Conteúdos

17 setembro 2020  |  Por Victor Barboza

As fábricas de softwares surgiram como uma excelente alternativa para o desenvolvimento de sistemas e soluções digitais.

O setor de TI é repleto de pessoas qualificadas para exercerem diversas tarefas dentro do desenvolvimento de softwares, mas nem sempre as empresas conseguem contratar um especialista, seja por indisponibilidade ou até mesmo por conta de custos e despesas. Por isso, contar com a expertise de uma fábrica de softwares se tornou uma opção tão viável.

Contar com um parceiro tecnológico, o também conhecido outsourcing de TI, significa terceirizar alguns processos ou até mesmo todo o setor de TI com uma empresa que possua a qualificação necessária. 

Antes de qualquer coisa, fábricas de softwares contam com equipes de especialistas com expertise no desenvolvimento de soluções. É uma alternativa encontrada pelo próprio mercado para lidar com a falta de mão de obra qualificada, ou condições de contratação, e tem conquistado cada vez mais adeptos. 

Com a vasta experiência de um parceiro tecnológico, é possível garantir resultados melhores e mais coerentes em relação às necessidades da sua organização.

Criamos este conteúdo para que você entenda melhor como a fábrica de software funciona na prática e como ela pode solucionar os problemas relacionados a mão de obra.

Como funciona o desenvolvimento de softwares?

Para a melhor compreensão deste conteúdo, é importante entendermos basicamente como o desenvolvimento de softwares acontece na prática. Atualmente, podemos afirmar que se uma empresa deseja crescer e desenvolver suas operações, é impossível obter sucesso sem o apoio de tecnologias. Por isso, a criação de softwares e soluções sob demanda se tornou tão crucial para o mercado.

A tecnologia ajuda a solucionar problemas específicos nas empresas. Por isso, a opção de desenvolver um software customizado, ao invés de um sistema padronizado, tem se tornado cada vez mais adotada. Afinal, não adianta investir tanto em uma solução “pronta” se ela não responderá assertivamente às expectativas e necessidades específicas do negócio.

É justamente para atender as necessidades mais específicas das empresas que o desenvolvimento de softwares reúne diversas etapas e processos de criação, customização e otimização. Normalmente, o processo de desenvolvimento de um software, também chamado de SDLC, em inglês, Software Development Lifecycle, possui muitas fases. Entre as mais comuns, estão:

  • Planejamento;
  • Análise de viabilidade;
  • Design de software;
  • Programação;
  • Implementação e integração;
  • Teste de software;
  • Instalação e manutenção.

O desenvolvimento de softwares envolve muitos outros processos complexos, onde qualquer erro pode prejudicar a qualidade do produto final. Por isso, é importante garantir que a solução seja criada por uma equipe que de fato seja especialista no assunto.

Vantagem de contar fábrica de softwares

Contando com a experiência de uma equipe de especialistas,  no caso de um parceiro tecnológico, é possível reduzir custos operacionais. Este benefício é muito significativo para os negócios, já que dá a empresa contratante a oportunidade de contar com profissionais experientes sem que seja necessário arcar com os custos da contratação de uma equipe própria de especialistas.

Não poderíamos deixar de lembrar que, nesse caso, a empresa também eliminaria os custos que ela teria se montasse toda uma infraestrutura local para o desenvolvimento de tecnologias.

Imagem

Foco na produtividade

Solucionando o problema da falta de mão de obra, utilizando os serviços de uma fábrica de softwares, a empresa poderá se concentrar na otimização de outros processos que envolvem o projeto de criação. Com o desenvolvimento sendo feito por um parceiro tecnológico, o gestor poderá focar sua equipe em questões que irão aumentar a produtividade de toda a empresa.

Além disso, depois de receber um software customizado, desenvolvido de acordo com as necessidades específicas da empresa, será possível se beneficiar da tecnologia de maneira precisa para focar em metas como o atendimento de mais clientes, o aumento de lucratividade, sem necessariamente aumentar os custos de mão de obra.

Conclusão

Independente do segmento, a competitividade do mercado cresce cada vez mais, e a tecnologia tem sido um ponto chave para os negócios que desejam apresentar diferenciais e otimizarem todas as suas operações.

E quando falamos do desenvolvimento de tecnologia, como softwares, quanto mais específico for, maior precisará ser o cuidado e a atenção na criação da ferramenta. A confiabilidade de uma fábrica de softwares pode oferecer aos gestores uma tranquilidade maior em relação a eficiência do produto final.

A iZap Softworks, por exemplo, é especialista no desenvolvimento de soluções digitais sob demanda. Contamos com uma time de especialistas com a expertise necessária para entregar as melhores soluções de maneira inovadora e ágil.

Agora que chegou até aqui, não deixe de conhecer um pouco mais sobre nossas soluções. Se inscreva em nossa newsletter ou entre em contato agora mesmo e nos fale sobre o seu projeto.

Postagens
Relacionadas