Conteúdos

4 junho 2021  |  Por Victor Barboza

O mercado de TI sofre muito por conta da escassez de profissionais. Por isso, é fundamental ser ágil e sair na frente na hora de contratar desenvolvedores.

O setor de TI está entre as áreas que conseguiram se manter em alta mesmo durante a pandemia. A tendência é que este mercado siga crescendo nos próximos anos, afinal, é praticamente impossível uma empresa permanecer competitiva sem investir em transformação digital. Com isso, cresce cada vez mais a demanda por desenvolvedores.

Com a necessidade de contratar desenvolvedores para criar soluções digitais e integrar times de tecnologia, atualmente as empresas enfrentam um dilema: “como recrutar um bom desenvolvedor em um mercado escasso”. A resposta para sair na frente da concorrência e contratar excelentes profissionais do mercado, passa muito pela agilidade nos processos de recrutamento e seleção.

Quer saber como buscar desenvolvedores e escalar seu time de tecnologia de forma ágil? Continue a leitura!

Reunimos neste conteúdo excelentes dicas e recomendações que irão te ajudar a contratar bons desenvolvedores de forma ágil e assertiva.

Esteja aberto a indicações de desenvolvedores

O setor de TI exige muito trabalho em equipe e com isso fica fácil para um profissional construir um bom networking. Sendo assim, pode ser interessante criar campanhas de divulgação para que outros profissionais de TI possam recomendar colegas para vagas. 

Além disso, uma recomendação indica que existe uma relação de confiança. Se o funcionário que te fez a recomendação te inspira credibilidade, existem boas chances da indicação do mesmo ser uma vantagem para o seu negócio.

Garanta que a vaga seja atrativa

Outra dica que pode agilizar bastante a busca por desenvolvedores é a divulgação de vagas atrativas. Para garantir isso, é preciso se manter atualizado sobre outras vagas divulgadas no mercado. Dessa forma, você saberá o que fazer para diferenciar seu anúncio dos outros.

Em outras palavras, se o mercado possui alta demanda, mas baixa quantidade de profissionais disponíveis, as empresas com vagas mais atrativas saem na frente em relação a disputa pelos melhores desenvolvedores.

Por isso, é importante destacar os diferenciais da sua empresa na descrição da vaga, afinal, verdadeiros especialistas se interessam por oportunidades que vão além de um bom salário.

Crie uma cultura organizacional que permita que desenvolvedores se sintam instigados a inovar. O sentimento de fazer parte de um “time de sucesso” pode ser bastante atrativo para profissionais promissores e ambiciosos.

Utilize tecnologia para facilitar tarefas

Se existe um mercado altamente competitivo na busca de bons desenvolvedores, podemos concordar que ganhar tempo nesse processo é fundamental, não é mesmo? Hoje, o que não falta são recursos da tecnologia para viabilizar entrevistas online, questionários realizados a distância, videoconferência e etc.

Em vez de agendar entrevistas presenciais com uma enorme quantidade de desenvolvedores, por exemplo, você pode simplesmente fazer uma reunião online para adiantar o processo e conhecer o candidato. Dessa forma, em poucos minutos, você saberá se o profissional está apto para integrar seu time de tecnologia. Imagine quanto tempo dá para economizar facilitando tarefas como essa.

Teste as habilidades dos desenvolvedores

Um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de RH na contratação de profissionais de TI é a avaliação técnica de candidatos. Afinal, para testar o conhecimento e a habilidade de um desenvolvedor, é fundamental criar testes práticos onde capacidades completamente técnicas possam ser avaliadas.

Para superar esse obstáculo, alguns recrutadores acabam solicitando o apoio de um especialista em TI com conhecimentos técnicos para conduzir a avaliação do candidato. Normalmente, o próprio líder responsável pelo setor acompanha o processo e reproduz os testes.

Entretanto, mesmo quando feito por um líder de TI, ainda existem enormes dificuldades na hora de desenvolver e aplicar esses testes práticos. Empecilhos como a distância, candidatos sem infraestrutura ideal para desenvolver testes, dificuldade para acompanhar o teste do dev, entre outros problemas de comunicação acabam comprometendo a assertividade da contratação.

É pensando nisso que a iZap Softworks desenvolveu uma plataforma de testes, com o objetivo de facilitar a avaliação de habilidades e skills de desenvolvedores.

Com o apoio da plataforma, qualquer setor de RH consegue realizar testes técnicos de forma prática e garantir que o profissional contratado esteja de fato pronto para suprir as necessidades da empresa. Ou seja, além de garantir agilidade na contratação de devs, esta tecnologia colabora com o trabalho do recrutador, que conseguirá fazer avaliações técnicas sobre um candidato mesmo sem ter um conhecimento específico da área.


Quer saber mais sobre como essa ferramenta funciona na prática? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas agora mesmo. Chega de perder tempo e oportunidades no recrutamento de desenvolvedores.

Postagens
Relacionadas