Conteúdos
26 outubro 2022 | Por Victor Barboza
Inglês: uma skill importante para todo desenvolvedor
Saiba mais sobre a importância do inglês para o mundo da programação e conheça práticas que podem ajudar no aprendizado dessa competência.

Basta começar a estudar um pouquinho de programação para entender que tecnologia e inglês caminham juntos. Termos como framework, blockchain, full-stack e front-end, por exemplo, são ditos frequentemente durante o desenvolvimento de software.
Conhecer o nome de cada tecnologia e metodologia usada em um projeto, ainda que em outro idioma, é fundamental para cada pessoa envolvida na criação do produto. Entretanto, para a carreira de desenvolvedor, um conhecimento mais profundo do inglês faz toda a diferença, tanto em sua performance quanto em seu crescimento contínuo.
Como o inglês está presente no dia-a-dia do desenvolvimento de softwares, aprender o idioma é um diferencial muito positivo tanto para quem está aprendendo programação quanto para profissionais já experientes na área.
Se você é desenvolvedor, líder de TI, gestor de projetos ou trabalha com tecnologia e deseja saber mais sobre o assunto, este conteúdo pode te ajudar.
Iremos abordar mais sobre a importância do inglês para o desenvolvedor e o que pode ser feito para facilitar essa aprendizagem enquanto estuda programação ou durante o desenvolvimento de um software. Continue a leitura.
Importância do inglês em equipes de desenvolvimento
O mundo da programação envolve diversas linguagens, tecnologias, frameworks, metodologias e ferramentas que são ditas e escritas em inglês. Com o tempo, todo desenvolvedor começa a se familiarizar com os termos e lida de forma natural com as novas palavras que surgem.
Entretanto, hoje, muitos squads de desenvolvimento atuam em projetos de softwares que atenderão usuários de outros países. Nesse contexto, ter um domínio maior da língua inglesa pode colaborar para que o desenvolvimento do produto ocorra de forma mais fluida, ágil e com uma comunicação sem ruídos.
Além disso, dentro de uma cultura interna que fomenta o crescimento contínuo entre os membros de um time, saber inglês dá ao desenvolvedor a chance de aprender mais rápido. Grande parte dos tutoriais e materiais sobre novas tecnologias, ferramentas e tendências são lançados primeiramente em inglês. Se dois ou mais membros de um squad, por exemplo, possuem essa skill, fica mais fácil solucionar problemas que envolvem o idioma e disseminar novos aprendizados com o time.
Com o inglês, o desenvolvedor pode facilitar a compreensão do seu trabalho, melhorar seu vocabulário técnico, descomplicar a absorção de novos conteúdos, participar de novas comunidades e levar mais eficiência para o seu trabalho.
É importante deixar claro que não é necessário saber inglês para programar, mas aprender essa lingua universal, pode trazer novas possibilidades para a carreira do desenvolvedor e, também, para a equipe em que ele trabalha.
O inglês no agilismo
Com o que foi dito anteriormente, podemos concluir que o inglês, além de ser excelente para o desenvolvedor, agrega valor para a equipe e para os times. Dentro de squads ágeis, por exemplo, a equipe, que é multidisciplinar, consegue solucionar mudanças e demandas rapidamente, sem grandes traumas.
Basicamente, no ágil, as equipes entregam mais rápido porque entregam com maior frequência e impactam positivamente seus clientes por conta do nível de eficiência nas demandas. Se o time precisar atuar com um cliente internacional, o inglês facilita o entendimento do negócio, suas dores, desafios e possíveis soluções. Ou seja, em contextos como esse, a comunicação clara beneficiará o resultado final.
Se atuar com clientes internacionais ainda não faz parte do seu contexto, de toda forma é importante enfatizar que o inglês acaba sendo o idioma oficial do setor de TI. Em outras palavras, tecnologia e inglês andam sempre lado a lado.
Aprender inglês facilitará até mesmo sua adaptação aos times e te dará mais acesso a conteúdos, materiais, informações e referências que em momentos de crise precisam ser consultadas rapidamente.
Como você e seu time podem facilitar este aprendizado?
Entende que precisa ampliar suas habilidades em inglês ou pretende disseminar esse conhecimento na sua equipe? Separamos algumas práticas que podem facilitar esse processo.
Consumir conteúdos em inglês
Pode parecer simples, mas faz muita diferença no aprendizado. Comece exercitando o seu inglês ao consumir conteúdos como podcasts, lives, livros, artigos, entre outros materiais que abordam questões técnicas e assuntos gerais sobre tecnologia. Vale lembrar que consumir outros conteúdos mais leves como filmes e músicas, mesmo que não sejam sobre programação, também ajudam no processo.
Praticar enquanto programa
Como falamos anteriormente, a programação também caminha de mãos dadas com o inglês e é possível sim se aprofundar mais no idioma enquanto trabalha. Ao usar as ferramentas, utilizar as linguagens de programação, acessar fóruns ou lidar com novas metodologias, busque se informar toda vez que tiver contato com uma nova frase ou expressão que desconhece. O convívio constante com o mundo da programação impulsionará o aprendizado da língua.
Usar ferramentas
Uma outra prática que ajuda bastante no aprendizado do inglês é o uso de ferramentas como aplicativos, por exemplo. Se você já programa, certamente já usa muitas ferramentas que exercitam a língua. Entretanto, existem apps com exercícios práticos e dinâmicos que mesmo sem envolver a programação permitem treinar de forma prática e divertida, como o famoso Duolingo, por exemplo.
Seguir perfis nas redes sociais
Siga perfis relacionados à tecnologia nas redes sociais e busque por conteúdos mais relevantes. Normalmente, perfis sobre desenvolvimento de softwares e programação citam diariamente diversos termos, frases e novas tendências em inglês.
Mudar o idioma do smartphone
Todos nós temos contato constante com o smartphone e usamos aplicativos para facilitar tarefas das mais simples às mais complicadas. Dessa forma, outra forma de se adaptar melhor ao inglês é alterando as configurações do aparelho para outro idioma. Assim, você poderá observar o vocabulário de diversas funcionalidades e recursos.
Fazer parte de um time compartilhador
Outra forma de potencializar o seu aprendizado, não só do inglês mas em todos os aspectos, é fazendo parte de um time compartilhador. Trabalhar com pessoas que amam compartilhar conhecimento, falar sobre novas tendências, resolver problemas em conjunto e propor soluções facilita muito.
Na iZap, fomentamos uma cultura interna em que valorizamos e incentivamos a aprendizagem contínua. Nossos squads são inquietos e inconformados na busca por novas soluções e o time, de modo geral, é solidário e compartilhado em relação ao conhecimento, permitindo que todos cresçam como profissionais.
Por isso, nos orgulhamos de ter desenvolvedores cada vez mais competentes e preparados para as demandas de nossos clientes.
Se você deseja alocar um squad altamente competente e preparado para desenvolver suas demandas de software de forma ágil e eficiente, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.