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24 maio 2021  |  Por Parceria Ideal Marketing

Conheça a importância da big data e como aplicá-la às estratégias de sua empresa.

À medida que uma empresa cresce, maiores são os volumes de dados que é preciso armazenar. Graças à tecnologia de big data, é possível fazer esse armazenamento de formas cada vez mais eficientes.

A big data surgiu nas décadas de 60 e 70, quando os primeiros bancos de dados foram criados nos EUA e em outros países também.

Essa tecnologia se tornou mais acessível a partir dos anos 2000, época em que plataformas como YouTube e Facebook passaram a adotá-la.

Sua principal aplicação é na coleta, armazenamento, interpretação e combinação de grandes volumes de dados. Com isso, empresas podem conhecer seus clientes mais a fundo e até mesmo antecipar oportunidades de negócio.

Portanto, leia mais para saber qual é a importância da big data e como aplicá-la às estratégias de marketing digital.

A importância da big data

Em linhas gerais, essa tecnologia é fundamental por apresentar um método eficiente de lidar com grandes volumes de dados.

Mesmo as pequenas e médias empresas da atualidade precisam coletar e interpretar um grande número de informações para traçar um panorama dos seus clientes, parecido com como funciona o Facebook Ads.

Para descobrir se a big data é aplicável ao seu negócio, atente-se aos 5 Vs:

  • Volume;
  • Variedade;
  • Velocidade;
  • Veracidade;
  • Valor.

Em primeiro lugar, não vale a pena despender capital em big data se o não tiver um considerável volume de dados. 

Por outro lado, se a quantidade de dados está crescendo, é hora de fazer esse investimento.

A variedade diz respeito aos diferentes tipos e formatos de dados armazenados. Eles podem ser dados estruturados e não-estruturados. 

Os dados estruturados têm formatos definidos, enquanto os não-estruturados não tem um formato padrão. É o caso de imagens e mensagens de áudio.

A velocidade consiste no ritmo com o qual as informações são geradas, como a quantidade de interações em redes sociais ou o número de dados de cartões de crédito armazenados na loja virtual de um e-commerce.

A veracidade diz respeito ao quão confiáveis são os dados coletados. É preciso garantir que os dados foram obtidos legalmente e podem ser usados para análises.

Por fim, os dados precisam ter valor, ou seja, eles precisam ser relevantes e consistentes o suficiente para serem ferramentas importantes nas ações da empresa, como em campanhas de Instagram Ads, por exemplo.

Como introduzir big data na companhia?

O big data pode ser aplicado em vários setores corporativos. Basta pensar que os dados de clientes alimentam desde o marketing até o departamento financeiro.

No marketing, a tecnologia é importante para organizar todos os dados pessoais da base de clientes.

Esses dados servem para estruturar estratégias como anunciar no Google Ads.

O big data também é útil no controle de qualidade da empresa. Os dados do fluxo de produção atestam a qualidade ou o defeito dos produtos. Cabe à equipe trabalhar para corrigir eventuais erros.

O controle das finanças é outro setor passível de evolução com o big data.

Com um controle centralizado das informações a respeito de vendas, contas e pagamentos, sua empresa fica mais eficiente e mais segura.

Big Data Analytics: entenda mais

O volume de dados da internet mundial só tende a crescer. Segundo a revista Forbes, serão 180 zettabytes de dados ao redor do mundo até 2025.

Dessa forma, as maneiras de análise precisam acompanhar esse ritmo.

O Big Data Analytics é a análise aprimorada de quantidades expressivas de dados brutos. Ela serve para incrementar as decisões corporativas.

Essa técnica analisa dados em três categorias: social data (dados sobre pessoas), enterprise data (dados gerados pela própria empresa) e personal data (dados gerados por meio de dispositivos pessoais conectados à internet).

Uma análise extensiva e integrada desses três tipos de dados proporciona uma visão mais ampla de todo o negócio.

Por meio dela é possível identificar padrões comportamentais e operacionais que podem servir de base para aprimoramentos cruciais nas dinâmicas interna e externa da empresa.

Big data é o presente

Investir em tecnologia é um dos pontos fundamentais para se manter em voga no mercado.

A otimização de processos garante um atendimento mais rápido, campanhas de marketing mais segmentadas e estratégias de divulgação mais personalizadas.

As redes sociais, entre outros meios de comunicação virtuais, permitem que empresas alcancem números inimagináveis.

Quanto maior for seu público, mais personalizado deve ser o atendimento.

Usar técnicas de big data garante que os funcionários tenham todos os dados na ponta dos dedos para atender clientes com excelência.

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