Conteúdos

26 agosto 2020  |  Por Victor Barboza

Além de impactar drasticamente na rotina das empresas, a pandemia causada pelo novo coronavírus, COVID-19, influenciou diretamente no nosso dia a dia. Em casa, por conta do isolamento, precisamos lidar com mais uma questão: nossa saúde emocional.

Cuidar da saúde emocional sempre foi de extrema necessidade e importância para o ser humano. Em meio a tantas tarefas e preocupações, a falta de inteligência emocional pode acabar nos deixando sobrecarregados e desenvolvendo até mesmo doenças psicossomáticas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. No total, são 18,6 milhões de indivíduos (cerca de 9,3% da população) que convivem com este transtorno. Além disso, o país também sofre com a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que afeta mais de 33 milhões de brasileiros.

Com o isolamento social, adotado como método de segurança contra a proliferação do coronavírus, podemos nos sentir ainda mais vulneráveis aos problemas. Por isso, criamos este artigo para te deixar bem informado sobre esse assunto tão importante. Vamos lá.

Saúde Emocional nas empresas

Nesse período complicado, as empresas possuem um papel importante na manutenção do bem-estar de seus colaboradores. É preciso ter bastante atenção, visto que, além do expediente de trabalho ocupar a maior parte do dia dos funcionários, muitas questões que podem gerar ansiedade e medo durante a pandemia estão relacionadas ao trabalho.

Há ainda aqueles que lutam contra o receio de serem demitidos, sofrerem corte nos benefícios, redução da jornada, salário, ou algo do tipo. Isso, sem contar a sensação de instabilidade que o próprio risco de contágio pela COVID-19 já trouxe.

Relação entre saúde emocional e produtividade

Grande parte das empresas já se atentaram para a importância desse cuidado e se surpreenderam com a relação de impacto que a saúde emocional tem sobre a produtividade de um profissional. 

Graças aos estudos de relações humanas e a evolução de setores como o departamento pessoal, as organizações não são mais escravas da ideia de que os funcionários que possuem as mesmas ferramentas e condições de trabalho sempre irão entregar os mesmos resultados. Dessa forma, o mercado de trabalho passou a não mais enxergar seus profissionais como “máquinas” mas sim como verdadeiros ”colaboradores”.

Com o passar dos anos, foi entendido que fatores psicológicos, como a manutenção de relacionamentos no ambiente de trabalho, o clima organizacional, a comunicação transparente e a forma como os colaboradores estão se sentindo fora da empresa interferem na produtividade.

Diante dessa realidade, o que pode ser feito nas empresas para o melhor apoio a saúde emocional das pessoas? Isso é o que vamos buscar compreender agora. Continue a leitura.

Estabeleça uma comunicação transparente

Especialistas garantem que estabelecer uma comunicação clara e transparente com os colaboradores é um dos segredos para amenizar a insegurança e o medo que envolvem uma crise. Sabemos que isso também interfere positivamente em muitos outros fatores que sustentam uma cultura organizacional. Por isso, é importante colocar a comunicação em prática.

As providências tomadas pela empresa precisam ficar claras, principalmente em momentos de crise como o que estamos vivenciando. O profissional que está vinculado a uma organização, assim como outras pessoas, não sabem muito sobre o dia de amanhã, o que traz aflição e prejudica a saúde. Sendo assim, informações claras serão de extrema importância.

Além disso, também podemos dizer que a comunicação transparente evita mal-entendidos. Na hora de comunicar ajustes ou mudanças mais drásticas, o recomendado é que quanto menos intermediários houver, melhor. É muito importante a conscientização de que as medidas adotadas são necessárias para a manutenção e até mesmo a sobrevivência da empresa.

Nesse momento, ouvir também será fundamental. O espaço para ideias, dúvidas e sugestões é uma boa maneira de trazer inclusão ao ambiente. É importante lembrar que, nem sempre um posicionamento satisfatório das empresas irá resolver o problema do colaborador. É preciso ter ainda outros cuidados.

Humanização da rotina de trabalho

Já falamos aqui no blog sobre a importância de manter uma rotina de trabalho humanizada e de como implementar essa cultura. O relacionamento diário entre colegas de trabalho é fundamental para não se sentirem sozinhos durante o período de isolamento.

Por parte de líderes, compartilhar atualizações, instruções claras sobre o trabalho e, quando for interessante, conversar sobre como suas equipes estão se adaptando às novidades e desafios. Assim, será possível perceber que não estão sozinhos e que podem contar com o apoio da organização.

Muitas empresas, durante a pandemia, precisaram flexibilizar a rotina de trabalho, adotando o home office como alternativa. Caso sua equipe esteja trabalhando remotamente, a humanização também será um fator fundamental, tanto para garantir bons resultados para a empresa quanto para a saúde emocional do time de trabalho.

Por parte dos integrantes da equipe, tentar manter o dia a dia mais próximo do que estava habituado a fazer, é uma boa recomendação. Se alimentar bem ao acordar, colocar uma roupa adequada ao home office, preparar um bom ambiente, organizar as tarefas a serem realizadas, tudo isso trará foco e fará com que se sintam completamente conectados com os objetivos da organização.

As empresas que contam com soluções e ferramentas que humanizam a comunicação durante o home office conseguem desenvolver isso de uma maneira mais assertiva do que outras. Mesmo que a distância, através da tecnologia, é fundamental oferecer aos colaboradores o máximo de oportunidades para se comunicarem, se orientarem e se aproximarem, tanto dos líderes quanto de outros colegas.

Sensibilidade e empatia

Para manter a saúde emocional em dia, seja em casa ou em uma organização, é importante que os profissionais sejam sinceros com suas lideranças e digam quando estão se sentindo sobrecarregados. Para quem se sente mais confortável, é interessante expor as dificuldades enfrentadas para que os gestores conheçam as limitações e consigam pensar em alternativas e soluções de apoio, com sensibilidade e empatia.

Atualmente, o departamento de RH de muitas empresas, já contam com profissionais especializados em psicologia e que podem ajudar nessas situações. É importante enfatizar que, nenhuma dessas dicas ou recomendações substitui o apoio médico de um especialista. É importante lembrar que, como qualquer outro problema de saúde, a medicina estará pronta para ajudar.

Recentemente, em nosso canal Gêniocast, produzimos um podcast falando sobre Inteligência Emocional em tempos de pandemia. Nesse episódio, a Psicóloga Verônica Carvalho e a Enfermeira Cristiane Botelho falaram sobre as principais soluções para essa crise.

Ouça agora mesmo em nosso canal. É uma excelente oportunidade para se preparar mais em relação a sua saúde emocional e também do seu time.
Quer receber mais conteúdos como este? Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter.

Postagens
Relacionadas