Conteúdos

22 abril 2020  |  Por Soluções Industriais

Os avanços tecnológicos vem transformado significativamente as formas de fazer negócio. Afinal, a tecnologia é uma ferramenta fundamental para as empresas ganharem flexibilidade e conquistarem novos resultados.

Antigamente, o que era feito de forma totalmente manual, hoje conta com a otimização de processos e com o gerenciamento inteligente. Aliás, para crescer e tornar-se uma referência no mercado, é preciso entender como a tecnologia mudou as formas de fazer negócio. 

Para isso, preparamos este artigo para mostrar como a tecnologia transformou, significativamente, as formas de fazer negócio. Boa leitura!

5 impactos da tecnologia no mundo dos negócios 

As inovações tecnológicas afetaram diversos setores do mundo dos negócios. A busca pela inovação, pela otimização de processos e as novas formas de fazer negócio levam as empresas a optarem por medidas benéficas a elas. 

Nesse cenário, separamos os 5 principais impactos da tecnologia no mundo dos negócios. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Meio digital 

Uma das maiores mudanças – se não a maior – nas formas de fazer negócio é a evolução para o meio digital. Nesse sentido, os produtos, canais de comunicação, parcerias e o atendimento substituíram o offline pelo online. 

Na medida que os smartphones e a internet conquistaram cada vez mais espaço na vida do consumidor, tornou-se quase que uma obrigação para o empreendedor adotar os seus meios de serviço nos canais digitais. 

2. Formas de pagamento 

Outro ponto que sofreu uma transformação enorme foram as formas de pagamento. Dentre as diversas tecnologias disponíveis no mercado, podemos mencionar as principais: 

  • Pulseiras: a tecnologia permite efetuar pagamentos rápidos e seguros. Isso acontece por meio de um sistema NFC, que não exige contato físico. 
  • Biometria: a Mastercard, por exemplo, está desenvolvendo um sistema para a leitura de pagamento por meio de biometria. 
  • Reconhecimento facial: o Banco Digital Neon lançou uma função na qual os usuários podem validar as compras por meio de reconhecimento facial, mesmo em supermercados, como uma cesta básica de alimentos, por exemplo. 
  • Pagamento por aplicativos: as instituições bancárias, por sua vez, disponibilizam o pagamento de contas fixas ou demais via aplicativo. 

3. Melhora na comunicação 

Outro aspecto importante nas formas de se fazer negócio é a comunicação. Nesse sentido, a tecnologia trouxe uma melhora significativa nos canais de contato, atendimento e meios para se comunicar com parceiros e clientes. 

Com a utilização de softwares ou aplicativos, é possível transmitir informações internas entre os colaboradores, ampliar as formas de comunicação com o público-alvo, chegar até possíveis parceiros e adotar novos modelos de trabalho. 

4. Aumento da produtividade

Uma das principais transformações no mundo dos negócios foi o aumento significativo da produtividade. Com isso, as tarefas que antes eram executadas de forma manual, como uma manutenção de elevador, por exemplo, passaram a ganhar mais agilidade e praticidade. 

Nesse sentido, os dispositivos tecnológicos visam organizar a equipe de trabalho e otimizar o uso do tempo, adotando a automatização de processos manuais. 

5. Redução de custos

Pode parecer que não, mas a produtividade está diretamente relacionada à redução de custos. Com isso, a automatização estabelece pontos cruciais, como a diminuição de desperdício e a análise de qualidade. 

Nesse sentido, a grande vantagem são os softwares que permitem a integração de diferentes áreas da empresa, como o financeiro, RH, marketing e a parte de produção, como a de ventilador umidificador industrial, o que permite ao gestor uma visão ampla dos negócios e o acesso a informação dos departamentos envolvidos. 

Conclusão 

Por fim, podemos perceber que a tecnologia mudou – e pra melhor – as formas de se fazer negócio. Inclusive, as organizações que não investirem em inovação certamente estão perdendo uma ampla rede de vantagens e a chance de se destacar no mercado. 

E você, o que achou deste artigo? Deixe nos comentários! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Deseja receber conteúdos exclusivos como esse? Se inscreva gratuitamente agora mesmo em nossa newsletter e aproveite.

Postagens
Relacionadas