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5 novembro 2020  |  Por Parceria Tangerino

O ano de 2020 tem sido um período de muitas preocupações e mudanças, e algumas delas se mostraram positivas. Com a chegada inesperada da pandemia da covid-19, o mundo inteiro precisou repensar suas relações trabalhistas, as interações sociais e a melhor maneira de trocar informações de forma segura e confiável.

Certas rotinas precisaram de alterações, e uma delas já vinha sido mencionada há alguns anos, sempre cercada de muita polêmica: o tão falado trabalho remoto. Será que funciona, será que vale a pena? 

Empresas com viés mais tradicional tinham receios relacionados a esse modelo de trabalho, questionando os reflexos dessa mudança nas interações, na produtividade e, principalmente, na troca de informações confiáveis que, até então, dependiam da presença física dos colaboradores. 

O controle de ponto é uma dessas informações. É de extrema importância que esses dados sejam registrados com precisão, para que tanto as empresas quanto os funcionários disponham de registros seguros para o fechamento de folha, o controle do banco de horas e/ou pagamento de horas extras. 

A ineficácia dessas informações pode gerar uma baita dor de cabeça para a empresa, não só por precisar correr atrás de dados desatualizados, mas porque certas situações podem escalar para processos trabalhistas e deixar a organização e os colaboradores desguarnecidos em caso de reclamações improcedentes. 

Mas, com a adesão quase total das corporações ao modelo de trabalho remoto, como manter o controle de ponto?

A mudança para o home office pegou muitos negócios de surpresa e a transição precisou ser imediata. Dessa forma, o controle de ponto em muitos casos foi deixado em segundo plano. 

Hoje, passados sete meses da adoção dessa rotina, é importante que certos processos já estejam alinhados e funcionando de maneira mais fluida. Isso porque este pode ser o “novo normal” que veio para ficar, já que, neste momento, ainda não há previsão real de uma vacina.

Além disso, o controle de ponto online é uma excelente opção para funcionários externos que já tinham uma rotina fora do escritório antes da pandemia. Assim, é possível manter o registro da jornada de trabalho pelo celular, sem que haja perda de dados.

O controle de ponto via aplicativo é uma ferramenta de gestão essencial para facilitar a troca de informações dentro de uma empresa, já que é possível bater o seu ponto de qualquer lugar, online ou até mesmo offline. 

O responsável pelo fechamento de ponto pode acompanhar todas as estatísticas em tempo real: presença, absenteísmo, horas extra, banco de horas, tudo isso em tempo real. Dados confiáveis, sem papelada e sem atraso.

Continue lendo e veja a seguir as vantagens de dar mais um passo para adotar a mobilidade corporativa por meio do controle de ponto via aplicativo.

  1.  Compromisso com as leis trabalhistas vigentes 

O uso de aplicativos para registro de ponto é autorizado pelo Ministério do Trabalho, de acordo com a Portaria 373 de 2011, que regulariza os meios de controle de ponto alternativos. 

De acordo com o artigo 74, § 2 º da CLT, em todos os estabelecimentos com o número de funcionários superior a 10, o controle de ponto é obrigatório e pode ser feito por um dos três meios a seguir: ponto manual, ponto mecânico ou ponto eletrônico.

Em 2019, a Reforma Trabalhista incluiu a medida provisória 801, que hoje é lei (Lei 13.874, aprovada em Setembro de 2019). Um desses pontos alterava a obrigatoriedade do registro para empresas com o número de funcionários acima de 20. 

Assim, o aplicativo para controle de ponto deve seguir os requisitos obrigatórios, como:

  • garantir que o sistema não tenha nenhuma restrição à marcação do ponto;
  • garantir a autonomia do colaborador no registro do ponto e não fazer registros automáticos;
  • preservar o acesso do colaborador à marcação de hora extra sem autorização prévia do gestor;
  • sob hipótese alguma alterar ou eliminar dados registrados pelo colaborador, garantindo assim a confiabilidade dos dados fornecidos.
  1.  Controle total sobre a jornada de trabalho

De acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), a jornada deve durar oito horas no máximo. Além disso, só são permitidas duas horas extras no máximo. Em casos extremos, quatro horas extras são aceitas mediante autorização do superior. 

Utilizando o controle de ponto via aplicativo, tanto funcionários quanto gestores têm dados em tempo real das horas trabalhadas e podem fazer a administração dessas horas de modo a não exceder o limite autorizado por lei.

  1.  Administração eficiente das tarefas

Com o controle de horas trabalhadas em mãos, o colaborador e o seu superior podem analisar a razão entre carga horária diária e entregas, identificando gargalos e buscando o melhor aproveitamento possível do seu tempo.

Dessa forma, as metas e os projetos podem ser ajustados enquanto são executados, garantindo um melhor resultado ao fim do período estipulado. Além disso, o RH pode extrair relatórios com dados estratégicos para aprimorar os processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de um plano de carreira. 

  1. Prevenção de doenças ocupacionais

Um controle de ponto eficaz demonstra com fidelidade as horas trabalhadas pelos funcionários. Com esses dados em mãos, a gestão pode identificar com facilidade aqueles colaboradores que estão trabalhando além das horas previstas ou que estejam sobrecarregados e podem, eventualmente, resultar em doenças ocupacionais e danos à saúde mental. 

Além do risco para a saúde do colaborador, a empresa pode acabar também perdendo funcionários valiosos, pois a busca por uma rotina que acolha os cuidados com a saúde mental é hoje um dos principais motivos para turnover nas organizações.

  1.  Confiabilidade e segurança da informação

O controle de ponto via aplicativo garante a precisão das informações, estimula a relação de confiança entre funcionário e empregador, além de garantir um meio seguro para a transmissão dessas informações. 

Por sua vez, o controle de ponto manual ou cartográfico apresenta risco de extravio, enquanto a gestão online de ponto proporciona a troca em tempo real de informações num ambiente 100% seguro.

  1.  Agilidade no fechamento de folha

Como a troca de informações ocorre em tempo real, a pessoa responsável pelo fechamento de folha não precisa se preocupar com aquela papelada, inúmeros dados, correr atrás de informações faltantes… nada disso!

Todas as informações estão disponíveis no aplicativo. Além disso, com uma integração simples entre ferramenta de folha de pagamento e o software de controle de ponto, essa atividade pode ser finalizada em poucos cliques, de maneira otimizada e segura.

  1. Relação custo-benefício

O controle de ponto por aplicativo é uma opção financeiramente viável, pois a assinatura varia de acordo com o número de funcionários da empresa. Assim, é possível administrar os gastos à medida que o negócio cresce, sem valores exorbitantes desnecessários. 

Além disso, o sistema não requer instalação, pois o seu funcionamento é 100% online, e quanto mais colaboradores registrados, mais barato fica o plano. 

Dessa forma, o orçamento da sua empresa não fica totalmente comprometido com gastos homéricos e se mantém disponível para outros investimentos igualmente importantes, como aumento da equipe, captação de clientes, infraestrutura e benefícios para funcionários. 

Como mostramos aqui neste artigo, as vantagens para a adoção de um controle de ponto via aplicativo são várias.

Agora cabe a você e à sua empresa darem mais esse passo na direção da mobilidade corporativa e garantir que sua equipe usufrua das melhores ferramentas disponíveis no mercado, otimizando processos e trazendo o futuro para dentro da sua rotina.

Este artigo foi produzido pelo Tangerino, solução de controle de ponto digital e gestão da jornada de trabalho. O aplicativo permite que os colaboradores façam o registro da jornada de trabalho usando apenas um celular, tablet ou computador e oferece diversas facilidades que transformam o RH em uma área estratégica.

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