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5 setembro 2018  |  Por Hellen Mota

Ter uma visão ampla do seu empreendimento é primordial na busca por seus objetivos. Por isso, a organização é imprescindível para o desenvolvimento da sua empresa, pois através da estratégia você conseguirá visualizar qual caminho seu negócio irá trilhar e como as ações serão tomadas por meio do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é um conjunto de ações que utilizam processos metodológicos, definição de metas, empreendimento de ações, mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando alcançar os objetivos propostos e, consequentemente, o sucesso da organização.

Para um bom planejamento estratégico é preciso ter uma visão de curto, médio e longo prazo, pois é necessário compreender o momento atual da empresa e identificar qual o seu objetivo, além de onde pretende chegar. Assim, podemos estabelecer uma rota de ações a serem seguidas.

Para te orientar no planejamento de sua empresa, organizamos uma lista com o passo a passo para te auxiliar na criação de um planejamento estratégico de sucesso. 

Qual a importância do planejamento estratégico?

Fazer um planejamento faz parte da vida de qualquer pessoa e se tornou algo cotidiano. Da mesma forma, isso precisa acontecer na administração de uma empresa. No mundo dos negócios, planejar é essencial na identificação de mudanças, investimentos e crescimento.

Determine a Missão, Visão e Valores

É importante definir quais serão os princípios organizacionais, as características que os identificam e os seus diferenciais. Isso permitirá que sua empresa se destaque no mercado e que sua política de planejamento seja reconhecida positivamente.

Defina a Missão, Visão e Valores da sua empresa.

  • Missão: descreve a razão da existência do seu negócio e sua atuação. 
  • Visão: é onde a empresa pretende chegar e o seu objetivo a longo prazo. 
  • Valores: são os princípios fundamentais da empresa. Os valores que a empresa preza e não abre mão.

Defina o público

Quando criamos nosso planejamento, é de suma importância que nosso público-alvo esteja bem definido, pois através dessas informações poderemos montar a estratégia adequada para atrair novas vendas.

O segmento de clientes pode ser dividido em quatro perspectivas: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Esses segmentos podem ser vistos como uma vantagem no ponto de vista mercadológico. 

Estabeleça planos de ação 

Quando estabelecemos um objetivo a ser atingido por nossa empresa, é importante que tenhamos um planejamento das ações a serem seguidas e o passo a passo para atingir o objetivo estabelecido. Para isso, deve-se analisar o que será feito, nível de prioridade, recursos que serão utilizados e o prazo.

O planejamento deve ser organizado de acordo com nossos objetivos e metas, já que as metas devem ser realizadas a curto prazo, e é através das pequenas metas que atingiremos o objetivo final.

Ter um planejamento estratégico exige muito estudo e estímulo, pois um planejamento bem elaborado e organizado poderá trazer grande retorno para sua empresa. Gostou das dicas? Com um planejamento estratégico adequado, sua empresa poderá se destacar no mundo dos negócios.

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