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27 maio 2020 | Por Victor Barboza
O que será do trabalho remoto após o COVID-19?
Por causa do isolamento social, estratégia adotada para combater o novo coronavírus COVID-19, as empresas precisaram se adaptar. Se tornou essencial buscar alternativas de trabalho mais flexíveis, como o trabalho remoto.

A princípio, com o trabalho remoto ganhando cada vez mais adeptos durante a crise, a pergunta que fica na cabeça de muitos gestores é: o que será desse regime de trabalho depois que a pandemia passar?
O trabalho remoto, ou home office, que traduzido do inglês significa “escritório em casa”, já estava em um constante crescimento no Brasil e no mundo. Isso, mesmo antes do isolamento social, também por conta de suas vantagens e benefícios.
Dessa forma, neste modo de trabalho, o colaborador executa toda a sua rotina de trabalho em casa, sem a necessidade de se deslocar até um local físico da empresa.
Antes de mais nada, esta metodologia era normalmente adotada por trabalhadores independentes, freelancers, e empresas que encontravam no trabalho remoto uma alternativa para continuarem crescendo.
Uma pesquisa do instituto Big Data, realizada por telefone com 1581 pessoas, entre os dias 31 de março e 1 de abril, aponta que cerca de 59% dos brasileiros acreditam que a adesão ao home office continuará aumentando após a pandemia.
E você? Acredita que a popularidade do home office é mais do que um cenário passageiro e continuará crescendo depois do coronavírus?
Logo, continue a leitura e saiba como preparar a sua empresa para o “futuro de amanhã”.
Empresas que já adotaram o trabalho remoto
À primeira vista, para continuarem funcionando e manterem seus negócios, muitas empresas já adotaram o home office durante o isolamento social. Com isso, algumas decidiram direcionar todos os seus profissionais para trabalharem remotamente.
Por outro lado, alguns negócios implementaram a estratégia de maneira parcial. Nesse sentido, garantindo apenas que seus colaboradores se deslocassem o mínimo possível.
Porém, muitos empreendedores, por terem implementado a cultura home office de maneira emergencial durante uma gestão de crise, acabaram encontrando muitos desafios.
Com problemas na implementação da cultura home office, algumas empresas continuaram tentando fazer o trabalho remoto dar certo colocando em prática outras medidas emergenciais.
Apesar disso, o que não se esperava é que até para improvisar seria necessário contar com soluções facilitadoras. Até porque, gerenciar o trabalho de equipes remotas não é uma tarefa fácil.
De acordo com o CEO da Izap Softworks, Igor Costa, o coronavírus fez o Brasil descobrir o home office, mas a adoção do método aconteceu de forma improvisada. “Nos adaptamos aos softwares que já estavam disponíveis e hoje as empresas enfrentam problemas de integração, de controle e de efetividade de trabalho”, explicou.

Principais desafios encontrados
Colocando em prática estratégias improvisadas para a gestão do trabalho remoto, alguns problemas são e foram inevitáveis para alguns negócios. Entre os mais comuns, estão:
- grande quantidade de ferramentas;
- comunicação descentralizada;
- processos pouco humanizados;
- falta de agilidade, mobilidade e praticidade;
- problemas no fluxo de dados e informações;
- falhas na segurança da informação;
- maior dificuldade para análise de métricas e mensuração de resultados;
- gestão de processos comprometida, entre outros.
Mesmo com tantos desafios na implementação de uma cultura home office eficiente, a tendência é o trabalho remoto continuar crescendo após a crise. Segundo uma pesquisa realizada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli, sobre o trabalho remoto, a modalidade ainda deve crescer 30% após o fim da pandemia.
Agora, imagine quanto impacto isso trará na cultura organizacional das empresas do país. Por isso, muitos negócios já estão se preparando para este próximo período. Afinal, quem sai na frente em organização também ganha em resultados.
O que esperar e o que fazer depois do fim da pandemia?
Com a necessidade de trabalhar em casa e gerenciar equipes e processos, assim como facilitar toda a comunicação feita à distância pela empresa, a solução para o setor corporativo foram as ferramentas tecnológicas e os recursos disponibilizados pela internet.
Durante a crise, a transformação digital avançou e as ferramentas começaram a serem cada vez mais vistas no dia a dia das empresas.
Porém, diferente do que foi feito durante o isolamento social, onde muitas das medidas adotadas foram emergenciais e sem tempo para análises e estratégias mais complexas, depois da pandemia, o mercado exigirá das empresas mais eficiência e resultados no desenvolvimento do trabalho remoto.
Isso significa que para se manter competitivo no mercado, não bastará utilizar ferramentas e softwares limitados, que não entregam as verdadeiras soluções que o negócio precisa. Para conseguir resultados melhores, é preciso ficar atento e adotar os melhores recursos que a tecnologia pode lhe oferecer.
Na opinião do executivo, Igor Costa, esse novo ambiente de trabalho não dará espaço para adaptações ou “quebra-galhos”, como os que foram usados nesse primeiro momento da quarentena. “Quando mais se aprofundarem a cultura e o hábito do home office, mais as empresas investirão em segurança da informação”, diz ele. Que conclui: “Os home offices do futuro exigirão plataformas unificadas, com diversas funcionalidades integradas, coisa que o Remoteworks já oferece hoje.”
O que é o Remoteworks e como ele pode ajudar?
O Remoteworks é um software para trabalho remoto, uma excelente alternativa para a gestão otimizada de todos os processos realizados a distância. É um conjunto de soluções digitais, com ferramentas que facilitam todas as tarefas a distância, sem deixar o valor humano da empresa de lado.
O software possui áreas de trabalho e de socialização, além de soluções de interatividade para garantir o engajamento e estimular a produtividade. Com o Remoteworks, seu time terá tudo em mãos para continuar produzindo com agilidade e qualidade.
Veja algumas das principais vantagens que podem ser exploradas com o Remoteworks:
- Viabiliza sua comunicação com as equipes;
- Traz mais agilidade para o fluxo de informações da empresa;
- Otimiza o controle e armazenamento de dados e informações com maior segurança;
- Possibilita a redução de custos operacionais;
- Permite administrar o tempo de trabalho da sua equipe;
- Ajuda na redução de impasses trabalhistas, entre outros.
O Remoteworks foi pensado do ponto de vista das pessoas e assim oferece um ambiente de trabalho mais amigável e envolvente para os colaboradores, sem deixar de lado as soluções de organização e de segurança para as empresas.
Garanta um trabalho remoto humanizado
Além de agilizar toda a parte burocrática que envolve o acompanhamento das equipes a distância, o Remoteworks possui funcionalidades diretamente voltadas para facilitar a experiência humana de quem acessa o software.
Um exemplo disso é a “Sala de Comunicação”, que reúne as ferramentas de interlocução (chat, videoconferência) e troca de arquivos para o dia a dia de trabalho. Já a “Sala do Conhecimento” inclui ferramentas do tipo LMS, que permitem ações de treinamento e capacitação, via EAD.
O software também conta com o “Hall da Fama, ambiente onde os recursos de gamificação podem ser utilizados para ações de estímulo e de engajamento ao trabalho. Por fim, há o “Cafezinho”, que é uma rede social interna onde os empregados podem socializar e relaxar, ainda que distantes fisicamente.
Em conclusão, a tendência para o pós pandemia é que cada vez mais as empresas necessitem de softwares unificados como o Remoteworks, com diferentes recursos integrados, para continuarem crescendo e se desenvolvendo de maneira eficaz no mercado.
Por fim, depois de todas essas informações, aproveite que chegou até aqui e conheça todas as vantagens e recursos do Remoteworks. O trabalho remoto da sua empresa não será o mesmo com este software completo e humanizado.
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