Conteúdos
21 outubro 2020 | Por Victor Barboza
Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do agronegócio
A tecnologia já vem sendo utilizada a muito tempo para facilitar o dia a dia de produtores rurais. Veja como essa solução contribui para o aumento de produtividade no agronegócio.

O agronegócio brasileiro é um dos maiores do mundo e isso não é novidade. O setor é responsável por cerca de 21% do PIB do país, com um mercado cada vez mais competitivo. Com a busca por uma produção mais ágil e eficiente, muitos produtores encontraram na tecnologia uma forma de aumentarem a produtividade e conseguirem melhores resultados.
A adoção de soluções tecnológicas no campo têm alavancado a produção de muitos negócios, reduzindo retrabalhos e otimizando a gestão e execução de tarefas. Dessa forma, a tecnologia facilita o dia a dia do agricultor e permite que a fazenda seja mais produtiva, ganhando tempo, melhorias e dinheiro.
Sendo assim, podemos afirmar que é extremamente importante ficar por dentro de todos os recursos e possibilidades que as inovações tecnológicas oferecem.
Ainda não sabe como isso funciona na prática? Fique tranquilo! Criamos este conteúdo exatamente para te deixar por dentro do assunto. Continue a leitura e aproveite!
Tenha total controle sobre diferentes propriedades do agronegócio
A implementação de soluções tecnológicas nos processos do agronegócio é a grande aposta dos produtores para aumentar a produtividade. Com as tarefas sendo otimizadas, fica mais fácil reduzir erros, contratempos e retrabalhos.
Os agricultores que antes precisavam manter e controlar diferentes fazendas ao mesmo tempo, percorrendo individualmente cada uma para monitorar o status de cada atividade, agora podem deixar isso por conta da tecnologia. Com o apoio da inovação, o produtor pode gerenciar diferentes propriedades, controlando em tempo real os dados e informações do negócio através de um software, por exemplo.
As informações levantadas sobre todas as tarefas e fazendas são extremamente úteis para uma análise mais detalhada de todos os detalhes envolvidos nas produções. Com um aplicativo, por exemplo, o produtor pode ter acesso a indicadores de diferentes negócios em tempo real e de maneira precisa. Dessa forma, é possível sempre saber o quê, quando e como algo precisa ser feito, além de qual área precisa de mais atenção.
Implemente ferramentas de maneira eficiente
Como falamos acima, o agronegócio necessita de cada vez mais praticidade. Para garantir isso, o produtor precisa otimizar seu dia a dia para que isso influencie de maneira decisiva na qualidade dos produtos e nos resultados da fazenda. Para isso, a implementação das ferramentas certas é fundamental.
As inovações tecnológicas viabilizam a implementação de ferramentas que otimizam o tempo e reduzem erros que impactam as finanças, por exemplo. O produtor pode implementar soluções de controle de safras, estoque, maquinários, entre outros.
Tendências como Internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem e Big data, vem colaborando com os agricultores para tornar as produções mais sustentáveis, rentáveis, além de gerar diferenciais competitivos para os negócios.
Com o monitoramento de dados, GPS, entre outras ferramentas e controles, a tecnologia pode entregar para o produtor dados e informações relevantes sobre as variantes do solo, os componentes nutricionais do que está sendo produzido e as demais observações que podem comprometer as tarefas.
Já existem ferramentas mobile, aplicativos, por exemplo, que alertam o produtor sobre a época e hora exata de colocar determinada vaca para produzir leite, bem como o momento ideal para um bezerro ser desmamado. Agora, imagine quanta agilidade e produtividade é possível ganhar com a implementação de ferramentas assim. Incrível, não é mesmo?
E para completar, não poderíamos deixar de falar dos sensores, que podem ser utilizados para monitorar em tempo real a temperatura do local e o nível de nutrientes no solo, além de indicar disfunções que comprometam a produtividade.
Otimize o controle de insumos
A presença da tecnologia no dia a dia da fazenda também possibilita ao produtor um melhor conhecimento quanto ao seu campo de produção. Alguns softwares, por exemplo, permitem ficar por dentro de toda a capacidade para distribuição de insumos, de maneira a uniformizar a produtividade. Isso também é útil para corrigir imprevistos e evitar possíveis problemas.
Dessa mesma forma, com a solução tecnológica certa é possível aplicar insumos no local certo, no momento ideal e nas quantidades necessárias. Isso reduz as chances de faltar matéria-prima ou outros insumos.
A gestão precisa dos insumos realizada através de softwares também evita falhas produtivas, insatisfação de clientes, má qualidade dos produtos e problemas nos processos logísticos. É uma maneira do produtor eliminar as perdas com retrabalhos, excessos ou falta de materiais.
Este é mais um ponto que justifica o papel da tecnologia no agronegócio. Basicamente, para ter processos ágeis e produtivos, além de aumento no retorno sobre o capital investido, a implementação das soluções tecnológicas corretas é fundamental.
O que fazer para aproveitar esses benefícios no agronegócio?
Neste conteúdo, você viu como a implementação de soluções tecnológicas funcionam no dia a dia das fazendas. Basicamente, a tecnologia foi a maneira mais eficiente que a maior parte dos produtores rurais encontraram para levar agilidade aos processos e aumentar a produtividade.
A tecnologia é a peça-chave para a criação de produtos e serviços que atendam as expectativas do mercado de maneira competitiva e atrativa. Por isso, conhecer as possibilidades que ela oferece e suas principais tendências é fundamental para qualquer produtor.
Pensando nisso, que tal conversar agora mesmo com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e aproveite a oportunidade.
