Conteúdos
11 março 2021 | Por Victor Barboza
O que é e-learning e quais são seus benefícios?
Conheça as vantagens do modelo de ensino e-learning e como ele pode ser implementado nas empresas.

Os avanços tecnológicos impactaram profundamente na forma como realizamos diversas tarefas. A também chamada “transformação digital” modificou inclusive a maneira como trocamos informações e aprendemos. Através disso, quando o assunto é aprendizagem, o modelo de ensino e-learning pode proporcionar uma série de recursos e possibilidades capazes de otimizar toda a estrutura de um curso ou treinamento corporativo.
Esta modalidade de ensino pode potencializar consideravelmente o desenvolvimento profissional de equipes de trabalho, quando aplicada em empresas, ou otimizar de forma inovadora processos de aprendizagem em instituições de ensino. Em outras palavras, o e-learning pode trazer uma nova perspectiva para qualquer estratégia de ensino.
Já sabe quais são os benefícios do e-learning e como este modelo funciona dentro das empresas? Leia nosso conteúdo e saiba mais sobre essa tendência que promete impactar muitas estratégias.

O que é e-learning?
E-learning, ou Eletronic learning (Aprendizagem eletrônica), é uma modalidade de ensino a distância intermediada pela tecnologia. Ou seja, consiste no uso da internet e de soluções digitais para a disponibilização de conteúdos de forma dinâmica e interativa.
De forma objetiva, podemos entender o e-learning como uma estrutura de educação gerenciada e executada sob um ambiente virtual de aprendizagem, seja em uma plataforma ou em um aplicativo, por exemplo.
Por isso, esta metodologia envolve muito mais do que apenas o distanciamento entre professores e alunos. O e-learning também representa a automação e a otimização de muitos processos de aprendizagem, facilitando a experiência do usuário com praticidade e flexibilidade.
O e-learning abre algumas possibilidades interessantes, como:
- Flexibilidade na rotina do aluno;
- Facilidade de acesso e gerenciamento;
- Uso de gamificação;
- Trilhas de aprendizagem individualizadas;
- Engajamento dos participantes;
- Interação entre usuários; entre outros.
Somente esta pequena lista já é o suficiente para pensarmos sobre o motivo do e-learning se fortalecer cada vez mais como uma tendência no mercado.
E-Learning corporativo: como funciona?
O e-learning se transformou em uma solução essencial para o desenvolvimento de colaboradores dentro das organizações. Muitas empresas investem nessa iniciativa com o objetivo de superar desafios relacionados à rotina, infraestrutura, distância e etc. Afinal, disponibilizar um treinamento corporativo eficiente e adequado nem sempre é uma tarefa fácil.
Com o e-learning, é possível integrar uma série de recursos e funcionalidades capazes de manter os colaboradores cada vez mais motivados e envolvidos. Isso é fundamental para que todo o processo de aprendizagem seja de fato efetivo e que o profissional consiga atingir os resultados esperados.
Assim, a tecnologia viabiliza a ideia de produzir treinamentos corporativos a distância muito mais efetivos, completos, seguros e flexíveis. Comparado ao modelo tradicional, o e-learning pode ser muito mais ágil e atrativo. Veja os motivos:
Otimização do tempo
Como mencionamos anteriormente, o e-learning é um modelo muito mais flexível do que o profissional, permitindo que o aluno acesse uma diversidade de conteúdos a onde e na hora que quiser. Assim, cada usuário poderá organizar sua própria rotina de estudos de acordo com suas necessidades, o que contribui muito para o nível de satisfação dos participantes em relação ao curso/treinamento.
Redução de custos
A redução de custos é uma das maiores e mais requisitadas vantagens do ensino a distância. Isso acontece devido ao fato do e-learning não exigir despesas com salas de aula, materiais impressos, deslocamento, limpeza, entre uma infinidade de outros gastos que um espaço físico necessita.
Ou seja, diferente do método tradicional, o e-learning permite eliminar todos os custos logísticos e administrativos, principalmente os relacionados a processos burocráticos. Vale lembrar que o aluno, ou colaborador, também acaba sendo beneficiado por essas economias. Enfim, é uma excelente maneira de reduzir custos sem perder a qualidade de ensino.
Diversidade de conteúdos
Como se sabe, em uma metodologia tradicional, o professor se comunica diretamente com o aluno, que assiste a aula com possibilidades de interação limitadas. Isso pode, inclusive, deixar as aulas monótonas e pouco atrativas.
Em uma plataforma de aprendizagem a distância, é possível compartilhar o conteúdo a partir de diferentes tipos e formatos, seja em vídeo, e-book, podcast, imagem, PDF’s, entre outros. Essa diversidade é fundamental para manter o usuário envolvido no curso ou treinamento, além de enriquecer o conteúdo e deixá-lo mais atrativo.
Maior efetividade
Com a implementação de recursos como gamificação, por exemplo, os alunos encontram maior facilidade para assimilar os novos conhecimentos e aplicarem em suas atividades diárias. Isso é fundamental, afinal, seja em um curso institucional ou em um treinamento corporativo, o desenvolvimento do aluno está diretamente ligado aos objetivos da estratégia.
Além disso, por ser um modelo de ensino que usa soluções tecnológicas, o e-learning abre muito espaço para inovações e criatividade. Se aplicado da forma correta, esse ambiente virtual de ensino pode ser extremamente efetivo, aumentando, por exemplo, a concentração, o desenvolvimento cognitivo e o engajamento dos usuários.
Enfim, essa grande diversidade de possibilidades encontradas no e-learning faz dele uma excelente alternativa para trabalhar na satisfação do aluno/colaborador, além de entregar ferramentas capazes de otimizar qualquer processo de desenvolvimento e capacitação de pessoas.
Incrível, não é mesmo? Quer saber como implementar uma plataforma de treinamento a distância em sua empresa? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas.
