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4 fevereiro 2021  |  Por Victor Barboza

Saiba o que é preciso ser feito para iniciar seu negócio EAD e ganhar dinheiro com aulas online.

A transformação digital mudou a maneira como nós fazemos muitas coisas. Estudar, por exemplo, se tornou mais prático, dinâmico e ágil com o EAD, ensino a distância. Tudo isso graças ao avanço da tecnologia, que entrega recursos capazes de facilitar a disponibilização e o gerenciamento de aulas online.

Em uma aula online, muitas ferramentas e possibilidades podem ser exploradas para que a experiência do aluno seja a melhor possível. Além da redução de custos e despesas em relação a aulas presenciais, este modelo de aprendizagem garante mais flexibilidade, autonomia e acessibilidade tanto para quem ensina quanto para quem aprende. É por motivos como esses que o EAD vem sendo cada vez mais visto como uma excelente oportunidade de negócio.

Quer saber o que é preciso fazer para dar início ao seu projeto de ensino a distância? Você precisará passar por processos fundamentais como definir e conhecer o seu público, produzir e adaptar seu conteúdo para o ambiente virtual, além de escolher uma plataforma que te permita gerenciar tudo e estabelecer uma boa comunicação com os alunos.

Para te ajudar nessa jornada, criamos uma lista com alguns dos principais passos para que você comece a dar aulas online e ainda ganhe dinheiro com isso.

Por que investir em aulas online?

Antes de qualquer coisa, é importante saber o que se pode esperar desse tipo de negócio. A verdade é que são muitas as possibilidades que podem ser exploradas, entre benefícios que abrangem o lado social e o financeiro, seja para as instituições ou para os alunos.

Oferecer aulas online se tornou uma tendência no Brasil. É cada vez mais fácil encontrar instituições de ensino que decidiram apostar nessa modalidade como forma de desenvolver seus processos educacionais. Ou seja, o mercado está deixando claro que este parece ser o melhor momento para investir em um negócio EAD.

Isso se deve muito ao comportamento dos alunos brasileiros, que buscam por mais comodidade, praticidade e autonomia. Afinal, se a tecnologia facilitou tantas outras tarefas, por que não otimizar também a rotina de estudos? De modo geral, tendo aulas online, é possível ter vantagens como:

  • Conforto;
  • Flexibilidade;
  • Autonomia;
  • Maior economia.

Em outras palavras, o EAD permite que o aluno organize sua própria rotina de estudos, podendo acessar qualquer conteúdo ou interagir com o curso online independente do horário e do local em que estiver. Ou seja, com apenas um dispositivo eletrônico, é possível ter acesso à plataforma de estudos e participar das aulas. Mais prático, né?

Você pode estar se questionando: e os benefícios para as instituições?”. Em meio a uma rotina tão apertada e corrida, é exatamente essa busca das pessoas por agilidade e flexibilidade que fará com que seu curso online seja procurado.

Além disso, com uma plataforma online, você poderá automatizar muitas tarefas que anteriormente eram complicadas e burocráticas. Você não precisará perder tempo realizando inscrições ou imprimindo avaliações, por exemplo. Atualmente, a tecnologia facilita todo o gerenciamento dos processos que viabilizam as aulas online.

Agora que entendeu um pouco mais sobre esse mercado, veja alguns passos essenciais:

Defina e estude seu público

O planejamento é uma ação fundamental para a execução de qualquer projeto, e não seria diferente no EAD. Nesta etapa, é preciso definir o público que pretende atender. Isso irá permear todo o restante do planejamento.

O mais recomendado é trabalhar com uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Para fazer isso, se baseie em dados e informações reais sobre o comportamento e as características do perfil que parece ser o seu cliente perfeito. Estude suas motivações, objetivos, desafios, preocupações, prioridades, entre outros elementos pessoais.

Basicamente, o mais importante é você trabalhar com um perfil de uma pessoa que compraria suas aulas online. Por isso, dê uma identidade a sua persona. Fazendo isso, tanto o planejamento quanto os outros processos do projeto serão realizados de maneira mais precisa e eficaz.

Organize os assuntos que serão abordados nas aulas online

Essa etapa irá te guiar durante toda a produção do conteúdo, e também facilitar outras questões, como precificação e a definição do modelo de venda. Por isso, durante o planejamento, pense no conteúdo que será disponibilizado e qual será a abordagem dos assuntos. Tenha uma visão clara e objetiva de:

  • Quais assuntos serão tratados no curso;
  • Qual será o nível de profundidade das aulas online;
  • Se será um curso básico ou específico;
  • Qual será a principal capacitação do curso; entre outras definições.

A partir dessa ação, será mais fácil compreender o que precisará ser feito adiante e quais necessidades o curso atenderá. Afinal, na hora de vender, essas informações precisam ser comunicadas de forma objetiva e clara.

Prepare o material das aulas online

Depois de pensar de forma mais específica no conteúdo que será disponibilizado nas aulas online, é momento de produzir tudo com excelência e cuidado, seguindo as informações que você reuniu e as definições pré-estabelecidas. Veja algumas dicas que podem ajudar na preparação do material:

Invista em vídeos

No EAD, investir em vídeos é uma das melhores alternativas para engajar o público. Esse formato, além de mexer com a expectativa do aluno, dá um estímulo muito maior do que apenas áudios e textos. Sem contar que, através de vídeos, é possível se expressar melhor com linguagens corporais e trazer aquela sensação da sala de aula presencial para o mundo virtual.

Tenha variedade de materiais

Com uma plataforma EAD, você pode disponibilizar aulas online em diferentes formatos e aumentar ainda mais o engajamento dos alunos com o curso. Além dos vídeos, é possível, por exemplo, compartilhar podcasts, apresentações visuais, e-books, etc. Tudo isso colabora para que seu curso fique mais rico e menos cansativo.

Escolha a plataforma ideal

Depois de planejar e garantir que o conteúdo oferecido em suas aulas responda com qualidade às necessidades do seu público, é hora de escolher uma plataforma LMS, ou EAD.

A adoção dessa tecnologia é fundamental, já que a mesma é responsável por facilitar processos como a inscrição de alunos, disponibilização das aulas, gerenciamento do curso, monitoramento da performance dos usuários, criação de avaliações, realização de pagamentos, entre outros. 

Opte por uma plataforma que entregue recursos como:

  • Seja responsiva;
  • possua boa capacidade de personalização;
  • gestão de inscrições;
  • avaliações;
  • pagamentos;
  • certificações;
  • diversidade de mídias;
  • opções de comunicação (como fórum de dúvidas, webinários e webconferências, além de chat em tempo real);
  • escalabilidade;
  • gamificação;
  • integrações; entre outras funcionalidades.

Quer entender melhor como uma plataforma EAD funciona na prática? 

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