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17 julho 2020 | Por Victor Barboza
O que é o Customer Success e como ele pode ajudar seu negócio?
Com os consumidores mais exigentes, o Customer Success ou Sucesso do cliente vem se tornando cada vez mais comum nas estratégia das empresas.

É objetivo de toda empresa fazer com que seu cliente esteja satisfeito, seja com seu produto ou com sua prestação de serviço. O Customer Success é uma metodologia usada exatamente para ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos.
A princípio, este método ou cultura ganhou tanto destaque e importância no meio empresarial, que muitas organizações reestruturaram suas equipes de trabalho para disponibilizar uma área voltada exclusivamente para pensar, planejar e colocar o Customer Success em prática.
Neste conteúdo, você irá ver mais sobre o conceito e a aplicação do Customer Success e entender como este método pode ser essencial para alavancar seu negócio.
O que é Customer Success?
Antes de tudo, o Customer success ou sucesso do cliente é uma estratégia voltada para otimização de todo o processo de entrega de valor aos clientes. Criado por empresas de SaaS (Software as a service), o Sucesso do cliente é uma evolução do pós-venda tradicional, com o intuito de trazer plena satisfação ao cliente em relação ao produto ou serviço adquirido. Quando esta metodologia é aplicada com eficiência, este cliente pode se tornar um defensor da marca ou empresa.
Ou seja, o Customer Success vai além de simplesmente tirar dúvidas dos clientes, e entrega materiais e orientações sobre as melhores maneiras de usufruir dos produtos e serviços adquiridos.
Em outras palavras, o Customer Success pode ser definido como um profissional ou setor empenhado, de maneira ativa, em pensar soluções que melhorem a experiência e os resultados do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa.
Qual é a diferença entre Sucesso do Cliente e SAC?
Muitos gestores acreditam que o Customer Success e o SAC tradicional são iguais e que não existem diferenças. Na prática, sabemos que a história é outra. Por exemplo, se você adquire um serviço de banda larga para sua empresa, você entra em contato com o time comercial, seja através do telefone ou site, e escolhe um plano.
Nesse contexto, se por acaso ocorrer algum problema com a sua conexão, é comum que você entre em contato com o SAC para tentar resolver. Agora, se você investe em um software sob demanda, por exemplo, ao entrar em contato com a empresa desenvolvedora você receberá um atendimento muito mais personalizado, desde a conversa com o vendedor.
Como explicamos anteriormente, em empresas SaaS, por exemplo, é comum que isso aconteça, justamente por contarem com uma metodologia Customer Success. Uma equipe ou profissional com foco em Sucesso do cliente pretende:
- Realizar o onboarding e ativar a solução para o cliente;
- Treinar o cliente para utilizar a ferramenta ou se beneficiar com o serviço da melhor forma possível;
- Viabilizar que o cliente use o produto/serviço de maneira estratégica;
- Fazer follow ups frequentes garantindo o uso correto da solução;
- Analisar indicadores e resultados periodicamente;
- Propor mudanças e melhorias no processo ou no uso da ferramenta;
- Colher feedbacks sobre o produto/serviço e sobre a empresa;
- Fazer a ponte entre os feedbacks e o restante da empresa, como a equipe de vendas, desenvolvimento, operação ou projetos;
- Incentivar o upsell e o cross sell, quando for viável para o cliente.
Entendo como esse processo funciona na prática fica ainda mais fácil entender como os serviços de sucesso do cliente são mais complexos e personalizados do que serviços tradicionais de SAC ou suporte técnico.
Vantagens e benefícios do Sucesso do Cliente
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é e como funciona o sucesso do cliente, separamos para você umas lista de vantagens e benefícios que essa metodologia pode trazer para sua empresa e para seus clientes. Veja:
- Redução de Churn (taxa de cancelamento);
- Possibilita mais vendas para a base da empresa;
- Aumento do número de novos clientes vindos por indicação;
- Redução dos clientes insatisfeitos;
- Retenção de clientes;
- Aumenta o engajamento do cliente em relação a empresa;
- Otimiza o suporte;
- Feedbacks constantes, entre outros.
Além disso, viabiliza mensurar o nível de satisfação dos clientes em dividi-los em três níveis:
Promotores: os clientes fiéis, que vestem a camisa da marca e fazem questão de indicá-la para outros consumidores.
Detratores: clientes que estão insatisfeitos por algum motivo. Esses clientes são os que mais ensinam, pois, ao se colocar no lugar deles e tentar entender o motivo que o levou a insatisfação, você certamente irá descobrir pontos que precisam ser trabalhados internamente na empresa para que minimize ao máximo acontecimentos e situações semelhantes.
Neutros: clientes que não estão satisfeitos e também não estão insatisfeitos. Você poderá fazer um trabalho para levá-los ao ponto de serem promotores.
Basicamente, o profissional de sucesso do cliente precisa estar atento ao que o cliente verdadeiramente precisa, garantindo que ele tenha a melhor experiência possível.
Pensando no seu aprendizado, publicamos um podcast para falar exclusivamente desse assunto. Fantástico, não é mesmo? Basta acessar nosso canal Gêniocast para saber mais sobre a aplicação dessa estratégia.