Conteúdos

21 dezembro 2020  |  Por Victor Barboza

Conheça recursos e soluções que podem engajar colaboradores em treinamentos corporativos à distância.

Um dos principais indicadores da educação corporativa é a mudança no comportamento e na eficiência de colaboradores que participam de treinamentos. Para garantir isso é fundamental superar um grande obstáculo: engajar os participantes.

Na educação corporativa a distância, método que vem crescendo cada vez mais, é essencial utilizar soluções e técnicas de engajamento. Afinal, manter os alunos envolvidos e comprometidos com um curso longe de espaços físicos, como salas de aulas presenciais, é um desafio e tanto.

A verdade é que no ensino a distância, tudo é realizado de maneira muito autônoma, diferente das aulas presenciais. Por isso, é importante que o estudante esteja constantemente interessado pelo conteúdo aplicado e pelos processos de aprendizagem estabelecidos.

Adotar estratégias para manter seus colaboradores conectados e engajados em treinamentos corporativos pode ser um diferencial no desenvolvimento de suas equipes de trabalho e consequentemente do seu negócio. Veja as dicas que listamos abaixo:

1 – Prepare um conteúdo relevante e interessante

Antes de qualquer coisa, é de suma importância garantir que o material que será disponibilizado esteja relevante e interessante. Vale pensar naquilo que realmente agregará valor ao profissional e no que irá contribuir para o aperfeiçoamento de suas competências como um todo.

Sendo assim, antes mesmo de criar o conteúdo, separe um tempo para estudar seu público, o perfil de cada colaborador participante, estabelecer objetivos, entender quais pontos precisam ser melhorados, e etc. Preparar um material que esteja coerente com os as necessidades da empresa e do profissional será crucial para garantir a efetividade do treinamento. Além disso, lembre-se de manter tudo muito bem atualizado.

2 – Incentive o trabalho em equipe

Para uma empresa funcionar corretamente, é preciso que todos os setores e departamentos trabalhem juntos e funcionem com sinergia. Essa cultura colaborativa pode começar a ser desenvolvida durante atividades e treinamentos. Dessa forma, incentivar o trabalho em equipe durante o curso irá engajar os colabores e prepará-los para o dia a dia da organização.

Caso sua empresa esteja utilizando uma plataforma EAD com ferramentas que possibilitam interação a distância entre os usuários, você pode propor a realização de atividades em conjunto, envolvendo pessoas de áreas diferentes. Essa troca de informações e de experiência ajudará os colaboradores a ficarem cada vez mais motivados com o aprendizado.

3 – Gamificação na educação corporativa

Outra estratégia eficiente no engajamento de colaboradores é a gamificação. Esta metodologia consiste no uso da lógica dos games para envolver os participantes em práticas que simulam a realidade da empresa ou exploram a competitividade e o sentimento de conquista.

É possível, por exemplo estimular os colaboradores participantes com a distribuição de recompensas, prêmios por performance, sistema de pontuações, entre outras forma de valorizar seus esforços.  

Criando uma competição saudável entre os alunos, é possível estabelecer um ambiente, mesmo que virtual, interativo e autônomo. Vale lembrar que algumas plataformas LMS possuem funcionalidades incríveis de gamificação.

4 – Invista em interatividade e comunicação

Caso você ofereça um treinamento unidirecional, engessado, onde o colaborador é um receptor e não um participante, é bem provável que os alunos não se envolvam ou se interessem pelo conteúdo das aulas. O profissional se sente muito mais motivado quando pode aprender junto com os outros e interagir diante de dúvidas e até mesmo fazer observações.

Por isso, invista na interatividade e na comunicação tanto entre os alunos quanto com os supervisores. Algumas soluções digitais para o gerenciamento de aprendizagem possibilitam diferentes alternativas para isso, como chats, videoconferências, criação de fóruns, entre outros recursos.

Colocando essa dica em prática, você estará dando um excelente passo para que os participantes se mantenham engajados e interessados no conteúdo. Afinal, todos poderão conversar sobre as aulas e compartilhar experiências individuais uns com os outros. Isso enriquecerá o aprendizado de cada um.

5 – Diversidade no material

Para que a aprendizagem dos alunos seja mais agradável e atrativa, é importante que os materiais disponibilizados sejam divididos em diferentes tipos de formatos. Você pode compartilhar, por exemplo, conteúdos em vídeos, podcasts, apresentações, e-books, imagens, infográficos e etc.

Por isso, contar com uma tecnologia que viabilize essa variedade na disponibilização do conteúdo é tão importante. Dessa forma, o aluno não se sente cansado e consegue manter o nível de concentração no conteúdo. 

Enfim, vamos confessar, né? Essa dica deixará o seu treinamento a distância muito mais rico e agradável. Esses são pontos fundamentais para engajar os colaboradores.

Bônus – Agilidade e flexibilidade na educação corporativa

Usando a tecnologia como aliada nos treinamentos corporativos, você poderá oferecer mais agilidade e flexibilidade para tutores e alunos. A ideia de desenvolver uma plataforma própria para o gerenciamento do curso dará aos usuários a chance de escolherem em quais horários e locais estudar.

Além disso, toda comunicação realizada a distância, assim como a realização de provas, avaliações, feedbacks e respostas poderão ser feitas de forma prática e rápida. Isso dá ao gestor mais agilidade para responder às necessidades dos alunos e mantê-los engajados no treinamento.

Viu como não é tão difícil engajar seus colaboradores dentro da sua estratégia de ensino a distância? Colocando essas dicas em prática, você garante melhorias que vão além do engajamento dos alunos. Até porque, deixando seus cursos mais efetivos, certamente você contará com profissionais mais preparados, produtivos e eficientes.
Aproveite a oportunidade para se inscrever agora mesmo em nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre metodologias de trabalho, inovações e tecnologias.

Agora, se deseja saber onde e como implementar uma plataforma digital para otimização do seu treinamento, clique aqui e converse com um de nossos especialistas.

Postagens
Relacionadas