Conteúdos
9 fevereiro 2022 | Por Victor Barboza
Fábrica de softwares e alocação de squads: qual a solução ideal para o seu projeto?
Conheça os serviços de uma fábrica de softwares e entenda como a alocação de squads pode ajudar no desenvolvimento do seu projeto.

Se você deseja construir softwares customizados para o seu negócio, certamente já pensou em terceirizar o desenvolvimento junto a uma fábrica de software, não é mesmo?
Uma fábrica de software é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções digitais, entretanto, existem ainda outras formas de construir seu produto digital sem precisar se aventurar no mercado atrás de desenvolvedores experientes. Uma dessas formas é a alocação de squads.
Quando você contrata uma fábrica de software, você usufrui de toda a sua expertise e maturidade tecnológica. Nesse modelo, ao tirar a sua ideia do papel, você passa o bastão para que especialistas executem as fases do projeto.
Já na alocação de squad, como o próprio nome sugere, você conta com um time de desenvolvedores de forma temporária. Dessa forma, você terá um time ágil focado exclusivamente no seu projeto. Incrível, não é mesmo? Porém, é preciso saber se este é realmente o cenário da sua empresa.
Se o assunto parecer complicado, não se preocupe! Separe alguns minutinhos e continue a leitura para que você entenda melhor sobre como fábricas de software e squads ágeis de desenvolvimento funcionam na prática.
O que é uma fábrica de softwares?
O termo “fábrica”, cada vez mais usado no mercado de tecnologia, faz analogia a velocidade e produtividade da indústria, onde metodologias e processos são estruturados para desenvolverem os melhores produtos. Ou seja, como falamos anteriormente, uma fábrica de softwares é uma empresa especializada na construção de soluções digitais e manutenção de sistemas ou aplicações web e mobile.
Vamos entender melhor pensando de forma prática? Imagine, por exemplo, que você possui uma fazenda voltada para produção de leite. Nesse caso, certamente você precisará controlar inúmeros processos, funcionários, estoque de insumos, animais, vacinas, além da própria produção, não é mesmo?
Daí você e sua equipe resolvem abrir mão dos papéis e planilhas em busca de maior agilidade e praticidade nesse controle, e decidem investir na criação de um aplicativo para centralizar todo esse gerenciamento.
Chegando nesse ponto do problema, como é que você montaria uma equipe de desenvolvedores capazes de criar tal solução? Difícil, não é mesmo? Afinal, recorrer a uma fábrica é mais fácil e mais seguro do que se aventurar.
Imagine agora outra situação em que você decida criar uma plataforma avançada. Nesse caso, o mais provável é que você contrate um programador e depois sinta a necessidade de contratar outra pessoa com conhecimento em outras tecnologias específicas.
Após recrutar programadores atrás de programadores, você também verá na prática que esses profissionais precisam ser orientados e gerenciados. Enfim, quanto tempo você imagina que leva para fazer tudo isso? Qual o seu nível de conhecimento sobre projetos de TI e programação para supervisionar e gerenciar o trabalho desses especialistas?
Observe a iZap Softworks, por exemplo. Aqui, além de termos uma equipe madura tecnologicamente, nosso time é altamente qualificado e possui a expertise necessária para garantir que de fato o seu projeto atinja os objetivos esperados. Além disso, temos uma cultura interna de inovação, métodos ágeis bem definidos e um ecossistema propício para criação de soluções. Por isso, cada vez mais empresas nos procuram na hora de desenvolverem seus softwares.
Em alguns cenários e empresas (em organizações mais maduras tecnologicamente), a alocação de squads também pode ser uma solução. Entenda agora mesmo como este modelo funciona na prática.
O que é alocação de squads?
A alocação de squad é o mesmo que alocar um time de desenvolvimento somente com os especialistas necessários para o projeto por tempo determinado. Ou seja, um squad de desenvolvimento é um braço tecnológico ou mão de obra para empresas que já possuem estrutura para desenvolvimento de soluções digitais.
Se sua empresa já possui maturidade tecnológica e expertise no assunto, mas sofre com a escassez de desenvolvedores qualificados, a alocação de squads pode ser uma excelente alternativa. Afinal, imagine, por exemplo, quanto tempo levaria para contratar, engajar e treinar mão de obra especializada nas tecnologias usadas em seus projetos?
A alocação de squads, ou desenvolvedores, é feita pelas fábricas de softwares, ou “softwares houses”. Ou seja, além de desenvolverem soluções tecnológicas, essas empresas também costumam alocar desenvolvedores para outros projetos.
Um ponto positivo aqui é que a empresa que recebe a dedicação desse squad não precisa lidar com os enormes desafios do recrutamento de softwares. Aqui na iZap, por exemplo, os especialistas são recrutados de forma criteriosa, compondo habilidades e conhecimentos que se complementam, seja desenvolvedor front-end, back-end, full stack, especialistas em experiência de usuário, designers e outros.
Enfim, um squad é um verdadeiro time multidisciplinar, no quesito habilidade e tecnologia, capaz de realizar trabalhos altamente complexos e criar soluções tecnológicas de forma ágil. Dessa forma, você não gasta dinheiro com contratações desnecessárias e ao mesmo tempo usufrui de uma equipe que já foi treinada para mergulhar a fundo nos projetos.
Serviço de fábrica de softwares X alocação de squads
De modo geral, o objetivo sempre será o mesmo: analisar o escopo, definir o cronograma de entrega e desenvolver o produto final conforme o desejo do cliente. No serviço tradicional de uma fábrica de software, quando uma demanda é recebida, independente se o projeto é trabalhado dentro de um modelo de escopo aberto ou fechado, o Gerente de Projetos está dentro da fábrica contratada e vai gerenciar os desenvolvedores de acordo com a definição do escopo.
Quando falamos de alocação de squads ou alocação de desenvolvedores, partimos da premissa de que o interessado na construção do software já possui uma estrutura mínima para a condução das etapas, com um Product Owner ou Gerente de Projetos para gerenciar a entrega das atividades.
Ou seja, se você já possui certa expertise e uma estrutura mínima para o desenvolvimento do software, mas enfrenta problemas com a mão de obra, ou seja, com falta de braço de desenvolvimento, sua solução pode ser a alocação de squads.
Como saber se o seu cenário pede alocação de squads?
Criamos este checklist para você identificar se o cenário da sua empresa é compatível com a alocação de squads:
- Sua empresa já possui expertise no gerenciamento de projetos de tecnologia.
- Precisa de mão de obra, ou seja, braço de desenvolvimento.
- O projeto exige conhecimento em tecnologias e linguagens que o seu time não possui.
- Você não quer se preocupar com questões trabalhistas nem gastar tempo com burocracias.
- A empresa consegue investir na contratação de um squad.
Se a sua organização possui esses requisitos e você está mesmo interessado na alocação de um squad de desenvolvimento, fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar. Clique aqui.
Cenário que necessita da fábrica de softwares
- Precisa de agilidade, ou seja, desenvolvedores rápidos para responder a mudanças.
- Não possui expertise no gerenciamento de projetos de tecnologia.
- Não pretende investir na contratação ou formação de um time de desenvolvimento.
- Você não quer se preocupar com questões trabalhistas nem gastar tempo com burocracias.
- Deseja garantir segurança, flexibilidade e qualidade na entrega do produto.
Enfim, é claro que muitas questões relacionadas ao desenvolvimento de software em fábricas passam pela escolha do modelo de escopo, seja aberto ou fechado (Leia mais sobre isso aqui), mas se você possui esses requisitos, a iZap é o parceiro ideal para tirar o seu projeto do papel.
Aproveite agora mesmo e fale com um de nossos consultores. Clique aqui.
