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21 novembro 2017 | Por Comunicação iZap
Instagram como um poderoso aliado de seu negócio
Assim como outras plataformas sociais, o Instragram deixou de ser meramente uma forma de contato entre as pessoas para passar a ser uma forma de divulgação para as empresas.

Muitas empresas têm percebido que as redes sociais podem ser ferramentas bastante promissoras ao seu crescimento e aproximação com o público, sendo uma forma simples e poderosa de aumentar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos.
Do mesmo modo que as companhias notam o valor positivo de terem perfis atualizados em sites de relacionamento até então voltados apenas para as pessoas físicas, sites como o Instragram notam a necessidade de adaptar-se ao seu novo cliente.
Assim, no ano de 2016, o Instagram passou a liberar a criação de perfis empresariais para o público do Brasil em seu site, como já vinha fazendo fora do país há mais tempo, permitindo o reconhecimento de contas de empresas como negócios dentro da rede social.
As facilidades e vantagens trazidas por esta modalidade de perfil
Assim como os perfis para pessoas físicas, o perfil empresarial do Instagram segue sendo gratuito aos seus usuários, trazendo inúmeras facilidades às empresas e também aos consumidores.
Qualquer empresa que crie seu perfil comercial no Instagram poderá ter acesso às Business Tools, como é conhecido o pacote de ferramentas para negócios da rede social, além disso, poderá ligar as publicações deste perfil com as do Facebook, por exemplo, publicando o mesmo post em ambos os sites ao mesmo tempo.
A partir daí, com apenas um clique o consumidor poderá ter acesso às informações de contato da empresa e será possível o envio de mensagens diretas com suas dúvidas, tudo no mesmo lugar, sem necessidade de clicar em links que direcionam para ambientes externos ao do site.
A simplicidade das publicações realizadas através do Instagram, atrai por sua facilidade de compreensão, já que suas legendas simples possibilitam que o tempo de navegação seja otimizado, causando o interesse do consumidor em um espaço de tempo mais curto.
Ferramentas intuitivas e promissoras ao negócio
Toda empresa conectada às redes sociais sabe da importância em compreender o perfil do público que deseja alcançar, bem como focar suas publicações da melhor maneira possível para que atinja-se a meta almejada no menor prazo.
Além disso, é necessário que se compreendam os números do fluxo de acessos de uma página, para que possa-se aplicar a melhor estratégia e transformar esses cliques em leads.
O Instagram oferece dentro de seu pacote de ferramentas para negócios a funcionalidade do Insights, que é capaz de gerar leituras através de gráficos simplificados, contendo neles os principais movimentos da página (informações sobre gênero, idade e localização dos seguidores, alcance dos posts, melhores horários para postagens, etc). Com a utilização dos Insights, há a possibilidade de um melhor planejamento do conteúdo divulgado no perfil da empresa.
Em síntese, trata-se de um pacote composto por ferramentas úteis e de fácil utilização, onde até mesmo usuários inexperientes em análise de dados serão capazes de compreender os relatórios gerados. Com publicações melhor direcionadas, o alcance ao público-alvo possibilita que a empresa seja mais relevante em um mercado tão acirrado quanto é o das vendas.
Impulsionando as postagens no feed
Somando-se às ferramentas gratuitas de negócios, há também a opção de impulsionar as postagens feitas no Instagram, destacando-as no feed da sua persona. Para isso, basta a análise de três fatores dominantes: o público desejado, o orçamento disponível e a duração da promoção.
O conteúdo impulsionado de forma paga passa por uma triagem da própria equipe do site antes de ser colocado no ar, sendo veiculado apenas depois desta análise, que pode durar algumas horas antes de ser concluída.
Sabendo que a maior parte dos acessos à Internet ocorrem através de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, é importante mencionar que o Instagram é um dos aplicativos mais baixados em plataformas como iOS e Android.
Entendendo de onde vem a grande maioria dos acessos à páginas de redes sociais e sites de vendas, as empresas devem considerar cada vez mais estarem adaptadas a esta nova realidade de navegação trazida pelo uso massivo de dispositivos portáteis, buscando otimizar suas plataformas para diminuir incompatibilidades de acesso, que barram seu consumidor de finalizar compras e contatos.