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30 agosto 2021 | Por Victor Barboza
Customer Success e suas tendências para o atendimento digital
Fique por dentro das principais tendências do Customer Success e veja como essa estratégia pode impactar o seu negócio.

Certamente você já ouviu falar sobre o sucesso do cliente, não é mesmo? Também chamado de “Customer Success”, esta metodologia costuma ser amplamente abordada dentro das empresas, afinal, gestores de diferentes segmentos já perceberam que a atração, o encantamento e a fidelização de clientes vai muito além da qualidade do produto.
Nesse momento do mercado, onde o perfil do consumidor passa por constantes mudanças, aplicar práticas e estratégias de Customer Success pode trazer excelentes resultados. Esse método diz respeito a um conjunto de práticas com o intuito de potencializar a retenção de consumidores.
Como este assunto está constantemente em pauta nas organizações, criamos este conteúdo para falar sobre suas principais tendências para o mercado.
Continue a leitura e saiba mais sobre Customer Success.

O que é Customer Success?
Customer Success ou “sucesso do cliente” é uma metodologia voltada para otimização de todo o processo de entrega de valor aos consumidores. Criado por empresas de SaaS (Software as a service), podemos dizer que o sucesso do cliente é uma evolução do pós-venda tradicional, com o intuito de trazer plena satisfação ao cliente em relação ao produto ou serviço obtido.
O impacto dessa estratégia, quando aplicada com eficiência, pode ser tão relevante que o cliente se torna um defensor da marca ou empresa. Nesse caso, para que isso aconteça, é preciso entender que o Customer Success vai além de simplesmente tirar dúvidas dos clientes e entregar materiais sobre as melhores maneiras de usufruir dos produtos e serviços adquiridos.
Na prática, o sucesso do cliente pode ser explorado a partir de um profissional ou setor empenhado, de maneira ativa, para pensar soluções que melhorem a experiência e os resultados do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa.
Quer saber mais sobre os benefícios do Customer Success? Publicamos um podcast muito bom sobre o assunto. Clique aqui para ouvir.
Principais tendências de Customer Success
O atual momento do mercado, com algumas mudanças devido aos impactos da pandemia, ressalta a importância das empresas investirem em Customer Success no atendimento digital. Nesse contexto, algumas tendências se consolidaram ainda mais. Conheça algumas das principais.
Análises preditivas
Essa aplicação permite fazer análises que identificam potenciais eventos futuros. Esta prática se tornou tendência devido ao intenso uso de estatísticas e algoritmos nas empresas.
Basicamente, a análise preditiva consiste na previsão realizada por meio de dados históricos, com o intuito de entender o cenário e antecipar acontecimentos envolvendo o negócio. Essa tendência também envolve o machine learning.
Humanização com foco no cliente
É verdade que softwares e soluções digitais agilizam muito o atendimento ao cliente, entretanto, é sempre importante ter uma equipe humana à espera para humanizar a solução de problemas. Para que isso traga resultados ainda melhores, é preciso treinar o time e prepará-los para lidar com diferentes situações e problemas. Ou seja, é preciso ir além das “frases prontas” e fazer o cliente se sentir compreendido.
Integração de dados
Outra tendência relevante no mercado é a integração de dados, bastante impulsionada pela transformação digital dos negócios. Ela permite centralizar os dados em um único local, de forma organizada e otimizada, dando um conhecimento maior sobre o cliente, histórico de atendimentos, preferências, entre outras informações relevantes para melhorar o processo e garantir a satisfação do consumidor.
Business Intelligence
Além de contar com dados para nortear suas estratégias de atendimento e tomada de decisão, é importante garantir que os mesmos possam ser organizados e acessados com facilidade. Isso dará agilidade aos processos que envolvem os clientes.
Por isso, o Business Intelligence se tornou uma solução bastante eficiente, visto que essa tendência traz ferramentas capazes de otimizar a forma como os colaboradores trabalham com as informações.
Enfim, além de tudo isso, é muito importante estar atento às novas tecnologias e tendências do mercado. Afinal, o sucesso do cliente está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio. Por isso, otimizar qualquer processo que envolva o consumidor será uma ação de impacto valiosa.
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