Conteúdos
13 julho 2017 | Por Julia Drumond
Dicas de fotos para a sua loja virtual!
Um dos principais elementos das lojas virtuais são as fotos dos produtos e, por isso mesmo, devem ser atraentes e de qualidade. Pensando nisso, elaboramos esse pequeno guia de como tirar fotos de qualidade, pode ser com uma câmera profissional ou um celular, o que importa é: atraia o cliente para finalizar a compra.

Quer criar um e-commerce e colocar sua loja online? O que você precisa é criar um site atrativo, intuitivo e fotos de qualidade dos seus produtos. Afinal, segundo a nova pesquisa do Conversion, 80% dos consumidores digitais valorizam boas fotos.
Sendo assim, técnicas de fotografia são essenciais para valorizar os seus produtos. E, mesmo que você contrate um fotógrafo, é fundamental ter noção básica do que deve ser mostrado, para que o resultado seja exatamente como deseja e atraia clientes.
Por isso, leia atentamente as dicas abaixo e garanta fotos boas dos seus produtos.
#Dica 1: Qualidade em primeiro lugar
Não é necessário ser especialista para perceber quando a imagem está com baixa qualidade ou tremida. Quando a imagem está ruim, a chance do seu cliente sair do site sem dar real atenção é grande, pois transmite uma imagem não profissional.
Por isso, quando for tirar a foto evite aparelhos com baixa qualidade. Mesmo certos celulares já possuem uma quantidade satisfatória de mega pixels, além de permitirem que você trabalhe com o foco e tire fotos que foquem no seu produto e desfoque o fundo, por exemplo. Assim, não utilize câmeras de baixa resolução (como a câmera frontal de celulares) e coloque o produto em uma iluminação adequada.
#Dica 2: Iluminação
A iluminação é a melhor amiga ou a pior inimiga de uma foto. Fotografar um produto é mais técnica do que arte, afinal, apesar de fotos criativas ajudarem a vender, alguns elementos fundamentais sempre precisarão aparecer. É fundamental que você apresente o produto em sua loja em pelo menos três ângulos, por exemplo.
Por isso, tirar fotos em um estúdio ou em um ambiente bem iluminado e branco é a melhor pedida para fotografia de produtos. E desligue o flash, ele estraga grande parte das fotos, se não tiver uma boa iluminação artificial, prefira fotografar durante o dia com luz natural.
#Dica 3: Invista em estabilidade
Use um tripé e o timer para que não exista a possibilidade de tremer ao segurar a câmera e deixar a imagem borrada. O tripé garante estabilidade para a câmera ao tirar a foto e, em conjunto ao timer da câmera, elimina a trepidação, aumentando a nitidez. Caso você não possua uma câmera semi profissional ou DSLR, e for usar o smartphone, compre um tripé próprio ou coloque-o sobre um objeto bem firme.
#Dica 4: Composições dos produtos
Crie fotos atraentes com composições. Tire fotos do produto próximo de algum item, para ajudar as pessoas a relacioná-lo de uma forma mais humanizada. Exemplo: se for tirar fotos de bolsas, mostre-as nos braços ou mãos de alguém. Porém, tenha certeza de que o produto que você está vendendo está em destaque em relação ao resto da composição, para que ambos não disputem a atenção e desviem o olhar do cliente do foco. Faça testes e se divirta, mas lembre-se sempre que criar algo humanizado, que se aproxime do seu público alvo.
#Dica 5: Não esqueça de editar
Tirar uma boa foto ajuda bastante, porém não se esqueça que depois da fotografia vêm os retoques. Ajuste, tenha certeza se o ângulo está bom, coloque iluminação se for necessário, corte se o enquadramento não estiver bom etc. Também fique atento para o tamanho das fotos, pois na hora de postar é importante que todas tenham mais ou menos as mesmas dimensões.
Para realizar essas edições simples, basta baixar um aplicativo ideal para isso. No celular existem vários, como o Lumyer, Photo Editor, Adobe Photoshop. No computador também existem vários programas simples, como o Picasa. Fique atento e mantenha sempre uma boa qualidade das suas imagens no e-commerce.
Gostou das nossas dicas? Veja também o infográfico de “Porque fazer um e-commerce”.