Conteúdos

2 fevereiro 2021  |  Por Victor Barboza

Veja como uma locução feita de maneira adequada pode ser fundamental para o sucesso do seu vídeo corporativo.

A produção de conteúdos audiovisuais, seja vídeos comerciais ou institucionais, envolve muitos detalhes que contribuem para o objetivo de engajar e gerar valor para o público. Nesse sentido, uma das maiores apostas de quem deseja produzir um material diferenciado é a locução. Entretanto, para funcionar de forma eficiente, este recurso precisa ser feito de maneira adequada.

É comum que quando falamos em vídeo, a maior parte da atenção seja voltada para a parte visual. Porém, durante o processo de produção, o áudio precisa receber o mesmo cuidado. Afinal, assim como as imagens, o som também é imprescindível para o conteúdo causar uma boa impressão e proporcionar uma excelente experiência para o público.

Por isso, ajustes como o tom de voz correto, a maneira de falar ou a trilha sonora impactam diretamente na mensagem que o vídeo quer passar. Vale lembrar que cada voz é única, e na locução de vídeos corporativos isso pode ser explorado para consolidar ainda mais a identidade da sua marca.

Entendendo isso, qual seria a locução mais adequada para vídeos corporativos? Neste conteúdo, queremos te mostrar o que levar em conta na hora de planejar e produzir o áudio do seu conteúdo.

O que seria uma locução adequada?

Independentemente do objetivo estabelecido para produção de um vídeo corporativo, o áudio será um detalhe essencial para a efetividade do material. Por isso, após definir a mensagem que o vídeo irá passar, já é importante pensar em qual locução usar para engajar ainda mais o público.

Em outras palavras, sua produção pedirá uma locução coerente com as definições da sua estratégia. Em uma propaganda de sabonete feminino, por exemplo, é mais comum ouvirmos a voz de uma mulher na locução. Isso porque todas as escolhas relacionadas ao áudio do vídeo estão relacionadas ao público que aquele comercial quer atingir.

Ou seja, após definir o objetivo e o público do vídeo, é importante definir:

  • Voz feminina ou masculina;
  • Linguagem mais formal ou um tom descontraído;
  • Se a voz será acompanhada por uma música de fundo;
  • Se a locução terá um apelo emocional ou humorístico;

Sendo assim, podemos afirmar que a locução adequada é aquela que mais se encaixa na estratégia estabelecida para a produção audiovisual.

O que considerar na hora de escolher a voz?

Mesmo após definir o público alvo do conteúdo e a mensagem central do vídeo, muita gente se esbarra no desafio de escolher a voz ideal para a locução. 

Gênero

É comum ouvir vozes masculinas, normalmente com timbres mais graves, sendo usadas em vídeos institucionais, principalmente quando contam a história da empresa. Há também quem usa esse tom de voz em conteúdos com imagens mais radicais, como esportes, por exemplo.

Já as vozes femininas, aparecem com bastante frequência em produções mais emocionais, com apelo de moda, beleza, e também para explicação de detalhes técnicos em vídeo aulas, por exemplo. Isso não é uma regra. Por isso, é interessante pensar sempre no público que pretende atingir.

Ritmo

Na produção de um vídeo corporativo, o conteúdo é pensado juntamente com o roteiro, mas o trabalho não para por aí. Para a locução, é preciso determinar a velocidade da fala para dar o ritmo certo ao conteúdo.

Vídeos sobre aventuras ou produções feitas em espaços urbanos normalmente se encaixam melhor com uma locução rápida. Enquanto isso, vídeos de história ou mais formais combinam com uma locução lenta e suave. Independente de tudo, o mais importante é optar por uma voz que esteja em harmonia com a mensagem central do vídeo e em sintonia com as imagens mostradas.

Principais tipos de locução

Para te ajudar a pensar na locução ideal para o seu vídeo corporativo, listamos aqui alguns dos principais tipos de locução.

Locução narrativa

A locução narrativa acontece quando o texto é interpretado com emoção, como se o locutor estivesse participando daquele momento. Por isso, uma das características da locução narrativa é justamente dramatizar o conteúdo como se o locutor fosse um ator.

Um exemplo desse modelo de locução são os vídeos institucionais que contam histórias selecionadas de clientes. Nesse caso, a locução narrativa contribui para um maior engajamento com o público.

Locução para animações

É muito difícil ver um vídeo animado sem uma locução persuasiva e carismática. Por isso, é possível encontrar locutores desse modelo de vídeo que também são atores. Isso acontece, devido ao fato de que suas técnicas contribuem para realização de campanhas e anúncios diversificados.

Na prática, esses locutores são especialistas em alterar a entonação da voz, a velocidade e a intensidade dos sentimentos expressos na fala. Isso dá ainda mais vida às animações e contribui para ganhar a empatia do público.

É preciso lembrar que normalmente é o diretor artístico de uma produtora que explica aos locutores quais características a voz precisa ter para o vídeo cumprir bem o seu papel.

Locução para documentário

Este com certeza é um dos modelos de locução mais vistos e lembrados por todos. Afinal, a locução feita em documentários acabam se tornando marcantes, visto que normalmente trazem informações que prendem a nossa atenção.

Para gerar essa reação no público, a locução de documentários necessita de uma postura objetiva e formal no que diz respeito às palavras. Entretanto, é preciso fazer a adequação correta dos sons dentro de cada frase.

A locução para documentário consiste na colocação justa e neutra de entonação das palavras. Esta técnica ajuda a tornar o conteúdo mais agradável e rítmico.

Locução para vídeo institucional

Este modelo de locução também é válido para vídeos de treinamentos corporativos, vídeos comerciais de produtos ou serviços, entre outros estilos institucionais. Aqui, o locutor está em off, realizando uma locução offtube, falando por trás da imagem.

Esse tipo de locução é parecida com a feita para documentários, devido a objetividade e neutralidade de emoções. Esse tipo de locução em um vídeo institucional é uma excelente alternativa para melhorar o posicionamento da empresa no mercado e consolidar seus valores diante do público.

Locução em outros idiomas

Muitas empresas possuem um mercado amplo e desejam alcançar um público extrangeiro com determinados conteúdos. Nesse caso, a locução desses vídeos precisa ser feita em outros idiomas, principalmente em inglês e espanhol, os mais requisitados.

Nesse tipo de locução, o mais indicado é prezar sempre pela locução nativa, ou seja, priorizar locutores nativos em suas línguas, que vivem em seus países de origem estrangeira. Dessa forma, além de acessibilidade, o vídeo consegue gerar familiaridade e empatia com o público estrangeiro. Isso inclui até mesmo o sotaque, como a diferença do inglês americano para o britânico, por exemplo.

3 práticas que podem garantir a locução ideal para os seus vídeos

Depois de falarmos um pouco sobre a importância da locução para um vídeo e de conhecermos alguns dos principais tipos de locução, é importante saber como garantir que esse recurso será usado com eficiência na sua estratégia audiovisual. Veja algumas práticas:

Construção da narrativa

Antes de comunicar algo com o público, é preciso pensar em como oferecer a melhor experiência aos usuários e em como o vídeo pode cumprir bem o seu papel. Por isso, criar uma narrativa é tão importante, já que para gerar engajamento é preciso se aproximar dos usuários, criar empatia e conexão com quem estiver assistindo.

É nesse sentido que a locução aparece como uma solução essencial. Afinal, ao expor um acontecimento, fazer uma apresentação, compartilhar dados e etc, é possível usar a técnica certa para atrair o espectador e envolvê-lo no assunto apresentado no vídeo.

Estabeleça um ritmo para a locução

Como mencionamos anteriormente, é preciso estar atento ao ritmo da locução. Uma fala mais acelerada do que o necessário, por exemplo, pode fazer com que o ouvinte não compreenda o conteúdo. Ou, em uma locução mais arrastada, o público pode se envolver menos com o vídeo.

Isso significa que quando um áudio estiver sendo gravado, é importante empregar um ritmo de forma que cada palavra seja compreensível e consiga transmitir sua mensagem. Aqui se encaixa também o cuidado com a pontuação. Erros assim podem comprometer o sentido das frases.

Por isso, é ideal desenvolver um ritmo padrão para a locução. Vale lembrar que é preciso que tudo esteja alinhado com seu público, de forma coerente com a compreensão de cada um. Afinal, tanto o ritmo quanto a linguagem se alteram de acordo com a persona.

Áudio limpo e claro

Consegue imaginar um vídeo completamente profissional com ruídos e falhas no áudio? Isso dificilmente passaria uma boa imagem para o mercado, não é mesmo? Por isso, o cuidado com o momento da gravação deve ser enorme.

O ideal para ter um vídeo claro e limpo é gravar em um ambiente acústico, que reduz completamente a chance de captarem barulhos indesejáveis. É por esse e outros motivos que locutores profissionais e estúdios profissionais são tão procurados.

No pós gravação, algumas alternativas podem ser colocadas em prática para melhorar a qualidade do áudio, como por exemplo, o tratamento do áudio a partir de programas de edição. Isso também pode diminuir ou até mesmo excluir qualquer som que tenha atrapalhado.

É imprescindível garantir o máximo de qualidade possível no momento de captar a locução. Isso impactará positivamente no resultado final. Caso for gravar por conta própria, busque usar bons equipamentos, como microfones, mesa de captação e gravadores de qualidade. Além disso, é sempre bom verificar se há algum contato entre os fios ou qualquer outro tipo de interferência. Com essas práticas, a tendência é que seu vídeo não apresente ruídos.

Dicas para o locutor de vídeos

Agora, veja essas 3 dicas práticas para quem deseja fazer a locução de um vídeo:

Beba água

Se o locutor não está bem hidratado, sua voz pode ser bastante prejudicada, o que impactaria facilmente o resultado final. O que muita gente não sabe é que beber água regularmente reduz a rouquidão, diminui a tosse e os pigarros no momento da gravação. Ou seja, é bom deixar seu copo de água por perto.

Tenha calma e utilize o tom certo

Se ainda não sabe por onde começar, faça locuções mais simpáticas. Isso ajudará o público a compreender e aceitar sua comunicação. Gravar o áudio com simpatia pode ajudar a transmitir sentimentos positivos e confiantes.

Outra palavrinha mágica para esse processo é “paciência”, afinal, é a prática quem leva a perfeição. Não grave de forma apressada, separe um momento para se preparar e sempre que precisar, grave de novo. Quanto mais aperfeiçoado ficar o seu áudio, maior será a probabilidade do seu vídeo alcançar os objetivos esperados.

Simule um diálogo

A imaginação também pode ajudar na hora de gravar uma locução. Pensar que está em meio a uma conversa pode te ajudar a falar da forma mais tranquila e natural possível. Provavelmente, isso também aumentará a empatia e a compreensão por parte do espectador.

Foco na experiência

Como deixamos claro anteriormente, antes de qualquer ação, é fundamental conhecer, estudar e definir a maneira ideal de falar com o seu público alvo. Tendo isso em mente, para que um vídeo corporativo cumpra bem o seu papel, engaje o público e consolide a marca da sua empresa, é preciso oferecer a melhor experiência ao telespectador.

É preciso impactar e surpreender positivamente as pessoas com o seu conteúdo, gerar conexões de confiança, respeito, admiração, criar autoridade, conquistar empatia e atenção.

A verdade é que quando estão integrados, áudio e vídeo podem ser usados para gerar diferentes estímulos, fortalecendo o desejo de um cliente comprar um produto ou fazendo um profissional se identificar com os valores da empresa, por exemplo.

Enfim, para conseguir a locução mais adequada e garantir a eficiência da sua produção audiovisual, fique sempre de olho no público e não tenha medo de inovar.

Postagens
Relacionadas