Conteúdos

18 outubro 2019  |  Por Hellen Mota

As plataformas digitais estão explorando cada vez mais ferramentas de microinterações, transformando a experiência do usuário a partir da interface.  Com um mar de conteúdos e informações sendo compartilhadas o tempo inteiro, empresas de sucesso buscam formas de deixar o contato com o cliente mais amigável e harmônico.

As microinterações estão por todos os lados. Você pode até não perceber, mas,  elas estão presentes em alertas, notificações e avisos, por exemplo. Essa ferramenta, muitas vezes, além de interagir, soluciona pequenas tarefas, como a reação de “coração” no Instagram, com a função de curtir.

Mas afinal, o que são microinterações?  

Microinterações são funcionalidades com objetivos específicos e que contribuem para a navegação do usuário, fazendo com que a interface se torne um ambiente mais atrativo, acessível e marcante. Bons exemplos de microinterações são os “Links” do Twitter e os emojis de reações do Facebook. 

Como as microinterações funcionam na prática?

Como vimos, as microinterações atuam como um guia sobre as ações do usuário, podendo também contribuir para:

Resultados imediatos – Todas as atividades realizadas podem ser acompanhadas instantaneamente, passando mais confiança ao usuário e evitando possíveis erros.

Tarefas específicas – Podem ser utilizadas interações para substituir pequenas instruções, sejam elas simples ou complexas. 

Manipulação do produto – Além de deixar o usuário no controle da interface, as microinteraçoes contribuem para facilitar a navegação em novos sites. Isso, porque o usuário poderá ser guiado em cada ação realizada.

Dicas de  microinteração 

Não é apenas escolher uma microinteração divertida, é preciso que essas interações transformem a experiência do usuário, por isso, algumas  dicas são importantes para desenvolver uma microinteração eficaz, como: 

  • Seja simples e breve 
  • Utilize os feedbacks
  • Mantenha o usuário envolvido
  • Não fuja do previsível
  • Tenha propósito

Apesar de ser encontrada facilmente na internet, devemos ficar atentos ao uso de microinterações e sua finalidade. Esse recurso deve ser utilizado para enriquecer a experiência do usuário e não desviar a atenção do cliente e se tornar algo irritante.

Postagens
Relacionadas