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1 julho 2020 | Por Victor Barboza
E-commerce: oportunidade mesmo em meio a pandemia
Já não é mais novidade que a pandemia de COVID-19 trouxe prejuízos e desafios para muita gente, especialmente para empreendedores. Porém, mesmo em meio a crise, o e-commerce brasileiro segue crescendo significamente.

As dificuldades causadas pelo novo coronavírus fizeram com que muitos empreendedores buscassem novas alternativas e olhassem de maneira diferente para seus negócios. Tudo isso para não perderem vendas.
A princípio já era esperado que, com o isolamento social e com os consumidores fazendo compras online, muitas oportunidades inevitavelmente apareceriam através da internet.
Para termos uma ideia da dimensão disso, de acordo com o Compre&Confie, o varejo digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, resultando em um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dessa forma, preparamos este conteúdo para te colocar por dentro do atual cenário do e-commerce brasileiro e de suas tendências. Continue a leitura e fique por dentro.
Mudança no hábito dos consumidores
Após decretos estaduais e municipais manterem serviços considerados não essenciais fechados, por conta da pandemia, muitos consumidores se sentiram obrigados a realizarem compras online.
Para entender o comportamento dos consumidores em meio ao isolamento social, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), observou um crescimento médio de 30% no setor, segundo dados obtidos pelo jornal Estado de São Paulo. De acordo com o presidente da associação, Maurício Salvador, algumas lojas relataram terem obtido um crescimento de até 180% em setores como saúde e alimentação.
É importante considerar o fato que as pessoas estão buscando bens de consumo rápido e por passarem um longo período de tempo na internet, acabam optando pela praticidade. Ou seja, as lojas virtuais continuam sendo vistas com bons olhos pelos consumidores.
Cenário atual do e-commerce brasileiro
É mais fácil ver o cenário atual do e-commerce brasileiro quando olhamos para o setor de saúde. Um estudo da Ebit Nielsen mostra que a categoria álcool em gel, por exemplo, chegou a representar 9% do faturamento total de saúde no e-commerce, no dia 16 de março. Normalmente, antes da pandemia, o item não representava nem 1% das vendas online do segmento.
Com a prevenção contra a disseminação do novo coronavírus, já era esperado que o setor de saúde e alimentos ganhassem maior destaque nos índices do e-commerce. Nesse período, por exemplo, houve aumento no volume de compras online de produtos como termômetros (45%), desinfetantes (14%), fraldas (26%), papinhas (51%) e lenços umedecidos (10%).

Já dados da ABComm, mostram que algumas lojas virtuais registraram crescimento de mais de 180% em transações nas categorias de alimentos, bebidas, beleza e saúde.
Dificuldades encontradas pelos consumidores
O que tem se visto é que cada vez mais compradores tradicionais estão recorrendo ao e-commerce e assim conhecendo vantagens e benefícios de comprar em uma loja virtual. Em alguns segmentos, esta é uma excelente oportunidade para expandir o negócio digital e fidelizar clientes. Porém, é preciso garantir que o empreendimento realmente consiga atender as necessidades do consumidor.
Com uma quantidade cada vez maior de compras sendo feitas pela internet, é normal que a competitividade aumente no mercado online. Sai na frente as empresas que conseguem entregar a melhor experiência de compra ao cliente e isso envolve evitar alguns problemas.
Um estudo americano divulgado pelo Retail System Research, em março deste ano, por exemplo, apontou que o e-commerce no Estados Unidos já sofre com alguns efeitos precoces do COVID-19. A pesquisa apontou as principais causas que atrapalham o processo de compras no ambiente virtual durante a crise. São eles:
- 81% dos entrevistados disseram que estoques indisponíveis seriam um problema;
- 43% mencionaram a falta de opções de frete grátis;
- 38% apontaram que a maior dificuldade seria por conta da lentidão no carregamento dos sites.
Como aproveitar os benefícios do e-commerce
Esses dados nos deixam atentos sobre a necessidade de garantir que os compradores tenham a melhor experiência possível no e-commerce. Isso reforça ainda mais a necessidade de contar com uma solução digital que seja de fato eficiente.
Empresas de todos os segmentos estão se desdobrando para contornar a crise e encontrar novas alternativas de sobrevivência e crescimento. Soluções digitais sob demanda têm entregado resultados importantes para esses negócios, seja na automatização das atividades, no suporte de especialistas, ou na entrega de uma boa estrutura digital.
Com uma plataforma eficiente, prática, e com funcionalidades essenciais para gestão do negócio virtual, ficará mais fácil manter um alto padrão de qualidade frente ao mercado e garantir a satisfação dos consumidores.
Nesse período, soluções digitais que facilitam a gestão dos processos da empresa ou no desempenho do e-commerce são recomendados por garantirem maior qualidade e eficiência..
Ficou interessado no assunto? Conheça mais sobre dicas e soluções que podem alavancar seu e-commerce durante e após a pandemia.
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