Conteúdos

26 outubro 2020  |  Por Victor Barboza

A Gamificação tem sido fundamental para engajar alunos em treinamentos realizados em plataformas digitais. Veja como funciona.

Durante a realização de um treinamento, um dos maiores desafios do responsável é engajar os participantes e fazer com os mesmos se mantenham interessados durante as atividades. Em empresas, por exemplo, fazer com que os colaboradores permaneçam envolvidos em uma dinâmica de capacitação pode ser uma tarefa complicada. Para resolver esse dilema, a tecnologia oferece muitas soluções, entre elas a gamificação.

Antes de qualquer coisa, imagine, por exemplo, que em uma plataforma LMS você tenha recursos de gamificação. À partir disso, com essa metodologia inovadora, você pode despertar um engajamento muito maior dos participantes e facilitar a mensuração dos resultados.

Vantagens como essa fazem com que esse método esteja cada vez mais presente em treinamentos corporativos de diferentes segmentos.

Quer ver como isso funciona na prática? Este artigo pode ser extremamente útil para sua estratégia. Por isso, antes de qualquer coisa, é essencial que você entenda alguns pontos. Continue a leitura e entenda como a gamificação pode ser usada na estratégia do seu negócio.

O que é gamificação?

Indo direto ao ponto, Gamificação vem do inglês gamification, e consiste na utilização de mecânicas e características de jogos para engajar, envolver, motivar comportamentos, além de facilitar e melhorar a experiência de aprendizado das pessoas.

Sim! É exatamente isso que você acabou de ler. Jogos podem ser usados de maneira estratégica que vão além do entretenimento. Na gamificação, utilizamos a lógica e os métodos dos games para transformar treinamentos complexos em conteúdos mais acessíveis, dinâmicos e agradáveis, facilitando todos os processos de aprendizagem. Fantástico, não é mesmo?

Sendo assim, para que você consiga visualizar como isso funcionaria na prática, selecionamos alguns exemplos de como a gamificação pode ser aplicada:

  • um sistema de pontuação e rankings;
  • metas e objetivos alcançados para liberação de um novo desafio;
  • recompensas por completar missões (tarefas, por exemplo);
  • jogos de conhecimento; 
  • exposição dos bons resultados e seus respectivos responsáveis; entre outros.

Enfim, a gamificação pode ser implementada nos mais diferentes segmentos, seja na indústria, na área de TI ou no comércio. Basta garantir que o método esteja alinhado à sua estratégia. Além disso, é importante deixar claro que usar a gamificação não significa ignorar todos os outros métodos, mas sim incorporar essa técnica para melhorar todos os processos de aprendizagem, no geral.

Vale mesmo a pena usar a gamificação?

Os games facilitam o compreendimento do usuário em relação a muitas coisas. Inclusive, ajudam na fixação do conteúdo explorado. Pois, muitas pessoas ao redor do mundo já se acostumaram com os estímulos dos jogos.

Para você ter ideia, segundo a empresa de pesquisa Newzoo, o mundo possui cerca de 2,5 bilhões de pessoas que jogam. Já a Pesquisa Games Brasil, afirmou que, somente no Brasil, estima-se que 66,3% das pessoas jogam, independentemente do dispositivo. Além disso, outras análises indicam que colaboradores se sentem mais motivados quando há elementos de games em processos de aprendizagem.

Esses dados mostram que jogos dificilmente serão novidade para alguém. Independemente disso, a verdade é que aplicar elementos de games em processos de aprendizagem, além de melhorar o engajamento, pode ser extremamente eficiente nos resultados do treinamento, deixando a absorção do conteúdo mais prazerosa.

Veja alguns dos principais benefícios da gamificação, além do aumento de engajamento:

Produtividade em treinamentos

A partir de um game personalizado, é possível capacitar colaboradores em diversos momentos e aproveitar as oportunidades para preparar equipes e estimular o crescimento do profissional e da empresa. 

Sendo assim, em uma solução digital, além do responsável poder monitorar resultados com maior facilidade, os participantes poderão ver resultados de suas participações de maneira imediata. Além de se manter envolvido no treinamento, o aluno poderá ainda receber feedbacks mais precisos e rápidos sobre sua performance.

Ou seja, ao usar games em sua estratégia de ensino, a assimilação do conteúdo por parte dos colaboradores será mais prática e empolgante. Dessa forma, o profissional será constantemente encorajado a manter os estudos em dia e, consequentemente, ser produtivo em sua aprendizagem.

Sentimento de conquista

Quando falamos que a gamificação aumenta o nível de interesse e envolvimento pelo treinamento, significa que é possível até mexer com o sentimento do participante. Através de uma competição saudável proporcionada pelo game, os colaboradores despertam um sentimento de conquista e de satisfação a cada jogo vencido.

Por que isso é uma vantagem? Um time com maior entusiasmo provavelmente terá mais disposição para ir atrás de objetivos comuns. Isso é essencial para proporcionar crescimento e consolidação para uma empresa. Esses profissionais estarão mais inclinados a vestir a camisa da organização e se dedicarem pela mesma causa.

Dados relevantes sobre a equipe

Por acontecer dentro de uma plataforma digital, como um LMS, por exemplo, é uma maneira mais simples de monitorar em tempo real o desempenho dos participantes. É possível identificar informações importantes à partir da gamificação: os colaboradores estão com maior dificuldade em qual tema ao longo do game? Estão realmente engajados com os assuntos propostos? Como a equipe está progredindo? Essas são perguntas que podem ser facilmente respondidas quando o método de gamificação é usado dentro de uma solução que entrega dados e informações precisas.

Por isso, esse monitoramento será importante para o responsável pelo gerenciamento identificar possíveis falhas nos processos de aprendizagem do treinamento. Isso será fundamental para garantir que o curso ou a dinâmica de capacitação seja de fato eficaz e produtiva, gerando resultados significativos tanto para o profissional quanto para a empresa.

O que fazer para implementar a gamificação?

Aplicar a lógica e elementos dos games para os processos de uma empresa não é uma tendência restrita às grandes organizações. Essa metodologia pode ser explorada em diferentes casos. Basta realizar um bom planejamento e contar com ferramentas eficientes para colocar em prática.

Os principais passos para aplicação desse método em uma organização são:

  • Realizar um diagnóstico do público interno;
  • Definir o objetivo do game;
  • Estabelecer as metas para a gamificação;
  • Explorar outras ideias que forem aparecendo;
  • Buscar uma plataforma eficiente;
  • Mensurar os resultados.

Conclusão

Colocar a gamificação em prática dentro das empresas se transformou em uma excelente forma de aprimorar processos de aprendizagem dos colaboradores, além de mantê-los engajados e produtivos dentro da organização. Pode ser usado pelo RH para analisar algum tipo de evolução ou conscientizar o time sobre algum assunto. Pode ser utilizado pelos líderes de equipes para compartilharem conhecimento de maneira mais dinâmica e agradável, entre outras aplicações.

Além disso, com ela e possível engajar clientes em um nível mais profundo de relacionamento, ajudando na fidelização, por exemplo. É uma boa oportunidade para proporcionar experiências marcantes para o consumidor.

Do mesmo modo, a adoção de plataformas digitais para implementação da gamificação traz ainda uma grande gama de vantagens competitivas, além de abrir diversas possibilidades de otimizar o seu negócio.

Quer saber sobre como isso pode ser implementado no seu negócio? Converse agora mesmo com um especialista e tire todas as suas dúvidas. Clique aqui.

Postagens
Relacionadas

Política de Cookies

O que é um cookie?

Um cookie é um pequeno ficheiro de texto que um site coloca no seu computador, telefone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet, contendo informação sobre a sua navegação nesse site.

Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências.

Para que servem os ficheiros de cookies?

Os cookies são utilizados para facilitar a navegação e torná-la mais simples e não danificam o seu dispositivo. Permitem uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

É possível desativar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu navegador. Note-se, no entanto, que, ao desactivar os cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem correctamente, afectando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

Se pretende bloquear ou apagar os cookies deste site, pode fazê-lo modificando a configuração do seu navegador. Embora a parametrização de cada um seja diferente, é comum que se configure no menu de "Preferências" ou "Ferramentas". Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu "Ajuda" do seu navegador.?