Conteúdos

1 junho 2020  |  Por Victor Barboza

O treinamento de equipes é um desafio comum entre as empresas que adotam o home office. Veja o que fazer para implementar este método de trabalho sem parar de desenvolver seu time.

O treinamento de equipes é essencial para as empresas continuarem se desenvolvendo. A princípio, todo o crescimento das organizações passa pela melhoria contínua dos profissionais e equipes.

Entretanto, com os colaboradores trabalhando remotamente, sem poder reuni-los. a empresa precisa buscar novas alternativas. O importante é não deixar de capacitar seus funcionários. 

Já falamos aqui no blog sobre as muitas vantagens do trabalho remoto tanto para as empresas, quanto para os profissionais. Existem inúmeras maneiras de contornar os problemas e transformar os desafios em oportunidades. Para isso, é preciso tomar as ações necessárias e contar com soluções eficientes.

Como sabemos que esta não é uma tarefa qualquer, criamos este checklist para te mostrar o que fazer para treinar equipes a distância. Prepare o bloco de notas, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

1 – Disponibilize um conteúdo acessível para treinamento

Antes de qualquer coisa, para transferir conhecimento e compartilhar experiências com o seu time de colaboradores, é necessário dividirem o mesmo ambiente, não é mesmo? Com os profissionais trabalhando à distância não é diferente. Porém, desta vez, estarão reunidos virtualmente.

Tão importante quanto preparar o conteúdo antes de compartilhá-lo, garantir que ele seja disponibilizado de uma maneira acessível para todos é um passo fundamental para que o treinamento alcance resultados positivos. É necessário pensar estrategicamente sobre a plataforma que será utilizada para a aplicação do curso.


Além disso, graças a
evolução da tecnologia e da internet, existem diferentes formas de difundir conhecimento virtualmente. Porém, se não tiver uma solução que realmente resolva as necessidades da sua empresa, poderá perder tempo e dinheiro com ferramentas ineficientes e ultrapassadas.

2 – Dê mobilidade a aprendizagem

Dispositivos móveis como smartphones e tablets, facilitam a vida de todo mundo. A tecnologia mobile funciona na maioria das vezes como um gerenciador de recursos multimídia, nos dando agilidade e flexibilidade para realizar muitas tarefas.

Por que não estender esses benefícios também para as necessidades da empresa? No treinamento dos profissionais, por exemplo, o material disponibilizado precisa ser acessível aos mais variados tipos e modelos de dispositivos. Dessa forma, além de melhorar ainda mais o alcance do conteúdo, sua equipe poderá visualizar o conteúdo de qualquer ambiente.

Compartilhando materiais objetivos e menos complexos para dispositivo móveis, seu treinamento ganhará em agilidade e você terá mais tempo e flexibilidade para acompanhar a performance e a aprendizagem de cada um.

3 – Facilite a interação

Como em uma sala de reunião ou de aula, normalmente, durante os treinamentos e cursos, é importante abrir espaço para a participação e envolvimento de todos. Com a equipe mais engajada no assunto, provavelmente o treinamento será mais produtivo.

Você deve estar se perguntando: “como manter as pessoas envolvidas no treinamento se elas estão distantes uma das outras?”. Este é um desafio que pode ser transformado em uma ótima oportunidade, isso se você conseguir estratégias para despertar o interesse e a participação dos colaboradores envolvidos.

Algumas estratégias como questionários, gamificação, assim como apresentação de métricas, podem contribuir na retenção do público, além de instigá-lo a analisar e promover um senso crítico. 

Caso sua empresa opte por contar com uma solução digital para promover esses treinamentos, tudo fica mais fácil, já que atualmente existem muitas funcionalidades tecnológicas que podem otimizar este processo de aprendizado.

4 – Acompanhe o desempenho do time

Se a sua empresa investe no treinamento dos colaboradores a distância, é essencial acompanhar o desempenho de cada profissional, assim como as métricas e dados relevantes sobre o andamento do programa de capacitação.

Dessa forma, você terá informações o suficiente para trabalhar em mudanças e adaptações pontuais para a melhor eficiência do treinamento a distância.

5 – Viabilize uma comunicação integrada

Outro ponto fundamental para ter sucesso no treinamento dos colaboradores durante o home office é selecionar os canais corretos para a comunicação. Se algum profissional tiver dúvidas ou quiser esclarecer um assunto, ele precisa ter a sua disposição um canal de comunicação com pessoas prontas para ajudar.

Se você integra toda a comunicação do seu treinamento, envolvendo professores e alunos, por exemplo, além de garantir mais segurança para os dados e informações, sua empresa ganhará em agilidade e praticidade.

6 – Garanta a boa gestão do treinamento

Se você ainda não possui uma solução que funcione especialmente para gerenciar o trabalho remoto da sua empresa de maneira integrada e humanizada, esta é uma excelente oportunidade para pensar em uma.

Com um software para gestão do trabalho remoto, que atenda todas as necessidades do home office, sua empresa ganha um leque de possibilidades e funcionalidades que podem ser utilizadas para a gestão do treinamento.

O Remoteworks assume esse papel fundamental na disponibilização de recursos eficientes para facilitar a disseminação de conteúdo a distância. Um exemplo disso é a “Sala de Comunicação”, que reúne as ferramentas de interlocução (chat, videoconferência) e troca de arquivos para o dia a dia de trabalho. Já a “Sala do Conhecimento” inclui ferramentas do tipo LMS, que permitem ações de treinamento e capacitação, via EAD. 

Por fim, o software para trabalho remoto também conta com o “Hall da Fama, ambiente onde os recursos de gamificação podem ser utilizados para ações de estímulo e de engajamento ao trabalho. Por fim, há o “Cafezinho”, que é uma rede social interna onde os empregados podem socializar e relaxar, ainda que distantes fisicamente.

Veja mais sobre alguns dos recursos disponíveis:

  • Cadastro e gerenciamento de cursos;
  • Segmentação de conteúdos dos cursos por departamento;
  • Upload de conteúdos (vídeos, documentos e outros arquivos);
  • Crie trilhas de conhecimento;
  • Fórum de dúvidas;
  • Perguntas e respostas diretas one-to-one;
  • Anotações (balões);
  • Provas on-line;
  • Emissão de certificados;
  • Avaliação dos cursos.

Enfim, agora que chegou ao fim desse checklist, adotando essas recomendações, sua empresa estará pronta para realizar treinamentos a distância.

Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre o Remoteworks, uma solução digital que irá facilitar todo o gerenciamento de seus treinamentos de maneira humanizada e eficiente. Clique aqui.

Quer receber conteúdos exclusivos como esse? Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter e aproveite.


Postagens
Relacionadas