Conteúdos

18 maio 2022  |  Por Victor Barboza

Saiba do que se trata a arquitetura de software e qual a sua importância dentro do desenvolvimento de sistemas.

Seja em tarefas pessoais ou empresariais, a utilização de softwares facilita muito a nossa rotina, contribuindo para alcançarmos melhores performances e resultados. Nesse sentido, caso você queira iniciar a transformação digital do seu negócio, certamente você precisará de uma boa arquitetura de software para criar sistemas customizados e eficazes.

O desenvolvimento de softwares normalmente envolve diversas etapas, tecnologias, metodologias, ferramentas e profissionais. Um dos especialistas mais fundamentais para este processo é o Arquiteto de Software. Mas, você já sabe do que se trata a arquitetura de software e quais possibilidades ela proporciona?

Se este assunto é novo para você, não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para introduzir esse conhecimento que faz toda a diferença na construção de um projeto de software. Vamos lá?

O que é arquitetura de software?

Esse conjunto de palavras acaba sendo bastante intuitivo, entretanto, é preciso tomar cuidado para não se confundir. Se você fizer uma breve pesquisa sobre o significado da palavra “arquitetura”, irá obter o seguinte resultado:

“Arquitetura é a arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também a determinada intenção plástica”.

Agora, pensando no desenvolvimento de softwares, podemos definir a arquitetura de software como o responsável por definir a forma como os espaços e toda a estrutura é organizada.

Além disso, podemos dizer que a arquitetura de softwares define a maneira como um software opera, organizando o sistema e questões como o comportamento da estrutura, quais componentes serão responsáveis por executar um conjunto específico de funções e como suas partes serão distribuídas.

A arquitetura de software envolve:

  • escolha dos algoritmos e estruturas de dados;
  • decisões em relação às estruturas que irão compor o sistema;
  • controle;
  • protocolos de comunicação;
  • sincronização de acesso a dados;
  • atribuição de funcionalidade a elementos do sistema; entre outros.

Comparando novamente com a arquitetura tradicional, se você olhar para a planta de um restaurante, é provável que você consiga identificar o tipo de edifício que está sendo construído por conta de suas peculiaridades.

Da mesma forma, quando olhamos para a arquitetura de um aplicativo, por exemplo, precisamos conseguir saber que tipo de app será desenvolvido. Afinal, cada tipo de segmento, empresa ou modelo de negócio, pede por determinados tipos de recursos e funcionalidades.

De onde surgiu a arquitetura de software?

Em 1960, alguns cientistas já discutiam sobre o conceito de arquitetura de software na intenção de dar ênfase à importância de estruturar um sistema antes de desenvolvê-lo. Entretanto, foi somente em 1990 que os estudos da área evoluíram de forma mais densa. Foi nessa mesma época que o livro “Software Architecture: Perspectives on an Emerging Discipline” surgiu, com a perspectiva dos padrões, modelos e estilos de arquitetura como essência para o desenvolvimento de softwares.

Depois disso, a área evoluiu bastante, já com novas ideias, conhecimentos, tecnologias e soluções. A evolução mais radical ocorreu depois da primeira norma padrão, conhecida como ISO/IEEE 1471-2000, que significa uma arquitetura de organização fundamental de um sistema.

Por que a arquitetura de softwares se tornou tão importante?

No decorrer do desenvolvimento de um software, tanto o seu tamanho quanto sua complexidade aumentam, excedendo, por exemplo, as estruturas de dados e algoritmos. Por isso, se tornou necessário que os arquitetos de software projetem uma arquitetura que descomplique a compreensão desses componentes.

Esse processo envolve uma série de práticas e protocolos que visam facilitar a organização dos componentes e otimizar a flexibilidade e portabilidade do sistema, aumentando também a facilidade de manutenção.

Vantagens de um software com boa arquitetura

Veja, por exemplo, os benefícios de um software arquitetado de forma eficiente:

Escalabilidade

Se a sua empresa está abraçando a transformação digital, certamente está pensando no crescimento do negócio. Nesse sentido, a escalabilidade se torna algo imprescindível. Porém, contar com um software mal-arquitetado pode significar grandes problemas. Dessa forma, a arquitetura de software deve ser pensada para que o sistema seja escalado de forma fácil e rápida, evitando atrasos em cronogramas e bugs.

Performance

Quando um sistema é mal-estruturado ele também tende a gerar problemas de desempenho. Uma arquitetura bem definida e intuitiva permite uma manutenção menos trabalhosa, eliminando atrasos em processos da empresa. Além disso, contribui para que as demandas sejam executadas de forma prática e ágil, com capacidade de expandir e lidar de forma eficiente com um maior volume de dados.

Flexibilidade

Outro grande impacto da arquitetura de software é a flexibilidade que ela entrega ao sistema. Esse aspecto é crucial, já que as empresas possuem suas peculiaridades e necessitam de recursos específicos para atenderem seus determinados públicos. Nesse sentido, através da arquitetura, o software pode se adaptar a essas necessidades.

Garantindo uma boa arquitetura para o seu software

Enfim, um arquiteto de software possui papel fundamental não só no desenvolvimento de um software mas no sucesso do mesmo. Esse especialista precisa constantemente tomar uma série de decisões sobre quais modelos, metodologias e conceitos usar. Além disso, o seu trabalho impacta diretamente na satisfação do usuário, que é quem valida o software.  

Por esses e outros motivos não discorridos neste conteúdo, contar com um especialista com expertise e eficiência fará toda a diferença no seu projeto.

Aqui na iZap, contamos com um time altamente qualificado para desenvolver o seu projeto. Antes mesmo de desenvolver o seu software, temos profissionais completamente aptos e preparados tanto para entregar a melhor arquitetura de sistema quanto para validar a sua solução diante do usuário final.

Quer conversar sobre o seu projeto e tirar dúvidas? Clique aqui e aproveite a oportunidade para falar com um especialista agora mesmo.

Postagens
Relacionadas