Conteúdos

13 outubro 2020  |  Por Victor Barboza

Com a grande quantidade de vídeos sendo disponibilizados na internet, provavelmente você já se deparou com a sigla OTT, embora muitas pessoas não saibam o que é.

Já buscou uma série para assistir na Netflix? Gosta de ver videoclipes no YouTube? Ou, já alugou algum filme no Google Play Filmes? Se está familiarizado com essas experiências, talvez você saiba mais do que pensa sobre o que é OTT.

Esses serviços que mencionamos acima estão cada vez mais populares, principalmente por nos permitir consumir conteúdos pela internet, sem a necessidade de termos um plano de TV por assinatura, por exemplo. 

Resumidamente, OTT é uma plataforma de transmissão de vídeo. Mas o que isso pode contribuir para o seu negócio? Como esta solução funciona na prática?

Criamos este conteúdo exatamente para responder essas perguntas e te apresentar as vantagens de uma plataforma OTT. Fique por aqui e entenda mais!

O que é um OTT?

De forma bem prática, OTT é uma tecnologia para serviço de transmissão de conteúdos pela internet, ao vivo ou não. Um dos exemplos mais populares é a Netflix, mundialmente conhecida por disponibilizar conteúdos on demand (sob demanda) exclusivamente pela web.

Muitos encaram os serviços de transmissão de áudio e vídeo via internet como uma ameaça a TV aberta, porém, nada mais são do que uma evolução natural dos meios de comunicação.

Esse tipo de plataforma, geralmente é acessada por meio de computadores pessoais, bem como por meio de dispositivos móveis, videogames e smart TVs.

Com os avanços tecnológicos e o aprimoramento do sinal de internet, conseguimos acessar a web de forma tão veloz quanto à TV. As smart TVs, por sua vez, viabilizam o acesso à aplicativos e sites de OTT, ao alcance do controle remoto. Dessa forma, o mais comum é que o consumo de OTT cresça ainda mais, caminhando mais próximo da TV.

Quais recursos um OTT precisa ter para ser eficiente?

Para uma plataforma de transmissão de vídeos OTT ser de fato eficiente, ela precisa ter um ambiente intuitivo e funcionalidades que realmente atendam as necessidades do projeto proposto.

Os sites desenvolvidos para este segmento, precisam permitir que os usuários tenham as melhores experiências possíveis enquanto acessam aos conteúdos, de forma rápida e atrativa. Os distribuidores de conteúdo em vídeo que são referências no mercado, utilizam sites com layout moderno, personalizado, responsivo e fácil de navegar.

Utilizar a plataforma correta é a metade do caminho para obter o sucesso que você deseja com a transmissão de vídeos na internet.

Quais as vantagens de levar um conteúdo para plataforma OTT?

Ter um canal de vídeo para divulgação da sua empresa no mercado pode gerar diferentes possibilidades de lucratividade e fortalecimento da marca. Afinal, o consumo de vídeos na internet já se compara ao da TV. Sendo assim, este tipo de mídia não pode ficar fora da sua estratégia.

Uma plataforma de OTT cumpre a função de realizar a hospedagem e a distribuição dos seus vídeos na web. Queremos apresentar aqui algumas das principais vantagens de optar por uma solução profissional para publicar e gerenciar o conteúdo, ao invés de uma solução gratuita como o YouTube, por exemplo.

1 – Suporte à sua disposição

Em uma plataforma customizada de OTT, a garantia de um suporte humanizado é muito maior. Você pode levar suas dúvidas e fazer esclarecimentos sobre a tecnologia à uma equipe de especialistas sempre que precisar. Essa relação mais próxima com o fornecedor da plataforma será fundamental para você deixar todo o material online sem qualquer erro ou problema. Além do mais, é muito bom se sentir seguro.

2 – Customização

As opções de customização de uma plataforma OTT profissional são bem maiores do que as de plataformas gratuitas. Seu canal de vídeo poderá sair daquele padrão engessado e pouco criativo.

Com mais opções de personalização, seu OTT poderá carregar a identidade visual da sua marca, até estilizando o player que tocará seu vídeo, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil trabalhar o branding da sua empresa e agradar o seu público.

3 – Monitoramento de informações

Em uma plataforma de OTT você consegue monitorar os resultados e ter relatórios completos e atualizados sobre o desempenho do seu canal. Através dessa opção, você consegue conferir diferentes aspectos do engajamento dos espectadores do seu conteúdo. Como por exemplo, verificar detalhes dos perfis dos usuários, vídeos mais acessados, conteúdos com mais interação, e etc. Com esse controle ficará mais fácil definir as estratégias e também novas ideias.

4 – Mais segurança para seus vídeos

Outro benefício de contar com uma plataforma OTT, é que você também garante a segurança do seu conteúdo. Em canais gratuitos, por exemplo, podem ocorrer muitos downloads indevidos, além de alterações e reproduções que podem prejudicar seu canal. Com o seu material armazenado por um provedor, você é beneficiado por diferentes recursos que podem restringir seu conteúdo e evitar muitos problemas.

5 – Tenha um canal lucrativo

Esta oportunidade pode ser incrível para o seu negócio lucrar mais. Se na sua estratégia de divulgação você considerar a monetização, uma plataforma profissional é a melhor opção. Afinal, você vai poder veicular qualquer tipo de publicidade em seus vídeos e ficará livre para negociar o espaço publicitário da maneira que for mais interessante para sua empresa.

Em uma plataforma de OTT desenvolvida especialmente para o seu projeto, sua audiência não será bombardeada por anúncios “obrigatórios” como nas plataformas gratuitas. As publicidades só serão inseridas no seu conteúdo se você permitir que algum anunciante faça. Enfim, você terá mais autonomia para negociar e gerar lucros.

E aí, após conhecer mais sobre as vantagens da plataforma OTT e sobre como explorá-la, já pensou em desenvolver um projeto único para o seu negócio?

Receba uma consultoria gratuita! Aproveite!
Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

Postagens
Relacionadas