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2 julho 2020 | Por Victor Barboza
O teletrabalho continuará crescendo após a pandemia? Por quê?
Atualmente, mais de 15 milhões de profissionais brasileiros já adotaram o teletrabalho. Com as adaptações feitas pelas empresas durante a crise causada pelo novo coronavírus, a tendência é que este número cresça cada vez mais.

O teletrabalho ou trabalho remoto não é exatamente uma novidade para todos. O número de empresas e profissionais adeptos deste regime de trabalho já vinha crescendo antes mesmo da pandemia do COVID-19.
Porém, o isolamento social fez com que muitas organizações não encontrassem outra escolha a não ser manter seus colaboradores trabalhando em casa, fazendo com que esse índice aumentasse ainda mais.
Nesta modalidade, o trabalhador realiza suas tarefas a distância, com o apoio de tecnologias de comunicação e informação. A tecnologia é um dos principais fatores que viabilizam este regime, permitindo que líderes, colaboradores e equipes de trabalho alcancem produtividade mesmo atuando em suas residências (home office), ou em outros lugares, como os coworkings.
Sendo assim, continue a leitura e saiba mais sobre como será o teletrabalho após a pandemia.
Porque continuar investindo no teletrabalho?
Antes de mais nada, você pode estar se perguntando: “se as coisas voltarem ao normal, por que continuar investindo no teletrabalho?”. Essa pergunta pode ser respondida facilmente se observarmos as vantagens e benefícios competitivos que o teletrabalho está oferecendo para alguns segmentos durante o isolamento social.
A princípio, especialistas dos principais segmentos, como administração e tecnologia, afirmam que existirá um “novo normal” encontrado depois da pandemia.
Os desafios causados pelo coronavírus impactou não só a rotina pessoal e familiar das pessoas, mas sim toda a estrutura econômica e trabalhista no mundo inteiro. Dessa forma, tanto empresas quanto profissionais estão buscando novas maneiras de garantir a sobrevivência de seus negócios e continuar desenvolvendo seus trabalhos.

As soluções encontradas no teletrabalho, seja na redução de custos operacionais, formalização de processos que anteriormente estavam desorganizados, otimização da comunicação, segurança ou integração de dados e informações, fizeram com que muitos empreendedores tivessem uma excelente perspectiva de seus negócios funcionando nesse modelo, mesmo em um cenário futuro.
Quais as dificuldades do trabalho remoto?
Basicamente, o que nos últimos anos era uma tendência em todo o mundo se tornou comum no dia a dia das empresas. Com a chegada do vírus, muitos empreendedores foram pegos de surpresa e precisaram de se adaptar rapidamente ao teletrabalho.
Se por um lado, a crise contribuiu com a evolução digital e para a presença da tecnologia dentro das empresas, por outro, ela deixou muitas empresas sem tempo para pensar estrategicamente antes de agir.
Nesse contexto, muitos empreendedores não souberam e outros ainda não sabem o que fazer para garantir a eficiência e produtividade no teletrabalho. Listamos alguns dos desafios mais comuns encontrados no trabalho remoto:
- Perda de controle do fluxo de trabalho;
- Distanciamento entre os profissionais;
- Falta de motivação de equipes;
- Descentralização da comunicação;
- Perda de dados e informações;
- Menos recursos para coordenar e supervisionar equipes de trabalho, entre outros.
Não podemos deixar de dizer que a grande maioria de problemas como esses, são causados pela falta de uma tecnologia que seja realmente eficiente para apoiar o teletrabalho e garantir que a qualidade e o desempenho da organização não seja perdida.
O que esperar do trabalho remoto após a pandemia?
Segundo o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, do Coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli, é projetado um aumento de 30% na adoção do teletrabalho após a pandemia, exatamente pelo regime ter se mostrado efetivo, fazendo muitas empresas repensarem seus processos.
Há ainda muitos empreendedores que têm recorrido ao retrabalho como uma política de bem-estar para seus colaboradores e utilizado o apoio de soluções tecnológicas para humanizar as conexões durante o teletrabalho.
Como implementar o teletrabalho de maneira eficiente?
Como mencionamos anteriormente, grande parte das organizações se viram obrigadas a se adaptarem ao teletrabalho em poucas semanas, dias, ou até horas. Imagine agora a quantidade de oportunidades que deixaram de ser aproveitadas nesse cenário por conta da falta de uma implementação que seja realmente pensada estrategicamente para ser eficiente
Para alcançar produtividade e eficiência nos processos que são realizados remotamente, é importante garantir que os colaboradores estão sendo bem orientados, com feedbacks claros, constantes. É essencial disponibilizar uma estrutura para as equipes de trabalho se comunicarem entre si, de maneira humanizada e integrada. Ao fazer isso, além de colaborar para uma rotina mais agradável de seus colaboradores, garantirá que o time esteja alinhado e conectado para alcançar os resultados almejados pela empresa.
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