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28 agosto 2020  |  Por Victor Barboza

Neste período difícil, de enfrentamento à pandemia da Covid-19, algumas otimizações são fundamentais para que o seu e-commerce possa vender mais mesmo em meio a crise.

A crise causada pelo novo coronavírus fez com que empreendedores do mundo inteiro fossem surpreendidos por novos desafios e problemas. No e-commerce, não foi diferente! Porém, apesar das dificuldades, as vendas online estão tendo um grande crescimento.

Em meio a uma retração do consumo no mundo todo, é importante entender quais otimizações precisam ser feitas em seu e-commerce para que o seu negócio continue lucrando e crescendo.

Algumas recomendações são essenciais nesse momento. Nesse artigo, separamos ótimas dicas e estratégias que podem ser colocadas em prática para melhorar o seu negócio digital. Continue a leitura e fique por dentro.

E-commerce mais competitivo

Para o consumidor, que precisa evitar sair de casa por conta da prevenção ao contágio do coronavírus, a internet é vista como a melhor saída. Além disso, muitos segmentos, principalmente considerados “não essenciais”, precisaram suspender as vendas presenciais.

Durante a atual pandemia, as empresas se viram com a necessidade de buscarem novas alternativas e soluções. Muitos negócios voltaram seus olhos para o e-commerce. Quem já tinha uma loja virtual, trabalhou na otimização de suas estratégias digitais, e quem não tinha tratou de criar seus canais online para atender o consumidor.

Da mesma maneira, o cliente que já comprava pela internet comprou muito mais, e quem não comprava passou a utilizar essa forma de compra. Não é por acaso que as vendas em e-commerce aumentaram nesse momento, não é mesmo?

Segundo uma pesquisa da ABComm, o e-commerce brasileiro cresceu 47% no número de pedidos em abril de 2020. Além disso, o ticket médio teve um aumento de 18% em relação ao mês anterior. Ainda que o crescimento do e-commerce brasileiro já fosse esperado, a verdade é que este período fortaleceu ainda mais essa nova realidade.

Por isso, listamos algumas otimizações que podem ser feitas em seu e-commerce para aproveitar as melhores oportunidades e aumentar a competitividade do seu negócio.

Garanta um atendimento ágil e eficiente

É importante lembrar que prestar atendimento ao cliente é uma determinação legal instituída pela Lei do E-commerce. Porém, é preciso oferecer o melhor atendimento ao consumidor, não apenas porque está na lei, mas porque precisam ser o foco do seu negócio.

Em momentos de crise, normalmente as pessoas estão mais propícias a estarem ansiosas, inseguras ou até receosas em relação a maneira com que investem o próprio dinheiro. Afinal, ninguém quer cair em um golpe. 

Além disso, como dissemos, muitos clientes estão realizando suas primeiras compras e a experiência de atendimento nesse momento será fundamental para fidelização dos mesmos. Garantir agilidade e assertividade será crucial, ninguém quer ficar esperando ou ter dor de cabeça com uma compra.

Por isso, prepare o seu e-commerce para que você sempre tenha informações claras e completas sobre o seu negócio e sobre seus produtos. É importante estar disponível ou preparar equipes para tirar dúvidas, resolver problemas e também garantir que o relacionamento com o cliente acontecerá de maneira amigável e humana.

Prepare sua vitrine de maneira estratégica

A página inicial da sua loja virtual funciona como uma vitrine. É a oportunidade para apresentar os produtos de destaque e estimular a compra. Já parou para pensar em quais itens do seu e-commerce realmente precisam estar lá? Organizá-la de maneira estratégica com certeza aumentará o poder de venda do seu negócio.

Olhe para o consumidor com empatia e busque entender quais são suas principais necessidades e preocupações nesse momento. Será que são produtos para casa, alimentos, entretenimento, ou itens de cuidado pessoal?  Pesquise as categorias que estão sendo mais utilizadas e organize seu e-commerce de acordo. Além de ser mais atrativo, estará melhorando a experiência do cliente.

Mantenha seus clientes informados sobre suas operações

O olhar humano para as necessidades atuais do mercado é essencial para o sucesso do seu negócio. Não permita que o seu marketing ignore a pandemia. Mantenha seus clientes informados sobre as mudanças e adaptações feitas pela sua empresa durante o isolamento social.

Neste momento, utilize com eficiência seus canais de comunicação para atualizá-los sobre qualquer mudança no horário de atendimento, em prazos de entrega, medidas de prevenção, trabalho social, entre outras ações.

Facilite o preenchimento de formulários

Sabemos que o preenchimento de formulários é uma ação necessária em uma compra online. Porém, quando esses formulários são longos, difíceis de preencher ou possuem instruções confusas, seu negócio pode sofrer com o número de carrinhos abandonados.

Nesse caso, é recomendado facilitar esse processo pensando na melhor experiência do cliente. Podem ser colocadas em prática, dicas como solicitar apenas as informações essenciais, evidenciar os campos obrigatórios, usar preenchimento automático, utilizar imagens ou ícones, disponibilizar opção para o salvamento de dados, entre outras ações.

Mantenha o consumidor no centro das estratégias do e-commerce

O sucesso de um e-commerce vai muito além do que apenas aumentar o número de vendas. Lembre-se que nesse período, muitas pessoas estarão comprando pela primeira vez em uma loja virtual. Por isso, é importante fidelizá-los, garantir que seu negócio realmente irá resolver o problema daquele cliente e entregá-lo uma experiência positiva.

É crucial manter o consumidor no centro das estratégias do e-commerce. Com o foco no cliente, você entenderá com mais clareza sobre o que sua loja realmente precisa fazer para oferecer soluções que de fato sejam eficientes para os consumidores. Assim, todos os processos envolvidos no seu negócio poderão ser otimizados.

Essas otimizações, além de melhorarem os resultados durante a pandemia, podem melhorar muito as perspectivas de sua empresa para o futuro. Com consistência e com o foco no cliente, será mais fácil garantir a manutenção e o desenvolvimento do seu negócio. 

Agora que aprendeu um pouco mais sobre o assunto, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre estratégias e soluções para otimização do seu e-commerce.

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