Conteúdos
11 dezembro 2020 | Por Parceria Business Connection
Como a tecnologia ajuda o seu negócio a ser mais sustentável
Atualmente, a sustentabilidade é um tema que está muito presente no nosso cotidiano. Afinal, é comum vermos os efeitos da poluição e produção de lixo ao nosso redor.

As discussões procuram encontrar soluções para fazer do nosso dia a dia mais sustentável e diminuir os efeitos que causamos nas cidades e na natureza por meio de pequenas ações.
Essa preocupação também chegou nas empresas. Recursos que unem tecnologia e sustentabilidade estão cada vez mais presentes em diversas atividades corporativas e se tornaram uma estratégia interessante para economizar.
Sendo assim, é importante que as operações das organizações passem pela
responsabilidade com a nossa sociedade e com o meio ambiente. Isso quer dizer diminuir os impactos que elas causam na natureza.
Usando a tecnologia à favor da sustentabilidade
Quando se trata do futuro, nossas expectativas sempre se voltam para a tecnologia, pois é essa área que traz inovações para melhorar nossa qualidade de vida.
No caso da sustentabilidade no ambiente empresarial, a tecnologia também se mostra o principal caminho.
Veja a seguir algumas vantagens de adotar recursos sustentáveis na sua empresa.
Menos desperdício de recursos
Os avanços tecnológicos em diversas áreas do mercado tornam cada vez mais viável a economia sustentável. Isso quer dizer utilizar de forma inteligente certos recursos como água, energia e materiais de papelaria.
Seja em soluções que evitam o desperdício de recursos ou prolongam a vida útil dos produtos, a tecnologia traz a sustentabilidade para dentro dos negócios de todos os tamanhos e segmentos.
A digitalização de documentos é um exemplo disso. Por meio de sistemas de gestão, as empresas estão conseguindo otimizar processos e integrar os setores ao mesmo tempo em que diminuem o desperdício de papel e a produção de lixo.
Basta pensar, por exemplo, em um empresa cujo o ramo de atuação já é burocrático, como é o caso de uma empresa que cuida do consórcio de casas.
O uso de papel pode ser visto em quase todas as atividades da organização e mesmo com a reutilização o lixo produzido ainda é muito grande.
Ao optar pela digitalização de documentos e o uso de sistemas que funcionam por meio de nuvem não será mais necessário imprimir documentações ou usar grandes quantidades de papel, o que também ajudará a promover a conscientização entre os funcionários.
Outras duas vantagens são a agilidade no dia a dia e a economia de espaço e dinheiro, já que não será preciso destinar boa parte do orçamento para materiais de papelaria como canetas, pastas, entre outros.
Se atente à documentação
É importante ressaltar também neste tópico outra coisa a respeito de recursos utilizados nas empresas.
Aquelas que utilizam recursos ambientais como matéria prima, ou que são poluidoras em potencial, precisam possuir certificação para regularizar suas atividades.
Se esse é o seu caso, verifique se a documentação ambiental da sua empresa, como o certificado de regularidade ibama, e outros certificados ambientais estão em dia, e não se esqueça de renová-lo dentro do prazo.
Diminuição do consumo de água e eletricidade
Quantas vezes não nos preocupamos com o consumo de água e eletricidade em casa e até mudamos certos hábitos, não é mesmo?
No entanto, dentro das empresas, muitas vezes apenas a mudança de comportamento não é o suficiente. Isso porque mesmo com a utilização consciente de água e energia por parte dos colaboradores, alguns processos ainda necessitam dos dois por praticamente o dia todo, o que faz com que o consumo seja alto.
Sendo assim, apostar na tecnologia é indispensável para aqueles preocupados com a sustentabilidade dentro das suas empresas, e uma ótima forma de otimizar o consumo diário. Sistemas de reutilização de água e placas solares são dois exemplos clássicos do que pode ser feito.
As placas fotovoltaicas, por exemplo, se mostram uma opção vantajosa no Brasil, pois nós contamos com um território em sua maioria ensolarado. Além disso, um sistema de energia solar não precisa de muita manutenção e pode durar até 35 anos.
Ao instalar esse tipo de fonte de energia o funcionamento dos eletroeletrônicos e da iluminação da empresa passarão a ser sustentados pela energia produzida pelos painéis solares. Com o tempo, inclusive, a economia nas contas de energia cobrirá o investimento feito.
Uso de fontes de energia alternativas
O uso de fontes de energia alternativa não só reforçam a sustentabilidade como geram lucros.
A Resolução Normativa n°482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), determina que a energia excedente que for gerada pela empresa por meio de fontes renováveis e fornecida para a rede de distribuição pública pode ser convertida em abono nas faturas seguintes. Além disso, o que será pago para a concessionária é uma taxa mínima para que o sistema elétrico continue conectado à rede de distribuição.
Sendo assim, empresas têxteis, automobilísticas, como uma empresa de alinhamento e balanceamento de carros, ou de qualquer outro segmento, não só podem gerar a própria energia, como também redestinar o orçamento para outros setores e novos investimentos.
Aumentar a longevidade dos produtos
Para contribuir com um mercado mais sustentável, as empresas precisam olhar também para os seus produtos. Isso porque de nada adianta investir em medidas dentro da organização se os produtos em questão não duram muito e são facilmente descartados.
O problema se torna ainda maior quando os materiais utilizados na construção não são recicláveis, como é o caso de adesivos, alguns tipos de metais e papéis. Esses materiais não permitem o reuso do produto ou de partes específicas dele e, assim, aumentam a quantidade de lixo jogada na natureza e nos aterros sanitários.
Por isso, ao desenvolver novas opções para a clientela, priorize o uso de materiais reutilizáveis e lembre-se que a durabilidade deles também faz parte da qualidade.
E por falar em longevidade, além de contribuir para a redução de produção de lixo, essa característica do produto pode se tornar um diferencial a se destacar para os consumidores. Quanto mais longevos seus produtos forem, mais chances eles têm de serem escolhidos e indicados para outras pessoas.
Tudo isso pode ser conseguido por meio de tecnologias de produção e parcerias com fornecedores, que utilizam inovações ecológicas na composição dos seus materiais.
Sustentabilidade na cultura da empresa
Para todas as medidas acima realmente darem certo, é preciso que elas sejam atreladas a cultura da empresa. Ao investir em novas tecnologias para tornar sua empresa sustentável, garanta que seus colaboradores estejam realmente engajados com essa ideia.
Organize campanhas de conscientização, ofereça treinamentos, e abra espaço para que eles deem opiniões e novas ideias. Lembre-se sempre que, assim como em toda a sociedade, a sustentabilidade nas empresas é um trabalho conjunto.
Texto produzido por Business Connection