Conteúdos
18 novembro 2021 | Por Business Connection
Marketing analytics: entenda como basear suas estratégias em dados
Entenda porque implementar o Marketing Analytics nos negócios é um excelente investimento.

O sucesso nos negócios depende de boas estratégias e investimentos em divulgação. Para isso, as ferramentas de Marketing analytics podem ser excelentes aliadas ajudar neste processo, proporcionando visibilidade e ótimo faturamento para a companhia.
Antes de destinar parte do capital para investir em marketing, é preciso dedicar um tempo para analisar o perfil dos consumidores e as informações que consomem e compartilham no seu dia a dia.
É com base no comportamento das pessoas que as empresas desenvolvem as estratégias de marketing, visando fortalecer a marca, aumentar a credibilidade e melhorar a base de clientes.
Uma estratégia que tem sido valorizada no universo empresarial é o de marketing analytics, que consiste em analisar dados para ter mais precisão e segurança.
O marketing é visto pelas pessoas como a área criativa da empresa, já que é deste departamento que saem as campanhas estratégias e conteúdos que são utilizados para chamar atenção.
Contudo, mais que isso, é o setor responsável pelas mensurações e metodologias de análise e resultados.
Assim, a parte analítica do marketing, por exemplo, é pouco falada e explorada, mas é fundamental para um negócio, visto que pode ajudar na criação de campanhas mais precisas e eficientes, baseadas em dados.
Deste modo, as informações e todo o processo criativo das campanhas pode ser feito considerando os dados, algo que ajuda os empresários a não se perderem no processo.
Isto posto, entender o que é o marketing analytics e como este conceito pode ajudar nos negócios é o modo de conseguir excelentes resultados.
O que é Marketing Analytics?
O Marketing Analytics é uma área que consiste em coletar e analisar dados para compreender padrões, avaliar estratégias e assim tomar as melhores decisões para a divulgação.
Este conceito de marketing está diretamente relacionado ao big data, que considera e avalia os dados gerados na internet e a exposição dessas informações.
Atualmente, as empresas têm muitos dados à sua disposição, conseguindo mensurar o desempenho, concorrentes, consumidores, entre outros aspectos estratégicos para o negócio.
Entretanto, estes dados não serão tão úteis se as empresas não conseguirem lidar com tantas informações ou não tiverem boas ferramentas e colaboradores para a avaliação desses números e de quais são realmente úteis.
O Marketing Analytics pode ajudar nesta situação, já que os profissionais podem rastrear, coletar e analisar os dados de modo estratégico e assim os objetivos de marketing podem ser concretizados.
Com o uso de tecnologias nos processos executados pelos profissionais de marketing, é possível avaliar o desempenho das campanhas e assim ter bons resultados.
Qual a relevância do Marketing Analytics?
Com o passar dos anos e o surgimento de novas categorias de marketing, as empresas investiram em tecnologias para dar conta de tantas novidades e se manter competitivos no mercado.
Estas mudanças transformaram a forma de tomar decisões, que passaram a ser baseadas em canais individuais, por exemplo, métricas de site ou das redes sociais, e que podem ser muito mais qualificadas.
Os dados gerados pelas redes sociais, sites e ferramentas de análises em tempo real em um único canal não são o suficiente.
Com o Marketing Analytics todos os esforços de marketing, em todos os canais são considerados, e isso pode ser feito determinando um período e ações específicas, assim os profissionais da área podem tomar decisões importantes e práticas para o negócio.
Inclusive, cabe ressaltar que este conceito de marketing pode ser implementado em diferentes segmentos, desde planejamento tributário preventivo até em comércios varejistas.
Benefícios do Marketing Analytics
Com o mercado mais competitivo, as empresas que apostam no Marketing Analytics podem se destacar dos concorrentes.
Desse modo, as empresas que souberem aplicar bem os dados para entender o cenário de jornada de compras, por exemplo, podem ter excelentes resultados, com novas oportunidades, além de minimizar os riscos.
Os principais benefícios dos Marketing Analytics são:
- Mensuração do desempenho das estratégias
Este é um dos principais benefícios do Marketing Analytics.
Isso porque, com ele, os profissionais podem monitorar o desempenho do marketing da empresa e entender o que precisa ser melhorado nos processos e estratégias.
Deste modo, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos pode otimizar as ações para conquistar os objetivos estabelecidos no planejamento, além de ter excelentes resultados.
- Maior foco nos objetivos
Ao fazer uma avaliação do desempenho das estratégias, a real intenção é saber se elas estão adequadas e proporcionarão bons resultados para atingir objetivos previamente traçados.
Isto posto, adotar o Marketing Analytics é o modo de manter a equipe sempre alinhada às metas e objetivos do negócio.
- Quantificação do ROI e das estratégias
Uma mensuração que pode ser feita ao adotar o Marketing Analytics é a do ROI (Retorno Sobre Investimento), principalmente no marketing digital.
Sendo assim, os profissionais que atuam no setor podem avaliar os impactos das campanhas e estratégias no caixa da empresa e, direcionando as campanhas para melhores resultados e otimizando o retorno financeiro, que é o que mais interessa a um distribuidor de produtos profissionais de cabelo e empresas de diversas áreas.
- Entendimento do comportamento dos consumidores
O Marketing Analytics pode ajudar a compreender detalhes a respeito do consumidor.
Isso ocorre porque os profissionais do departamento de marketing podem coletar dados sobre o perfil do público-alvo em diferentes canais e entender de que forma as pessoas reagem às estratégias e ao site no seu negócio.
- Ações defensivas mais eficazes e proteção de campanhas
Os indivíduos que trabalham com marketing sabem da importância em obter resultados e apresentá-los, seja para CEOs, líderes ou gerentes.
Para mostrar resultados positivos, é necessário saber analisar dados e desenvolver relatórios eficientes, bem como atuar de forma ativa e, quando necessário, reativa.
Lembre-se que este processo de defesa das estratégias é tão importante quanto alugar endereço comercial, visto que isso permitirá ações cada vez mais estratégicas e efetivas.
- Auxilia na tomada de decisão
Com o Marketing Analytics, as empresas podem utilizar os dados do passado e do presente para conseguir tomar as melhores decisões para o negócio.
Outro ponto interessante é a ajuda na elaboração de estratégias que facilitam a conquista dos objetivos traçados, conforme apresentado mais acima.
- Aumenta a previsibilidade
As análises de dados ajudam a identificar tendências que estão por vir e os padrões de comportamento dos usuários, ajudando as empresas de revestimento para câmara fria a se preparar para as oportunidades e riscos do mercado e melhorando o posicionamento da marca.
Como colocar o Marketing Analytics em prática?
As estratégias do Marketing Analytics podem ser colocadas em prática com o auxílio de algumas ferramentas.
Além disso, os profissionais que trabalham na análise de dados precisam considerar e combinar o uso de boas ferramentas com outras diversas técnicas de melhoria, como relatar o passado, avaliar o presente e com isto prever o futuro.
Nesse sentido, o Marketing Analytics possui três etapas importantes que são: rastreamento, coleta e visualização dos dados.
Assim, o modo de colocar o Marketing Analytics em empresas de caminhão prancha para carregar máquina, por exemplo, consiste em configurar o rastreamento de dados, e este é um processo muito importante.
O uso de ferramentas, por exemplo, não é algo obrigatório, mas pode otimizar esta técnica de marketing. Isto posto, conhecer algumas das ferramentas mais utilizadas por grandes empreendimentos é o modo de melhorar as atividades de Marketing Analytics.
O Google Analytics, por exemplo, é muito utilizado pelas empresas, por ter uma versão gratuita, além de ter funcionalidades de grande utilidade na análise de dados.
Além do Google Analytics, existem outras ferramentas que são divididas por necessidades ou estratégias que podem ser criadas, são exemplos:
- RD Station;
- Ferramentas de CRM;
- Tableau e Google Data Studio para visualização de dados;
- Google Search Console;
- Adobe Analytics para web analytics;
- Crazy Egg para análise de comportamento;
- MailChimp para e-mail marketing;
- Facebook Insights e SocialBakers para redes sociais.
Estas são apenas algumas das inúmeras ferramentas que podem ajudar no Marketing Analytics. O processo de escolha da ferramenta que será utilizada em uma empresa de cabeamento de rede, marketing digital ou qualquer outro nicho, e se dará conforme as necessidades do empreendimento e orçamento disponível.
Independentemente do segmento, os empreendedores podem e devem configurar o rastreamento de dados, já que esta é uma parte muito importante do Marketing Analytics para a mensuração dos resultados e próximas tomadas de decisão.
Com esta configuração, as empresas podem ter dados confiáveis e completos para uma excelente análise.
Contudo, para que isso tenha ainda mais qualidade, alguns parâmetros podem ser usados, os chamados UTM (traduzido, parâmetros do Módulo de rastreamento). Confira mais a seguir.
Parâmetros UTM e recursos do analytics
Estes parâmetros consistem em tags que podem ser adicionadas nas URLs do site e assim o processo de identificação do tráfego se torna mais simples.
O Google, por exemplo, tem um criador de URLs que pode auxiliar os profissionais. Os usuários que clicam em campanhas de produtos, um piso para frigorífico, a URL terá o endereço do site ou rede social e junto dela a palavra principal do anúncio. Os parâmetros deve ser considerados os aspectos das campanhas e dentre as características estão:
- Origem;
- Meio;
- Nome;
- Termo;
- Conteúdo.
Outros recursos que podem ser utilizados no rastreamento são: gerenciador de tags, pixels de rastreamento, definição de modelos de atribuição e configuração do acompanhamento de eventos.
Considerações finais
Com o apoio de soluções digitais e boas estratégias de Marketing Analytics é possível ter excelentes resultados, conseguindo usar os dados a favor da empresa e melhorando o desempenho do marketing.
Portanto, implementar o Marketing Analytics nos negócios é um excelente investimento, pois ajuda na análise de dados, permite ter mais conhecimento sobre o cliente e proporciona um monitoramento mais específico das estratégias para ter mais sucesso na empresa.