uma chave de nível. Entretanto, para estar de acordo com a LGPD é necessário solicitar logo no acesso ao site o consentimento do usuário.
Os anúncios seguem sendo uma parte importante do marketing digital, entretanto para adequação a LGPD as plataformas passaram a garantir aos usuários o controle sobre seu compartilhamento de dados e portanto a segmentação pode sair prejudicada.
