Conteúdos

22 janeiro 2021  |  Por Parceria Grupo Ideal Trends

A Indústria 5.0 é a nova era da sociedade. Saiba neste post o que é e para que serve a Indústria 5.0.

Você sabe o que é a Indústria 5.0? E que esse novo modelo de sociedade foi desenvolvido com uma proposta do governo japonês? De acordo com informações divulgadas pelo Engine, em 2016 o governo japonês lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia.

Essa proposta está relacionada a inovações e incentivo do uso das tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), e é possível utilizar até mesmo em empresas que fabricam mangueiras de alta pressão .

Isso porque a  nova era da sociedade sucede a outras quatro anteriores, como:

  • A sociedade da caça (1.0);
  • A sociedade da agricultura (2.0);
  • A sociedade industrial (3.0);
  • A sociedade da informação (4.0).

Quer saber  mais sobre a Indústria 5.0? Então, continue neste post e fique por dentro de tudo!

O que é a Indústria 5.0

Essa nova era existente foi possível devido a evolução da Indústria 4.0,  que gerou as tecnologias utilizadas atualmente. Porém, o objetivo da Indústria 5.0 é voltado para executar operações com parceria ao ser humano. Sendo assim, os serviços são elaborados de maneira diferenciada e mais eficiente.

Imagine  uma estação de tratamento de água em operação com as tecnologias aplicadas pela Indústria 5.0, onde o procedimento é de purificar a água captada de alguma fonte, e ainda torná-la própria para o consumo. 

Com isso, a água pode chegar até a população com a utilização desse novo modelo de indústria, ficando cada vez mais fácil, não é mesmo?

Para que serve a Indústria 5.0? 

Com o avanço da tecnologia, a Indústria 5.0 tem o propósito de equilibrar o crescimento econômico resolvendo os problemas sociais. 

Além disso, com o foco nas necessidades humanas, como as fisiológicas, sociais e segurança, promove o bem-estar das pessoas por meio dos serviços realizados. Incrível, né?

Uma depiladeira de suínos, por exemplo, pode ser um equipamento aderido ao novo modelo da sociedade 5.0. 

Outro exemplo, é o uso de drones na entrega de mercadorias – inclusive em locais ermos e montanhosos – que melhora a logística, segundo dados oficiais do governo do Japão.

Também é eficiente em telemedicina (permite consultas médicas remotas para pessoas com problemas de mobilidade); robôs para cuidarem de idosos; e ônibus automáticos sendo monitorados por aplicativos no celular.

 A Indústria 5.0 não vai substituir o trabalho humano por robôs

Muito provavelmente você já imaginou que no futuro o trabalho humano seria substituído por robôs, certo?

Mas, a indústria 5.0 vem para facilitar o trabalho humano para gerar mais bem-estar, além de outros benefícios já mencionados ao longo desse conteúdo. 

Então, essa evolução não vai tirar o seu emprego! A utilização de Big Data, robôs, biogenética e outras tecnologias vem para facilitar e contribuir para o seu dia-a-dia. Isto porque o objetivo do projeto é gerar qualidade de vida às pessoas, garantindo mais conforto. 

O que muda é o impacto em frentes onde o trabalho é mais braçal, a automação traz uma série de benefícios na segurança da população e colaboradores.   

Gostou do nosso post sobre a Indústria 5.0? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Postagens
Relacionadas