Conteúdos

22 julho 2021  |  Por Victor Barboza

O recrutamento de desenvolvedores exige muitas tarefas. Saber como testar os candidatos, por exemplo, é fundamental para integrar novos talentos ao seu time.

Com o mercado contratando um número cada vez maior de desenvolvedores, muito tem se falado sobre a assertividade dessas admissões. Afinal, a área de desenvolvimento de software, ou TI, normalmente é vista com complexidade por muitos recrutadores. Nesse cenário, ser ágil para sair na frente dos concorrentes e ao mesmo tempo manter um alto nível de acerto nas contratações é um desafio para muitas empresas.

Ao recrutar um desenvolvedor que não possui as habilidades necessárias para atender as demandas da empresa, por exemplo, você poderá comprometer o resultado final de muitos projetos. Em outras palavras, contratar errado pode impactar negativamente em todo o trabalho de um time de desenvolvimento.

Os desafios não param por aí. Por ser uma área repleta de conhecimentos técnicos e específicos, o setor de RH, de modo geral, encontra muitas dificuldades na hora de avaliar os candidatos. 

Na maioria das situações, os recrutadores precisam contar com o suporte do próprio setor de TI para averiguar se os Devs estão prontos ou não para ocupar uma vaga. Com isso, o RH acaba perdendo autonomia, deixando passar excelentes oportunidades por falta de agilidade.

Se você encontrar essas dificuldades na hora de avaliar desenvolvedores, não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para te ajudar na otimização desse processo. Continue a leitura.

Benefícios do teste de desenvolvedores

É importante ressaltar nesse artigo que, muito além de identificar o conhecimento técnico dos candidatos, um teste prático para desenvolvedores é importante para auxiliar o RH na identificação de outras características. Com a ajuda dos testes, é possível, por exemplo, analisar a maneira como o Dev resolve um problema, de que forma ele encara desafios, além de auxiliar no reconhecimento de profissionais mais experientes.

Outro benefício importante é medir o tempo que o desenvolvedor leva para resolver problemas simples ou mais complexos. Ter uma visão clara de como esse profissional atua é fundamental para formar equipes mais ágeis e eficientes. Isso impactará na qualidade dos projetos desenvolvidos pela sua empresa, a curto, médio e longo prazo.

Nesse aspecto, contar com uma plataforma de testes que já entrega o resultado das avaliações possibilitando uma análise mais profunda dos candidatos é um enorme diferencial.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância desse processo, veja algumas dicas importantes.

Seja específico

É fundamental ser específico na hora de testar um desenvolvedor. Aplique atividades relacionadas às tecnologias e linguagens utilizadas nos projetos da sua empresa. Esse tipo de avaliação tende a ser mais objetiva e consequentemente menos cansativa.

Com isso, além de agilidade, você poderá aumentar o nível de assertividade nas contratações, afinal, com testes específicos, ficará mais fácil saber se o profissional possui ou não as habilidades necessárias para os projetos da organização. Além disso, para ir direto ao ponto, o ideal é garantir que o teste seja moldado para o grau de senioridade necessário.

Peça soluções implementáveis

Seja em questão fechada ou aberta, o melhor é fazer o candidato pensar em soluções implementáveis, ou seja, em algo que realmente faça sentido ou sirva para algum propósito. O teste deve fazer o Dev pensar em como levar o teórico para a prática e em como utilizar suas habilidades para cumprir objetivos. Esse tipo de avaliação será importante, visto que o desenvolvimento de softwares requer proatividade, criatividade e flexibilidade para pensar e propor soluções. Por isso, é essencial levar boas perguntas.

Disponibilize um tempo específico para cada tipo de teste

Vai testar o candidato em diferentes tecnologias e linguagens? É importante disponibilizar apenas o tempo necessário para realização das avaliações. Por isso, estabeleça um limite de tempo coerente com o tipo de teste aberto. Além disso te ajudar na identificação dos candidatos mais ágeis e habilidosos, o processo de recrutamento não fica refém de problemas como atrasos.

Conte com uma plataforma de testes

A iZap Softworks lançou no mercado a plataforma de testes Geniustest. O objetivo da ferramenta é levar mais autonomia e facilidade para o processo de recrutamento e testes técnicos de desenvolvedores.

A plataforma oferece aos recrutadores um acervo de testes já prontos, separados por tecnologia e níveis de complexidade. Dessa forma, com apenas alguns cliques, o gestor de RH pode enviar esses testes para diferentes candidatos e, após a execução por parte deles, já receber os resultados.

Uma vantagem extremamente relevante dessa ferramenta é que a mesma foi desenvolvida após a iZap Softworks ouvir as maiores comunidades de Devs do Brasil. Ou seja, este produto digital agrega valor tanto para o setor de RH quanto para o próprio desenvolvedor.

Deseja testar essa plataforma GRATUITAMENTE? Aproveite a oportunidade e clique aqui para solicitar o seu teste.

Postagens
Relacionadas