Conteúdos
3 março 2022 | Por Victor Barboza
O papel do Scrum Master no desenvolvimento de softwares
Saiba o que faz um Scrum Master e qual a importância desse especialista dentro de um projeto de software.

O Scrum Master é um dos principais pilares da metodologia de desenvolvimento Scrum, juntamente com o Product Owner e o time de desenvolvedores. Mas você sabe exatamente o que faz esse especialista e qual importância ele tem para a gestão de projetos?
Basicamente, todo projeto precisa de alguém que sirva como um guia para a equipe. Isso garante que as etapas necessárias sejam concluídas com sucesso. No Scrum, estrutura de desenvolvimento ágil utilizada em projetos de software, isso não é diferente.
Criamos este conteúdo para você poder entender um pouco mais sobre o que é o método Scrum e qual é o papel do Scrum Master dentro dessa estrutura. Boa leitura! 😉
Antes de tudo, o que é Scrum?
Mesmo já tendo introduzido o termo, é importante entender melhor sobre o que de fato é o Scrum. De forma prática, o Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos. Diferente de métodos mais tradicionais, essa estrutura consiste em organizar as atividades em etapas objetivas e interativas.
A ideia é deixar o desenvolvimento de softwares mais ágil, adaptável, flexível, rápido e eficiente. Essas etapas também são chamadas de Sprints. Cada Sprint é pensada estrategicamente logo após a finalização da anterior. Normalmente, todas possuem o mesmo tempo de duração (de 2 a 4 semanas), onde cada uma é focada em uma ou mais funcionalidades do produto.
Veja quais são e como funcionam os processos do Scrum:
Backlog do produto: processo gerenciado pelo Product Owner, onde criamos uma lista com os requisitos do projeto e breves descrições de todas as funcionalidades e recursos desejados no produto. Ele possui o escopo entregue pelo PO e é refinado a cada Sprint.
Planejamento de Sprint: o time de especialistas se reúne para montar o Backlog da Sprint.
Daily: são realizadas reuniões rápidas de no máximo 15 minutos, no início de cada dia. Neste processo, cada especialista do time compartilha o que foi feito no dia anterior e quais são os objetivos do dia atual. A ideia é deixar o andamento do desenvolvimento fluido e ágil.
Backlog da Sprint: É uma lista de atividades que precisam ser feitas durante uma sprint. No início de cada Sprint, olha-se para o Product Backlog e “puxa-se” o que será feito na Sprint. Essas “histórias” do Product Backlog, são agora desmembradas em atividades para serem executadas na Sprint (Sprint Tasks).
Final da Sprint e Revisão: aqui, todas as funcionalidades e recursos que foram implementados no decorrer do ciclo são testados, avaliados e apresentados. A ideia é pensar em como aprimorar o produto e planejar o próxima Sprint.
Agora que você pôde visualizar como o Scrum funciona no desenvolvimento de um software, é hora de entender melhor onde o Scrum Master atua nesse processo. Afinal de contas, o que faz esse especialista e o que ele tem de especial?
O papel de um Scrum Master
Se por um lado, o Product Owner faz uma ponte entre o cliente e o time de desenvolvimento, o Scrum Master, ou o “Mestre do Scrum” garante que os Devs não tenham obstáculos e possam ser produtivos. Esse especialista é responsável pela comunicação interna do squad e assegura que todas as etapas sejam seguidas.
Também podemos definir o Scrum Master em projetos de software como um facilitador. Ele precisa conhecer todas as etapas do Scrum, facilitar e potencializar as habilidades de todos os integrantes da equipe envolvida no projeto.
Esse especialista trabalha para que o PO e o time de desenvolvimento consigam se comunicar sem ruídos. Com isso, ele alcança um dos principais objetivos da metodologia ágil que é a manutenção de times auto-organizados.
Para que fique mais claro, o Scrum Master apenas facilita para que tudo ocorra dentro do planejado. O ideal é que ele participe apenas de forma indireta, afinal, ele se faz necessário quando existe alguma dificuldade para realizar a Sprint ou quando o PO se distancia da meta a ser alcançada. Sendo assim, as ações mais diretas acontecem como forma de solucionar algum problema.
Listamos algumas responsabilidades do Scrum Master, como facilitador:
Facilitar as Sprints: transferir conhecimento para o time, disponibilizar recursos necessários e dar a liberdade necessária para que as equipes se auto-organizem.
Eliminar obstáculos: como falamos anteriormente, o Scrum Master precisa estar sempre a disposição do time e do PO para resolver empecilhos que dificultam os projetos. Além disso, é importante prevenir esses obstáculos.
Criar conexões: na função de um facilitador, o Scrum Master deve fomentar a criação de conexões não só entre integrantes do Scrum, mas também com contatos externos que também carregam informações valiosas sobre o projeto e que podem ajudar na solução de desafios.
Facilitar eventos: o Scrum Master também deve ajudar e orientar o time para que todos consigam cumprir com os eventos Scrum de forma contínua, como a Daily Scrum, por exemplo.
Enfim, podemos concluir que o Scrum Master é a peça que conecta o Product Owner e os desenvolvedores envolvidos no projeto, facilitando o contato entre eles e buscando formas de potencializar a capacidade da equipe frente aos requisitos solicitados pelo cliente.
Quem escolhe a iZap como fornecedor tecnológico para construção de softwares não se arrepende. Temos um time de especialistas que vive a metodologia Scrum todos os dias. Isso nos ajuda a entregar soluções eficientes de forma customizada e flexível.
Caso a sua organização tenha maturidade tecnológica e precise apenas de braço de desenvolvimento, a alocação de squads também é uma ótima solução.
Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.
