Conteúdos

5 maio 2020  |  Por Victor Barboza

Já ouviu algo a respeito de métodos ágeis? Eles são responsáveis pelo aumento de produtividade e melhoria nos resultados de muitos projetos e negócios.

Para entender perfeitamente como os métodos ágeis funcionam, é preciso entender que ser ágil não significa necessariamente ser rápido.

Ser ágil não é ser rápido? Como assim? É verdade a afirmação de especialistas quando dizem que sua produtividade pode ser aumentada adotando metodologia ágil e ações projetadas para otimização do trabalho como um todo. Mas é importante deixar claro que, com o aumento de produtividade causado por métodos bem definidos, o desespero em busca de mais velocidade passa a ser desnecessário.

Queremos esclarecer dúvidas como estas e desmembrar o conceito e a aplicação dos métodos ágeis nas empresas. Preparamos este conteúdo com a intenção de te ajudar no aperfeiçoamento de suas estratégias e ações.

Fique mais um pouco e saiba mais sobre o assunto.

O que são métodos ágeis?

A metodologia ágil tem sido um assunto muito repercutido atualmente, principalmente em empresas ligadas à TI e no gerenciamento de projetos. Com notoriedade no mercado, esses métodos surgiram como alternativa às metodologias tradicionais na gestão de projetos. O que antes era realizado por conta do desenvolvimento de softwares, agora é adotado por muitos tipos de negócios.

Seguir um planejamento a risca é o que todo gestor espera da sua equipe. Porém, para encarar a imprevisibilidade por meio de entregas incrementais e ciclos iterativos se faz ainda mais necessário a aplicação de métodos ágeis. Por esses e outros motivos, a metodologia ágil está muito mais ligada a eficiência na resposta e adaptação às mudanças do que a velocidade de desenvolvimento, por exemplo.

Existem alguns conceitos sobre os métodos ágeis que dizem que eles vão contra o excesso de documentação e processos burocráticos. Mas o foco da metodologia ágil é priorizar o que realmente irá agregar valor ao produto final.

Normalmente, ambientes ágeis de desenvolvimento são constituídos por equipes que possuem autonomia. Além, é claro, da capacidade técnica para se auto-organizarem na busca de metas e objetivos.

Alguns dos modelos mais aplicados e conhecidos por atingirem os resultados desejados na gestão de projetos são o Scrum, Kanban, XP, ASD ou FDD, Lean, entre outros.

Clique aqui e conheça mais sobre os principais métodos ágeis.

Características corporativas da metodologia ágil nos negócios

Um tipo de ambiente para a melhor performance dos métodos ágeis é o de uma empresa organizada de maneira colaborativa, onde os profissionais envolvidos no projeto trabalham produzindo de maneira autônoma, criando conexões constantes uns com os outros para uma melhor definição de visão e objetivos, o que estabelece um entendimento comum dos requisitos e do que precisa ser feito.

Em uma estrutura ágil, as principais decisões são tomadas de maneira colaborativa e com isso, o conhecimento e as experiências adquiridas e emergidas das ações de auto-organização e dos processos de desenvolvimento são disseminados pela empresa.

É por causa de todo esse envolvimento e colaboratividade nos métodos ágeis que as empresas tornam-se competentes para se adaptarem rapidamente às mudanças como perda de componentes, alteração no escopo e novas necessidades do negócio.

Mais adaptável e menos rígido

Com a aplicação de metodologias e ferramentas ágeis, as empresas conseguem criar uma estrutura menos rígida e mais flexível ou adaptável às mudanças. O objetivo ágil aqui é simplesmente o de projetar e implementar rapidamente uma nova ação, atualização, funcionalidade, ou uma nova experiência para o consumidor final.

Por isso, diante de uma metodologia ágil, deve-se compreender que o principal ganho pode não ser a velocidade. A eficiência e praticidade com que uma empresa responde às mudanças no desenvolvimento de seus projetos diz muito se a mesma alcançará ou não os objetivos anteriormente traçados.

Diferença entre agilidade e velocidade

Um projeto desenvolvido com processos ágeis é muito diferente de um trabalho “rápido”. Simplesmente partindo pelo ponto de que com agilidade a empresa consegue aproveitar ao máximo cada minuto que o expediente oferece, tendo atenção, foco, prioridades e pendências correspondidas.

A agilidade aqui vai além de otimizar a produtividade, ainda que isso seja fundamental. Ela garante que a equipe e o gestor se sintam mais envolvidos, comprometidos e realizados com os processos de desenvolvimento do projeto.

Baseado nisso, pense na quantidade de profissionais que, com processos desorganizados e ações não pré-determinadas, acabam ficando com pressa e terminam determinada pendência com rapidez, porém, sem eficiência garantida e mais suscetível a erros drásticos no projeto. Por isso, os resultados de equipes que trabalham com métodos ágeis vão muito além de apenas melhorias como velocidade na execução de tarefas.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais sobre métodos ágeis e outras estratégias para otimização do seu negócio? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

Postagens
Relacionadas