Conteúdos

20 outubro 2020  |  Por Victor Barboza

Não é nenhuma novidade o fato de que a tecnologia se tornou uma solução importante para melhorar a qualidade da gestão e da produção no agronegócio.

O agronegócio é um dos principais responsáveis por impulsionar a economia do Brasil. A grande competitividade existente nesse setor exige atualização constante. Por isso, acompanhar o avanço da tecnologia se tornou tão importante para os produtores rurais.

A adoção de novas ferramentas tecnológicas é essencial para que produtores consigam responder com eficiência aos novos desafios do cenário atual, cada vez mais dependente da transformação digital. Aliás, o crescimento do setor passa justamente por essa modernização, que traz otimizações notórias tanto na produção quanto na gestão.

Nesse contexto, investir nas possibilidades oferecidas pela transformação digital passou a ser uma ação estratégica fundamental para o desenvolvimento do agronegócio.

Neste conteúdo, separamos uma lista de 5 benefícios da tecnologia para a produção rural. Quais são as vantagens e como elas podem fazer a diferença na prática?

Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

1 – Custo reduzido

Quando alia-se tecnologia aos processos rurais é possível ser preciso e evitar investimentos desnecessários. Além disso, otimizar processos de uma fazenda evita retrabalhos. Isso significa ganhar tempo e consequentemente redução de custos.

Um sistema pode registrar tudo o que foi feito e o que não foi feito, garantindo assim mais agilidade para o negócio. Usando soluções digitais para o controle e planejamento de estoque, por exemplo, é possível evitar compras emergenciais, além de negociar melhores preços e condições de pagamento.

Além das condições de estoque, é possível controlar e reduzir os custos com:

  • mão de obra;
  • compra de animais;
  • medicamentos;
  • intermediários de produção (água, energia elétrica, etc.);
  • manutenções;
  • maquinários e outros.

2 – Gestão integrada de várias propriedades

No campo, é comum trabalhar com mais de uma propriedade. Isso também significa gerenciar uma maior quantidade de recursos, processos, animais, equipes e estoque. O grande desafio é justamente reunir, armazenar e trabalhar estrategicamente com inúmeras informações ao mesmo tempo, sobre diferentes setores do negócio. Dessa forma, a medida que o número de propriedades aumenta, as dificuldades também aumentam.

A tecnologia permitiu que todas as informações referentes às múltiplas atividades das propriedades rurais fossem acessadas e gerenciadas de uma plataforma única. Assim, o agricultor pode ter uma visão macro do negócio, aumentando sua assertividade na tomada de decisões e no monitoramento de resultados.

3 – Agilidade no agronegócio

Agilidade é algo fundamental para o agronegócio. Afinal, a colheita não pode esperar, nem mesmo a entrega do que foi colhido, não é mesmo? Se a ideia é não ter atrasos, significa que é necessário garantir a eficiência e a agilidade da produção agropecuária.

Um dos maiores causadores de gargalos é a logística precária, um problema que pode ser combatido com o uso da tecnologia certa. Com a substituição de planilhas e processos manuais por soluções de automação ou controle, todas as operações ganham agilidade. Nesse caso, todas as informações necessárias para essa rotina estarão organizadas e categorizadas.

4 –  Aumento da produtividade

Com a intensa profissionalização das atividades rurais, investimentos em inovações, processos aperfeiçoados e relatórios de desempenho detalhados, certamente haverá aumento de produtividade.

O apoio de soluções tecnológicas no agronegócio possibilita, por exemplo, um monitoramento preciso do rebanho. Isso é possível através do uso de geocoordenadas para controlar as vacinas, medicamentos, pesagem, crescimento, entre outras informações relevantes. Da mesma forma, as atividades da lavoura são realizadas com maior agilidade para estar sempre cuidada e pronta para a colheita.

Você saberá exatamente o quê, quando e como precisa ser feito, sem esquecer nenhum processo para trás. Essa precisão no controle e consequentemente na execução das atividades, seja nas plantações, irrigação, adubagem, poda e outros, aumentará consideravelmente a produtividade do negócio.

5 – Mobilidade no agronegócio

A mobilidade sempre foi algo essencial para gestão de fazendas e produção rural, afinal, são muitas tarefas acontecendo ao mesmo tempo e é importante que o produtor tenha o máximo de flexibilidade possível para respondê-las. Atualmente, existem soluções mobile e em nuvem, que permitem que o usuário registre e consulte todo o trabalho no momento em que desejar, com muita praticidade.

O trabalho no campo está sendo cada vez mais apoiado por aplicativos mobile, seja para o controle de rebanho, plantio, ou qualquer outro processo da produção. Dessa forma, o agricultor pode armazenar, consultar e gerenciar informações em qualquer lugar e hora. Mesmo se o usuário não estiver conectado à internet, o app pode salvar os dados mesmo estando offline, para depois sincronizá-los.

Além desses benefícios citados, a utilização de algoritmos permite realizar previsões com altíssimas taxas de acerto e promove a aplicação consciente dos insumos. Isso deixa o empreendimento um passo à frente dos concorrentes que não ampliaram o potencial produtivo com a tecnologia.

Enfim, não restam dúvidas de que a transformação digital contribui de maneira relevante para o aumento da eficiência no agronegócio. Ela é responsável pelo aparecimento de soluções indispensáveis para a produção rural.

Este conteúdo foi útil para você? Agora é o momento certo para descobrir mais sobre qual solução tecnológica é a ideal para o seu negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Clique aqui.

Postagens
Relacionadas