Conteúdos
29 janeiro 2021 | Por Parceria Grupo Ideal Trends
Como a tecnologia interfere em um sistema de combate a incêndio
Confira neste post como a tecnologia pode auxiliar em um sistema de combate a incêndio.

Você já parou para pensar como a tecnologia interfere em um sistema de combate a incêndio? Então, vamos lá! A tecnologia é um método utilizado para facilitar a vida das pessoas. E essa ferramenta pode ajudar em um sistema de combate a incêndio.
Isso porque é possível utilizar dispositivos como IoT, que tem o propósito de fazer a conexão de máquinas e equipamentos com uma rede; e a Inteligência Artificial, que faz a coleta de dados de incêndios.
Rapidamente, ao ser acionado, o dispositivo pode evitar que uma tragédia maior aconteça. Pois ele fará o trabalho de amenizar o fogo com os aparelhos disponíveis distribuídos por todo o local, antes da chegada do corpo de bombeiros.
Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira a importância de usar a tecnologia em um sistema de combate a incêndio:
Agilidade
Além de obter em local seguro os equipamentos e produtos para combater o fogo, o sistema de combate a incêndio pode ser ainda mais ágil e eficiente com o uso da tecnologia.
Vamos supor que você está em um setor que possui muitos equipamentos, como moinho de milho. Logo, começam a sair faíscas de alguma tomada conectada ao equipamento e que rapidamente viram chamas
Com o uso do sistema de combate ao incêndio e a tecnologia, é possível evitar que o fogo se espalhe. Por exemplo, no momento do início do fogo, se o setor tiver Splinkler contra incêndio, ele será acionado automaticamente.
Esse dispositivo possui um líquido no interior do bulbo e fica rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado com a tampa travada. Ao ser alcançada determinada temperatura, a cápsula é corrompida e libera a água para combater o fogo.
Inovação pode salvar vidas
Sabemos que de tempos em tempos a tecnologia vem avançando, e cada vez mais a inovação traz benefícios para todos.
Segundo informações do Mundo+Tech, no Brasil existe um robô para realizar o combate a incêndios. O Unidroit é um equipamento de aço e é conduzido por controle remoto.
Ou seja, além de equipamentos disponíveis pelo sistema de combate ao incêndio, possuir outro dispositivo como um robô que solta a água, substituindo a presença de um humano segurando um hidrante próximo ao incêndio, pode salvar vidas.
Mas isso não quer dizer que o trabalho do Corpo de Bombeiros deixe de existir. Essa função é muito importante, mesmo com o uso do sistema de combate a incêndio, que auxilia para que não aconteçam maiores tragédias.
Inteligência
A tecnologia permite que a inteligência seja capaz de solucionar problemas. Se você jogar uma bituca de cigarro em um quiosque de madeira e começar um indício de incêndio, automaticamente os dispositivos serão acionados.
Essa inteligência permite evitar que o incêndio se alastre antes da chegada do Corpo de Bombeiros, pois a madeira é propícia a pegar fogo se não houver cuidados e até mesmo proteção.
Por estes motivos, a tecnologia interfere no sistema de combate a incêndios. Gostou do nosso post? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.