Conteúdos

9 julho 2021  |  Por Thais Teixeira Criadora de Conteúdo do Marketing para Indústria

As vantagens e desvantagens da inteligência artificial.

O uso da inteligência artificial, também conhecida como IA, tem como definição um conjunto de tecnologias que permitem que as máquinas realizem tarefas ao aprender e raciocinar de modo semelhante à mente humana. 

Em suma, muitas empresas adotam o uso dessa tecnologia para otimizar os processos. Um exemplo disso é a automação predial, que garante a eficiência para abrir portões de modo automático, acender e apagar luzes, entre outros fatores que envolvem a otimização e processo sem a necessidade de intervenção humana.

Hoje em dia, a lA está cada vez mais presente na rotina da população, desde ao uso pessoal, como nos reconhecimentos faciais nos dispositivos móveis, e em processos profissionais, como nos serviços de manutenção de elevadores residenciais.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira quais são as vantagens e desvantagens do uso da inteligência artificial!

Vantagens da inteligência artificial

Quando o assunto é tecnologia e a possibilidade de otimizar processos com a IA. Veja logo abaixo quais são as principais vantagens da inteligência artificial.

Redução de falhas

Não há como negar que os processos operacionais em muitas empresas necessitam de maior produtividade para entregar excelentes resultados, principalmente as que atuam no segmento B2B (Business to Business), de empresa para empresa.

Um fabricante de martelete demolidor, por exemplo, pode adotar o uso da IA e obter vantagens como reduzir falhas e retrabalhos no processo produtivo, e ser eficiente nas tarefas repetitivas.

Otimização de processos

Outra vantagem da inteligência artificial, é a possibilidade de otimizar os processos e a eficiência para solucionar problemas.

Uma vez que ocorrem situações como os problemas na empresa, gerencial ou operacional, a IA auxilia a resolvê-los de modo rápido ao levantar dados precisos.

Auxilia na tomada de decisão nas empresas

Além de otimizar os processos, reduzir falhas e trabalhos repetitivos, a inteligência artificial influência para a tomada de decisão mais assertiva. Isso porque a decisão é realizada a partir dos dados levantados pela IA.

São inúmeras as vantagens que essa tecnologia oferece, contudo, há algumas desvantagens. Confira!

Desvantagens da inteligência artificial

Agora que você já sabe as vantagens da IA, que são muitos benefícios para as empresas, veja a seguir as desvantagens que ela oferece.

Ética

Embora o uso da IA ofereça vantagens, muitos se questionam sobre os fatores éticos. Hoje em dia, o uso dessa tecnologia permite controlar os dados e como iremos utilizá-lo, isso inclui diversos setores. Contudo, é possível obter resultados positivos e negativos após sua implementação.

Riscos de gerar o aumento de desemprego

A inteligência artificial pode ocasionar preocupação para muitas pessoas em relação às oportunidades de emprego. Afinal, é possível otimizar processos e realizar tarefas sem a necessidade da intervenção humana. Em muitos casos, as empresas investem em robôs para exercer atividades consideradas de alto risco ou maior dificuldade para o ser humano.

Postagens
Relacionadas