Conteúdos

9 setembro 2020  |  Por Victor Barboza

A transformação digital tem sido fundamental para o processo de evolução das empresas. Por isso, saber como utilizar a tecnologia para obter melhores resultados pode ser crucial para o seu negócio.

A transformação digital já não é mais uma aposta. Com um mercado cada vez mais competitivo, adotar soluções tecnológicas para modernizar e melhorar processos se tornou uma necessidade para os negócios. Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar para trás, perder novas oportunidades e sofrer com a inadequação às exigências dos setores em que atuam.

Quando o assunto é inovação, é importante estar sempre atento às tendências de mercado e as novas possibilidades que a tecnologia oferece. Afinal, independente do segmento de uma empresa, são muitas as atividades e processos que podem ser otimizados. Além disso, o perfil do consumidor está em constante mudança. Por isso, é essencial tirar vantagens da transformação digital e otimizar a performance da empresa para atendê-los de maneira eficiente.

Para você entender melhor o que estamos falando, criamos este conteúdo para te mostrar os benefícios da transformação digital e como explorá-los de maneira prática. Continue a leitura e fique por dentro.

O que é transformação digital?

De maneira geral, podemos definir a transformação digital como a implementação de tecnologias digitais (cloud computing, softwares, aplicativos móveis, plataformas, entre outros), na rotina de empresas. A aplicação de toda essa tecnologia nos negócios resultam em grandes mudanças na forma como elas operam.

Por isso, a transformação digital também pode ser vista como uma mudança cultural, já que ela prepara a empresa para estar continuamente buscando e usufruindo de novas soluções. Muitas vezes, isso implica abandonar processos antigos para abrir espaço para práticas relativamente novas.

Resumindo, podemos entendê-la como a maneira pela qual as empresas usam a tecnologia de informação para reformularem a maneira como servem as partes interessadas, entregando assim mais valor ao mercado.

Enfim, ficar por dentro do assunto e saber o que fazer para sofisticar a sua empresa é essencial. Veja alguns exemplos de como a transformação digital vem fazendo a diferença no mercado.

Melhorando a experiência do cliente através da tecnologia

Um dos benefícios da transformação digital foi permitir que soluções customizadas e plataformas digitais melhorassem consideravelmente a experiência de clientes e usuários. Com as empresas cada vez mais atentas à experiência do consumidor, avaliando suas preferências, comportamentos e o que influencia suas decisões de compra, a tecnologia passou a ser um fator decisivo na hora de se relacionar com o cliente.

Caso o seu produto ou serviço possa ser explorado por meio de vídeos, um LMS (Learning Management System) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, pode ser um excelente exemplo de solução para melhorar a experiência do cliente.

Com este tipo de plataforma é possível disponibilizar conhecimento aos seus clientes através de vídeos. Você pode, por exemplo, produzir materiais que facilitem o entendimento e o uso do seu produto, ou que agregue mais valor ao mesmo. Além disso, é possível explorar um canal específico para tirar dúvidas e ser mais didático com seus clientes.

Outro exemplo importante quando falamos de transformação digital são as plataformas digitais para e-commerce. Hoje, baseadas nas preferências e histórico de compras dos consumidores, as lojas virtuais podem reunir informações o suficiente para tratar seus clientes como indivíduos únicos.

Segundo a Accenture, 75% dos consumidores admitem ter maior probabilidade de comprar de empresas que reconhece-os pelo seu nome e recomenda itens com base em compras anteriores. Enfim, são muitas as soluções tecnológicas que podem otimizar a relação com o cliente e criar novas possibilidades para o negócio.

Obtendo diferenciais competitivos

As inovações tecnológicas contribuíram para uma verdadeira reformulação dos modelos de negócio como um todo. As plataformas que permitem que as lojas vendam pela internet, por exemplo, fez com que a competitividade aumentasse e também a quantidade de ofertas.

Por isso, muitas empresas têm buscado na tecnologia novas possibilidades para aprimorar seus produtos e oferecer diferenciais competitivos como forma de se destacar no mercado. Nesse contexto, organizações de todos os portes optam por inovar em suas estratégias. 

Alguns repaginam seus websites, desenvolvem aplicativos mobile intuitivos, entre outros que buscam um parceiro tecnológico para criação de uma solução sob demanda.

Automatizando processos

É difícil pensarmos no desenvolvimento de empresas e nos esquecermos da automação de processos operacionais. Atualmente, é possível utilizar a tecnologia para automatizar tarefas, reduzindo erros, retrabalhos e até promovendo redução de custos.

Utilizando softwares para automatizar tarefas administrativas e rotineiras, por exemplo, é possível ganhar mais tempo para focar em ações que geram maiores resultados para o negócio. 

Além disso, com um sistema que controla as atividades de maneira integrada, todo o fluxo de dados e informações da empresa será mais rápido e preciso. Isso evitará erros e dará as equipes mais autonomia e aumento de produtividade. Essa mudança abre mais oportunidades para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido na empresa.

Como implementar a transformação digital na sua empresa?

O que podemos concluir com isso tudo é que a transformação digital não é para o futuro, mas sim para o agora. Afinal, com a competitividade do mercado acirrada por conta da pandemia, inovar é uma questão de sobrevivência para as empresas.

O primeiro passo para não ficar para trás e investir na tecnologia certa e conhecer profundamente o seu negócio. Entender mais sobre a realidade da sua empresa ajudará a identificar quais problemas e perdas precisam ser resolvidas. Dessa forma, será mais fácil escolher a solução ideal.

Uma dica importante para não errar na hora de implementar novas tecnologias é contar com um parceiro tecnológico. Uma fábrica de software poderá ser uma grande aliada não só no desenvolvimento de softwares mas também na troca de conhecimento e experiência. 

A iZap Softworks, por exemplo, é especialista no mercado de TI e desenvolvimento de softwares. Com nossa ajuda, você pode olhar de maneira mais ampla para o mercado e descobrir novidades que podem impulsionar o crescimento da sua empresa. 

Se você chegou até aqui, não perca essa chance! Estamos disponibilizando para você uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas. Clique aqui e aproveite.


Deseja receber conteúdos exclusivos como esse? Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre o setor de tecnologia.

Postagens
Relacionadas