Conteúdos

1 dezembro 2020  |  Por Victor Barboza

Contar com uma plataforma LMS se tornou fundamental para as empresas que desejam organizar um projeto EAD eficiente. Conheça suas funcionalidades de maior destaque.

Muito tem se falado sobre as inúmeras possibilidades que podem ser exploradas com um projeto de ensino a distância. Atualmente, muitas empresas utilizam o EAD para treinar equipes e capacitar colaboradores, o que consequentemente melhora a performance da organização como um todo. Para explorar essa estratégia e garantir resultados satisfatórios, muitos gestores recorrem a plataformas LMS.

A escolha de uma plataforma LMS para sua estratégia de EAD pode ser o segredo para o sucesso do projeto. Para isso, basta ficar atento às muitas funcionalidades disponíveis nesta solução.

Enfim, se você tem ou pensa em criar um projeto EAD, ou capacitar e desenvolver colaboradores a distância, esse artigo será muito valioso para você. Afinal, para realizar um curso realmente efetivo, com resultados visíveis em sua empresa, explorar as principais funcionalidades de um LMS será um diferencial.

Quer se inscrever em nossa newsletter e receber materiais gratuitos sobre tendências, metodologias de trabalho e inovações tecnológicas? Clique aqui e receba conteúdos exclusivos.

O que é uma plataforma LMS?

Uma plataforma LMS, Learning Management System, que traduzido significa Sistema de Gestão de Aprendizagem, é um software online que permite controlar e acompanhar todas as etapas de aprendizagem de um aluno. 

Esta solução possui funcionalidades que facilitam diferentes tarefas de um treinamento a distância, como a disponibilização de conteúdos, matrículas de alunos, avaliações, monitoramento, interação, controle de pagamento, emissão de relatórios, e etc.

A principal vantagem de uma plataforma LMS é que ela oferece um gerenciamento robusto e completo para aulas online, seja de um curso realizado a distância ou de um treinamento corporativo. 

É possível, por exemplo, usar essa tecnologia para acompanhar de perto o desempenho e o desenvolvimento de colaboradores durante treinamentos. Além disso, com essa ferramenta você pode fomentar a interação entre os alunos e um maior engajamento durante as atividades. Dessa forma, é bem mais provável que a sua estratégia de ensino seja bem sucedida.

Quais são as funcionalidades mais populares de um LMS?

Uma plataforma LMS possui muitas funcionalidades. Algumas, por trazerem maiores vantagens e resultados mais fáceis de serem notados, acabam se tornando mais populares do que outras. Veja a lista que separamos.

Personalização

Sim, é possível personalizar a plataforma utilizada no seu projeto. Isso pode deixar o seu curso ainda mais atrativo, utilizando cores específicas para destacar ferramentas e ícones, por exemplo. Além disso, você pode deixar o LMS com a cara da sua empresa, associando o visual da plataforma à identidade visual usada pela organização.

Ainda que isso pareça um mero capricho, a personalização de uma plataforma LMS é extremamente relevante para o fortalecimento da sua marca, seja externamente ou internamente, entre colaboradores e alunos.

Opções para distribuição de conteúdo

Sabemos que para realizar um bom treinamento é fundamental ter um material bem feito, atrativo e relevante. Um LMS oferece diferentes opções para a disponibilização desses conteúdos. Com isso, é possível oferecer mais opções de aprendizado aos participantes. 

No decorrer do curso, você pode compartilhar vídeos, ebooks, PDFs, áudios, fóruns, imagens, entre outros formatos. Essa variedade deixa o curso menos cansativo e ainda colabora para que os alunos tenham uma maior absorção do conteúdo.

Interação

Um dos maiores desafios do EAD é justamente proporcionar interação entre alunos e professores, e no caso de treinamentos corporativos, entre gestores e colaboradores. Porém, mesmo longe de salas físicas e aulas presenciais, é bem fácil superar esse obstáculo usando uma solução digital LMS.

Esse tipo de plataforma possui múltiplos recursos de interação, como chats, fóruns de discussão, videoconferências, games, entre outros. Um ambiente mais interativo proporciona ao aluno uma melhor experiência de aprendizado, além de oferecer mais opções para solucionar dúvidas e compartilhar experiências.

O professor, ou gestor, também pode usar a plataforma para acompanhar o raciocínio dos participantes, dando feedbacks mais claros, incentivando o diálogo sobre os assuntos abordados e gerando mais engajamento. Isso será fundamental para que o treinamento alcance os resultados esperados.

Acompanhamento dos alunos

O gerenciamento realizado a partir de uma plataforma digital gera dados precisos sobre a performance dos alunos e o andamento do curso. Com indicadores na palma da mão, é mais fácil identificar quais processos na gestão da aprendizagem são mais ou menos efetivos.

Além do mais, isso possibilita que o tutor acompanhe o aluno de perto, como em uma sala de aula, porém, online. Afinal, esse acompanhamento permitirá apontar orientações claras, propondo soluções objetivas para as dificuldades apresentadas. Dessa forma, em nenhum momento do treinamento, o participante estará mal informado ou confuso em relação a que passo seguir para facilitar seu aprendizado.

Mobilidade

Com a revolução da transformação digital impactando o mercado, o uso de dispositivos móveis para facilitar a execução de diferentes tarefas é cada vez mais comum. No ensino a distância não é diferente.

O aluno pode, por exemplo, acessar a plataforma LMS para assistir aulas ou conferir materiais em qualquer hora ou lugar. Isso dará mais agilidade ao aprendizado dos usuários, que poderão estabelecer seus próprios planos de estudos baseados em horários mais flexíveis.

Para as empresas isso também é excelente, já que poderão treinar em um mesmo curso, colaboradores que trabalham em horários ou dias diferentes. Com um LMS, tempo e distância não são problemas!

Seu projeto EAD precisa de um LMS?

Se ao ler este conteúdo você entendeu que seu projeto de ensino a distância ou o seu treinamento corporativo precisa de uma plataforma LMS, esta é a hora certa para buscar uma solução.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria BTA apontou que, por conta da pandemia, o modelo de trabalho home office foi adotado em ao menos 43% das empresas brasileiras. Isso significa que utilizar uma plataforma para capacitar e engajar seus colaboradores pode ser um diferencial em meio a crise.


Clique aqui agora mesmo e converse com um de nossos especialistas. É hora de tirar todas as suas dúvidas sobre essa solução que pode impulsionar o desenvolvimento do seu projeto.

Postagens
Relacionadas