Conteúdos
24 maio 2021 | Por Parceria Ideal Marketing
Big Data: como aplicar em suas campanhas digitais
Conheça a importância da big data e como aplicá-la às estratégias de sua empresa.

À medida que uma empresa cresce, maiores são os volumes de dados que é preciso armazenar. Graças à tecnologia de big data, é possível fazer esse armazenamento de formas cada vez mais eficientes.
A big data surgiu nas décadas de 60 e 70, quando os primeiros bancos de dados foram criados nos EUA e em outros países também.
Essa tecnologia se tornou mais acessível a partir dos anos 2000, época em que plataformas como YouTube e Facebook passaram a adotá-la.
Sua principal aplicação é na coleta, armazenamento, interpretação e combinação de grandes volumes de dados. Com isso, empresas podem conhecer seus clientes mais a fundo e até mesmo antecipar oportunidades de negócio.
Portanto, leia mais para saber qual é a importância da big data e como aplicá-la às estratégias de marketing digital.
A importância da big data
Em linhas gerais, essa tecnologia é fundamental por apresentar um método eficiente de lidar com grandes volumes de dados.
Mesmo as pequenas e médias empresas da atualidade precisam coletar e interpretar um grande número de informações para traçar um panorama dos seus clientes, parecido com como funciona o Facebook Ads.
Para descobrir se a big data é aplicável ao seu negócio, atente-se aos 5 Vs:
- Volume;
- Variedade;
- Velocidade;
- Veracidade;
- Valor.
Em primeiro lugar, não vale a pena despender capital em big data se o não tiver um considerável volume de dados.
Por outro lado, se a quantidade de dados está crescendo, é hora de fazer esse investimento.
A variedade diz respeito aos diferentes tipos e formatos de dados armazenados. Eles podem ser dados estruturados e não-estruturados.
Os dados estruturados têm formatos definidos, enquanto os não-estruturados não tem um formato padrão. É o caso de imagens e mensagens de áudio.
A velocidade consiste no ritmo com o qual as informações são geradas, como a quantidade de interações em redes sociais ou o número de dados de cartões de crédito armazenados na loja virtual de um e-commerce.
A veracidade diz respeito ao quão confiáveis são os dados coletados. É preciso garantir que os dados foram obtidos legalmente e podem ser usados para análises.
Por fim, os dados precisam ter valor, ou seja, eles precisam ser relevantes e consistentes o suficiente para serem ferramentas importantes nas ações da empresa, como em campanhas de Instagram Ads, por exemplo.
Como introduzir big data na companhia?
O big data pode ser aplicado em vários setores corporativos. Basta pensar que os dados de clientes alimentam desde o marketing até o departamento financeiro.
No marketing, a tecnologia é importante para organizar todos os dados pessoais da base de clientes.
Esses dados servem para estruturar estratégias como anunciar no Google Ads.
O big data também é útil no controle de qualidade da empresa. Os dados do fluxo de produção atestam a qualidade ou o defeito dos produtos. Cabe à equipe trabalhar para corrigir eventuais erros.
O controle das finanças é outro setor passível de evolução com o big data.
Com um controle centralizado das informações a respeito de vendas, contas e pagamentos, sua empresa fica mais eficiente e mais segura.
Big Data Analytics: entenda mais
O volume de dados da internet mundial só tende a crescer. Segundo a revista Forbes, serão 180 zettabytes de dados ao redor do mundo até 2025.
Dessa forma, as maneiras de análise precisam acompanhar esse ritmo.
O Big Data Analytics é a análise aprimorada de quantidades expressivas de dados brutos. Ela serve para incrementar as decisões corporativas.
Essa técnica analisa dados em três categorias: social data (dados sobre pessoas), enterprise data (dados gerados pela própria empresa) e personal data (dados gerados por meio de dispositivos pessoais conectados à internet).
Uma análise extensiva e integrada desses três tipos de dados proporciona uma visão mais ampla de todo o negócio.
Por meio dela é possível identificar padrões comportamentais e operacionais que podem servir de base para aprimoramentos cruciais nas dinâmicas interna e externa da empresa.
Big data é o presente
Investir em tecnologia é um dos pontos fundamentais para se manter em voga no mercado.
A otimização de processos garante um atendimento mais rápido, campanhas de marketing mais segmentadas e estratégias de divulgação mais personalizadas.
As redes sociais, entre outros meios de comunicação virtuais, permitem que empresas alcancem números inimagináveis.
Quanto maior for seu público, mais personalizado deve ser o atendimento.
Usar técnicas de big data garante que os funcionários tenham todos os dados na ponta dos dedos para atender clientes com excelência.