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11 fevereiro 2020  |  Por Vinicius Melo

Do conceito aos benefícios, conheça a consumerização e descubra como aplicá-la em sua empresa

Consumerização: a utilização dos dispositivos móveis dentro das empresas

Utilizar a internet profissionalmente e socialmente é mais do que comum nos dias de hoje. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), em 2018, 126,9 milhões de pessoas utilizaram internet regularmente no Brasil. 

O estudo, divulgado em agosto de 2019, apontou ainda que, deste número, 97% dos brasileiros acessaram a internet pelo celular. Em contrapartida, o computador, ferramenta de trabalho comum em empresas, foi utilizado por 43% dos entrevistados.

A pesquisa reúne dados sobre a conexão na internet nas residências do Brasil e levou em consideração os últimos três meses que antecederam a finalização da mesma.

A quase totalidade de brasileiros que utilizam o celular para acessar a internet só reforça o quanto o dispositivo móvel, neste caso específico o celular, é importante na vida do brasileiro. Por esse e outros motivos, a consumerização emergiu no contexto corporativo brasileiro e se tornou um tema que você deve ficar por dentro!

 

O que é consumerização?

Consumerização é o termo que designa a utilização de dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks, etc) no ambiente de trabalho para fins corporativos. Entre os especialistas da área, há quem defenda que o dispositivo pessoal, utilizado com finalidade corporativa, também se encaixa neste conceito.

Contudo, há quem diga que o termo se refere somente aos dispositivos fornecidos pela empresa, tratando a utilização do dispositivo pessoal como Bring Your Own Device, uma definição específica.

 

Benefícios da consumerização

Detalhes à parte, a consumerização é uma tendência das gerações atuais que traz diversos benefícios às empresas e aos funcionários. Vamos ver alguns:

  • Mobilidade: por se tratarem de aparelhos leves e de fácil transporte, os dispositivos podem ser utilizados pelos funcionários em diversos lugares e em qualquer momento. Com isso, os documentos da empresa se tornam facilmente acessíveis e urgências podem rapidamente ser resolvidas.
  • Aumento da produtividade: o acesso rápido aos documentos da empresa, armazenados em nuvem, faz com que os funcionários aumentem a produtividade, já que eles não precisam, necessariamente, estar na empresa para trabalhar. 
  • Economia de recursos: a mobilidade proporcionada pelos aparelhos também pode poupar recursos da empresa. Em uma reunião, por exemplo, os funcionários de unidades distintas conseguem se comunicar por vídeo chamada, o que economiza tempo e recursos no deslocamento.

 

Como aplicar a consumerização em sua empresa

Não basta só comprar aparelhos móveis ou incentivar os funcionários a trazerem os seus de casa. Para implementar a consumerização na sua empresa, é necessário que os setores estejam alinhados e que a política de uso dos dispositivos seja disseminada.

O departamento de T.I, em especial, tem um papel fundamental na consumerização, pois será responsável pela segurança, pelo monitoramento de atualizações, pela fiscalização e pelo investimento na infraestrutura.

A consumerização se junta à outras novidades que surgiram neste século. Nele, emergem em meio às empresas diversas inovações tecnológicas, algumas das quais tratamos sobre em nosso blog. Que tal dar uma olhada?

 

Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:

Big Data e Small Data: definições e como utilizar em sua empresa
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