Conteúdos
19 julho 2019 | Por Vanessa Nardine
O Instagram cumpriu a promessa e ocultou as curtidas
Desde o dia 17/07/2019, o Instagram começou a testar no Brasil uma nova versão do aplicativo, em que oculta o número de curtidas.

Segundo o Instagram Brasil, o teste tem como objetivo mudar o comportamento dos usuários no aplicativo, a intenção da rede social é que a atenção dos seguidores seja concentrada no conteúdo das fotos e vídeos compartilhados, ao invés da quantidade de curtidas.
A partir da popularização do Instagram, começou a busca incessante por seguidores e curtidas, acreditava-se que os perfis com maior poder de influência eram os que tinham maior número de follows e de likes nas publicações. Com isso, logo surgiram estratégias para conquistar mais e mais seguidores, como o famoso “sigo de volta”, em que um perfil começava a seguir pessoas aleatoriamente para que essas o seguissem de volta e, também, os aplicativos de automação que aumentavam artificialmente os “follows” dos perfis.
Diferente da real intenção para qual o Instagram foi criado, os usuários não se preocupavam com a qualidade dos conteúdos compartilhados e sim com a quantidade de seguidores e curtidas que acumulavam em seus perfis.
Em 2018, a rede social anunciou na página “Central de Informação” que, como medida para combater as ações automáticas, removeria likes, follows e comentários criados através dos aplicativos de automação. Ainda segundo o Instagram, as contas que adquirem interações de forma falsa, violam as diretrizes da comunidade e os termos de uso. Por isso, estariam sujeitos ao bloqueio do perfil na rede social.
Com a nova atualização lançada ontem, o número total de curtidas nas fotos e vídeos foram ocultadas, de acordo com a rede social, a nova versão tem como objetivo deixar a plataforma menos tóxica a saúde mental dos usuários, que vivem na busca de aceitação das pessoas desconhecidas, através da quantidade de likes que recebem em suas publicações.
E você o que achou dessa nova atualização?
