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5 setembro 2018 | Por Hellen Mota
Como fazer um planejamento estratégico para sua empresa?
Ter uma visão ampla do seu empreendimento é primordial na busca por seus objetivos. Por isso, a organização é imprescindível para o desenvolvimento da sua empresa, pois através da estratégia você conseguirá visualizar qual caminho seu negócio irá trilhar e como as ações serão tomadas por meio do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é um conjunto de ações que utilizam processos metodológicos, definição de metas, empreendimento de ações, mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando alcançar os objetivos propostos e, consequentemente, o sucesso da organização.
Para um bom planejamento estratégico é preciso ter uma visão de curto, médio e longo prazo, pois é necessário compreender o momento atual da empresa e identificar qual o seu objetivo, além de onde pretende chegar. Assim, podemos estabelecer uma rota de ações a serem seguidas.
Para te orientar no planejamento de sua empresa, organizamos uma lista com o passo a passo para te auxiliar na criação de um planejamento estratégico de sucesso.
Qual a importância do planejamento estratégico?
Fazer um planejamento faz parte da vida de qualquer pessoa e se tornou algo cotidiano. Da mesma forma, isso precisa acontecer na administração de uma empresa. No mundo dos negócios, planejar é essencial na identificação de mudanças, investimentos e crescimento.
Determine a Missão, Visão e Valores
É importante definir quais serão os princípios organizacionais, as características que os identificam e os seus diferenciais. Isso permitirá que sua empresa se destaque no mercado e que sua política de planejamento seja reconhecida positivamente.
Defina a Missão, Visão e Valores da sua empresa.
- Missão: descreve a razão da existência do seu negócio e sua atuação.
- Visão: é onde a empresa pretende chegar e o seu objetivo a longo prazo.
- Valores: são os princípios fundamentais da empresa. Os valores que a empresa preza e não abre mão.
Defina o público
Quando criamos nosso planejamento, é de suma importância que nosso público-alvo esteja bem definido, pois através dessas informações poderemos montar a estratégia adequada para atrair novas vendas.
O segmento de clientes pode ser dividido em quatro perspectivas: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Esses segmentos podem ser vistos como uma vantagem no ponto de vista mercadológico.
Estabeleça planos de ação
Quando estabelecemos um objetivo a ser atingido por nossa empresa, é importante que tenhamos um planejamento das ações a serem seguidas e o passo a passo para atingir o objetivo estabelecido. Para isso, deve-se analisar o que será feito, nível de prioridade, recursos que serão utilizados e o prazo.
O planejamento deve ser organizado de acordo com nossos objetivos e metas, já que as metas devem ser realizadas a curto prazo, e é através das pequenas metas que atingiremos o objetivo final.
Ter um planejamento estratégico exige muito estudo e estímulo, pois um planejamento bem elaborado e organizado poderá trazer grande retorno para sua empresa. Gostou das dicas? Com um planejamento estratégico adequado, sua empresa poderá se destacar no mundo dos negócios.