Conteúdos
21 fevereiro 2020 | Por Soluções Industriais
Internet das Coisas: conheça os impactos e revoluções
A inovação faz parte de toda indústria que deseja evoluir diante de um mercado altamente competitivo

Muitas mudanças já ocorreram ao longo da história, gerando grande impacto em diversos segmentos e grandes revoluções que devem ser aproveitadas pelas empresas.
A indústria 4.0 foi um dos resultados dessa revolução. Ela transformou a tecnologia em todos os sentidos, focando na automação, controle e tecnologia da informação nos processos industriais.
E além de tudo, junto com a indústria 4.0, surgiu também a Internet das coisas, que integra e conecta processos e equipamentos!
É pensando nisso que preparamos este conteúdo para falar sobre todas as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, inclusive sobre os impactos da indústria 4.0 e da internet das coisas. Confira!
O que é a Internet das Coisas?
Atualmente, a internet se tornou um espaço que proporciona possibilidades para todos os tipos de negócio, independente do ramo de atuação.
E a partir dela, a internet das coisas surgiu como um processo responsável pela otimização dos processos, com o intuito de simplificar os processos produtivos de uma empresa.
Ela promove a conexão e integração das partes físicas das máquinas e equipamentos por meio da troca de informação. Ou seja, essa conexão entre as máquinas será dada pela internet, permitindo a sincronização de dados.
Seguindo essa base, conectar às máquinas e integrar os sistemas de forma ativa resulta em redes inteligentes na linha de produção.
Com tudo isso, é viável conseguir controlar as ações de produção de uma forma mais assertiva, mesmo de maneira remota!
Sendo assim, as indústrias ligadas a tecnologia podem ter autonomia, permitindo agendar manutenções, antecipar falhas e adaptar mudanças ocorridas na produção.
Tudo isso graças aos sistemas de inteligência artificial que, automatizam o trabalho braçal e decisões mais técnicas.
Isso também diz respeito às etapas do processo de montagem de um equipamento de proteção individual, ou a serviços relacionados a manutenção de aquecedor a gás, e até mesmo à empresas que trabalham com tendas para eventos.
Indústria 4.0 e seus impactos
Todas as revoluções foram responsáveis por algum tipo de avanço tecnológico que transformou uma boa parte dos processos em massa, lista de montagem, tecnologia da informação ou até mesmo a eletricidade.
Desde a chegada das indústrias até o avanço e a criação da indústria 4.0, aconteceram avanços importantes e extremamente significativos. Por exemplo:
A primeira grande revolução trouxe a mecânica aos processos industriais, gerando inovação nas linhas de produção da época.
Logo depois disso, a segunda revolução foi a principal responsável pela inclusão da elétrica, e a terceira automatização dos processos, com a utilização de braços mecânicos, existentes nas linhas de produção.
Já a quarta revolução industrial, ou apenas indústria 4.0, é a mais impactante entre todas elas, e tem como principal característica um grande conjunto de tecnologias, que unificam componentes físicos, digitais e biológicos, estando totalmente ligada a internet das coisas!
Entenda as novas tecnologias e se destaque
Ao longo do post, ficou claro que a internet das coisas é a responsável por gerar mais segurança e objetividade nos processos.
Quando a internet das coisas é inserida em meios aos processos, a tecnologia muda todos os procedimentos industriais e permite que sua empresa cresça e se destaque diante da concorrência!
Dessa maneira, é possível otimizar os processos internos e alcançar uma maior otimização nos processos produtivos, potencializando as vendas e gerando o lucro da sua empresa.
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.