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26 agosto 2019 | Por Guia de Investimento
Entenda a importância do marketing digital para seu negócio
A nível mundial, muitas empresas estão se aproximando e caminhando para meios mais sustentáveis de marketing e de publicidade. Por isso, o marketing digital vem se destacando pela sua importância, sendo uma excelente alternativa de investimento e trazendo ótimos resultados.

O marketing digital vai muito além da marca ou da publicidade excessiva, tornando possível uma maior comunicação com os clientes através das redes sociais, de sites e de outros tipos de canais virtuais. Com isso, é possível atingir metas cada vez maiores e estar sempre à frente das empresas concorrentes.
Por que é importante conhecer sobre marketing digital?
O marketing digital é uma ferramenta muito necessária para alcançar cada vez maiores resultados para a empresa, de modo a se tornar um assunto de importante destaque numa rotina comercial.
Por isso, o conhecimento sobre marketing digital deve ser adquirido por diversos profissionais, tais como:
- Donos de empresas;
- Empreendedores individuais;
- Profissionais liberais;
- Estudantes de marketing e publicidade;
- E por quem mais se interesse pelo assunto.
Independentemente se o ramo da empresa é de locação de andaimes ou de venda de bolos decorados, o marketing digital é indicado para os mais diferentes tipos de segmentos, dispondo de elementos importantes para a comunicação com o público interessado e com seus clientes.
Por isso, muitas das pequenas, médias ou grandes empresas migraram também para o mundo virtual, disponibilizando seus produtos e serviços para um número cada vez maior de pessoas. A facilidade do comércio on-line trouxe aumento de vendas e maiores lucros para um grande número de negócios, tornando essencial o aprofundamento no universo do marketing virtual.
O que é o Marketing Digital?
Toda empresa possui um segmento específico como, por exemplo, uma empresa de tradução simultânea. Essa empresa possui um público-alvo que é consumidora de serviços de tradução, seja para palestras ou seja para eventos empresariais. Muitas buscas realizadas pelos serviços prestados pela empresa de tradução são feitas na internet, de modo que é importante manter sempre ativo um canal de comunicação, tal como uma página de rede social ou site próprio.
A produção constante de conteúdo relacionado a traduções, publicações interessantes com dicas ou curiosidades e a disponibilidade de informações são a base de sucesso do marketing digital, alcançando o interesse de pessoas que necessitam de serviços de tradução simultânea sp. Esse contato com o público-alvo é importante para manter a empresa sempre em evidência no universo virtual.
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital é uma ferramenta capaz de construir uma boa reputação para um negócio, além de permitir sua expansão e manter em evidência a sua marca.
Isso tudo é construído com elementos importantes, tais como:
- Avaliação de clientes;
- Oferecimento de descontos;
- Comentários positivos;
- Atenção e atendimento virtual;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Entre outros.
A boa reputação de uma empresa nas redes sociais é um dos caminhos mais buscados pelo público antes da aquisição ou contratação de um serviço. Seja para a compra de um disco diamantado ou para a contratação de serviços de fotografia, os depoimentos postados por pessoas que tiveram contato direto com a empresa influenciam no crescimento de um negócio e, por isso, o marketing digital vem ganhando cada vez mais importância.
Além disso, o marketing digital comporta propagandas diversas nas redes sociais, com diferentes tipos de estratégias para alcançar grande número de usuários.
Marketing digital no dia a dia
O marketing digital está cada dia mais presente na rotina das pessoas. Não apenas para os públicos nativos digitais, mas também para aqueles que não utilizavam smartphones e outras tecnologias para adquirir produtos.
Muitos serviços, que antes eram mais burocráticos, hoje são simplificados com o uso de ferramentas online, desde aplicativos comuns até serviços remotos.
As diferentes redes sociais buscam desenvolver cada vez mais ferramentas para otimizar processos aos usuários e aos empresários, conectando essas pessoas de modo mais eficiente.
Um dos recursos mais conhecidos é o uso de hashtags, que é composto pelo sinal “#” juntamente com a escrita de uma palavra ou expressão que auxilia no encontro de um item. Assim, quando um cliente busca por um determinado produto ou assunto em suas redes sociais, como uma boia elétrica, por exemplo, é possível encontrar a postagem de empresas que utilizam do recurso da hashtag para promover seus produtos.
Algumas publicações possuem maneiras de impulsionar sua visibilidade, com o pagamento de taxas para realizar o anúncio. Desse modo, durante o acesso de uma pessoa em sua rede social, podem surgir banners ou fotos que contenham propaganda de diferentes produtos, tal como um motor para portão basculante. Mesmo que esse não seja exatamente o produto que a pessoa esteja buscando, o anúncio pode atrair sua atenção para a página da empresa, que deve fornecer um visual atrativo, informações interessantes e conteúdo de qualidade, fazendo com que o cliente queira saber mais e conhecer outros tipos de produtos de uma empresa especializada em motor hidráulico.
Nesse cenário, independentemente do segmento em que a empresa atua, o investimento em marketing digital certamente fará com que o cliente se interesse e acesse de maneira rápida e constante o seu conteúdo, estando assim sempre visível.
Marketing digital para pequenos negócios
O marketing digital também funciona para pequenos negócios, com ferramentas que só essa modalidade pode oferecer.
A visibilidade de uma empresa nas redes sociais pode atingir diversos tipos de públicos, com anúncios direcionados para determinados grupos ou pessoas. Assim, é possível escolher modalidades de anúncios que atinjam exigências tais como:
- Público feminino ou masculino;
- Faixa etária;
- Região;
- Interesses pessoais;
- E outros tipos de características.
Por isso, mesmo que a atuação de uma empresa seja apenas para a região próxima do seu endereço comercial, como pode ocorrer em casos de negócios de fundição de alumínio ou de serviços de pintura, é possível configurar um anúncio para que apenas as pessoas próximas da sua região visualizem essa divulgação. Desse modo, é possível atender com agilidade os clientes próximos do local, interessados na contratação da empresa.
Marketing digital e pagamentos virtuais
Os benefícios da tecnologia são colhidos por todos, proporcionando agilidade e facilidade nas compras e também nos pagamentos virtuais.
Por isso, muitos restaurantes e lanchonetes também acabaram por aderir ao marketing digital, deixando de lado outros tipos de publicidade mais antiquados.
O surgimento de aplicativos de delivery, que conecta restaurantes a clientes, colaborou muito para esse mercado, fazendo com que todo esse processo fosse realizado em um único local. Nestes aplicativos, o cliente seleciona o alimento que deseja consumir, em listas e categorias que filtram seus interesses, e realiza o pedido pelo próprio aplicativo, sem necessidade de telefonemas. Além disso, o pagamento também pode ser virtual, com o uso de cartões de crédito. Quando ocorre a confirmação do pedido, o restaurante recebe os dados e a confirmação de pagamento da encomenda, enviando a mercadoria por um entregador e concluindo o processo do pedido.
Alguns aplicativos ainda oferecem parcerias e disponibilização de espaço para anúncios, atraindo maior número de pedidos para o comércio.
Ferramentas essenciais de marketing digital
O marketing digital disponibiliza algumas ferramentas essenciais para contato direto com o público, de modo a deixar a empresa em constante evidência. Por isso, um dos tipos mais comuns de comunicação com o público é o e-mail.
E-mails com conteúdo informativo direcionado são boas opções, trazendo informações e mais conhecimento ao público leitor. Independentemente de o segmento da empresa ser de cobertura metálica ou ser de investimentos, a comunicação com o cliente desperta sua memória, além de estimular seu desejo por adquirir produtos.
Comunicadores instantâneos também são fundamentais para uma empresa que deseja se manter atualizada. A facilitação da comunicação com o cliente gera satisfação, de modo que um bom atendimento fideliza o comprador, fazendo com que a empresa seja indicada pelos seus clientes também em encontros sociais.
A página de uma rede social é o canal de contato direto com o cliente, possibilitando bons comentários e a divulgação de novidades e de conteúdos relacionados aos serviços oferecidos. A interação do público também é capaz de gerar a divulgação da página, com curtidas ou compartilhamento de postagens.
Assim, mais do que um detalhe, o marketing digital nas diferentes ferramentas disponíveis garante a maior visibilidade de um negócio, tornando uma empresa mais humana e acessível para o seu público-alvo.
A importância do marketing digital é muito maior do que uma atualização de modelo de negócio. Atualmente, as pessoas utilizam de meios digitais para grande parte de suas necessidades diárias, fazendo quase tudo por meio da internet. Por isso, é fundamental aprender os conceitos básicos e avançados de marketing digital, garantindo assim um maior número de clientes e de serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.